IA pode ser uma peça-chave no combate à disseminação da Covid-19

Roman Pilipey / EPA

As empresas tecnológicas estão unidas na contenção da Covid-19, mas as gigantes querem também usar a Inteligência Artificial neste combate.

Na semana passada, vários responsáveis da Amazon, Google, Microsoft, Apple, Facebook reuniram-se na Casa Branca, nos Estados Unidos, com o objetivo de adotarem medidas conjuntas para ajudar na contenção da pandemia de Covid-19. As primeiras medidas centraram-se em alterações de postura nas redes sociais, mas as gigantes tecnológicas querem agora ir mais longe e usar a Inteligência Artificial neste processo.

Segundo o CanalTech, o foco reside no levantamento de dados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ferramentas de big data e automação de dados foram cruciais para que a China tentasse controlar a propagação do vírus.

Neste sentido, uma das primeiras medidas divulgadas pelo Facebook foi fornecer a universidades dados para pesquisas sobre o tema.

A empresa está a trabalhar com a School of Public Health, de Harvard, e a National Tsing Hua University, em Taiwan, partilhando com estas instituições dados de mobilidade e mapas de densidade populacional de forma anónima. O objetivo é “ajudar na criação de modelos de previsão para a disseminação do vírus”.

Além disso, as empresas estão também a recorrer à Inteligência Artificial para criar possíveis fármacos, nomeadamente para amenizar os sintomas e, desta forma, diminuir riscos.

A empresa britânica Excienta já criou o primeiro medicamento, que ainda se encontra em fase de testes. O feito foi possível graças ao auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial.  Além de vacinas e antivirais, o sistema pode ser útil na análise de fármacos já existentes, com o objetivo em mente de se chegar a algum tipo de variação que seja eficaz no combate a este vírus.

Por último, a Inteligência Artificial pode também ajudar a manter os ambientes limpos através de robôs para o efeito. Já existem vários aparelhos automatizados para limpeza que podem fazer o serviço de uma forma mais segura, nomeadamente em ambientes hospitalares ou ambientes públicos, sem colocar em risco pessoas para fazer essa tarefa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …