IA pode ser uma peça-chave no combate à disseminação da Covid-19

Roman Pilipey / EPA

As empresas tecnológicas estão unidas na contenção da Covid-19, mas as gigantes querem também usar a Inteligência Artificial neste combate.

Na semana passada, vários responsáveis da Amazon, Google, Microsoft, Apple, Facebook reuniram-se na Casa Branca, nos Estados Unidos, com o objetivo de adotarem medidas conjuntas para ajudar na contenção da pandemia de Covid-19. As primeiras medidas centraram-se em alterações de postura nas redes sociais, mas as gigantes tecnológicas querem agora ir mais longe e usar a Inteligência Artificial neste processo.

Segundo o CanalTech, o foco reside no levantamento de dados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ferramentas de big data e automação de dados foram cruciais para que a China tentasse controlar a propagação do vírus.

Neste sentido, uma das primeiras medidas divulgadas pelo Facebook foi fornecer a universidades dados para pesquisas sobre o tema.

A empresa está a trabalhar com a School of Public Health, de Harvard, e a National Tsing Hua University, em Taiwan, partilhando com estas instituições dados de mobilidade e mapas de densidade populacional de forma anónima. O objetivo é “ajudar na criação de modelos de previsão para a disseminação do vírus”.

Além disso, as empresas estão também a recorrer à Inteligência Artificial para criar possíveis fármacos, nomeadamente para amenizar os sintomas e, desta forma, diminuir riscos.

A empresa britânica Excienta já criou o primeiro medicamento, que ainda se encontra em fase de testes. O feito foi possível graças ao auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial.  Além de vacinas e antivirais, o sistema pode ser útil na análise de fármacos já existentes, com o objetivo em mente de se chegar a algum tipo de variação que seja eficaz no combate a este vírus.

Por último, a Inteligência Artificial pode também ajudar a manter os ambientes limpos através de robôs para o efeito. Já existem vários aparelhos automatizados para limpeza que podem fazer o serviço de uma forma mais segura, nomeadamente em ambientes hospitalares ou ambientes públicos, sem colocar em risco pessoas para fazer essa tarefa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …