IA pode ser uma peça-chave no combate à disseminação da Covid-19

Roman Pilipey / EPA

As empresas tecnológicas estão unidas na contenção da Covid-19, mas as gigantes querem também usar a Inteligência Artificial neste combate.

Na semana passada, vários responsáveis da Amazon, Google, Microsoft, Apple, Facebook reuniram-se na Casa Branca, nos Estados Unidos, com o objetivo de adotarem medidas conjuntas para ajudar na contenção da pandemia de Covid-19. As primeiras medidas centraram-se em alterações de postura nas redes sociais, mas as gigantes tecnológicas querem agora ir mais longe e usar a Inteligência Artificial neste processo.

Segundo o CanalTech, o foco reside no levantamento de dados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ferramentas de big data e automação de dados foram cruciais para que a China tentasse controlar a propagação do vírus.

Neste sentido, uma das primeiras medidas divulgadas pelo Facebook foi fornecer a universidades dados para pesquisas sobre o tema.

A empresa está a trabalhar com a School of Public Health, de Harvard, e a National Tsing Hua University, em Taiwan, partilhando com estas instituições dados de mobilidade e mapas de densidade populacional de forma anónima. O objetivo é “ajudar na criação de modelos de previsão para a disseminação do vírus”.

Além disso, as empresas estão também a recorrer à Inteligência Artificial para criar possíveis fármacos, nomeadamente para amenizar os sintomas e, desta forma, diminuir riscos.

A empresa britânica Excienta já criou o primeiro medicamento, que ainda se encontra em fase de testes. O feito foi possível graças ao auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial.  Além de vacinas e antivirais, o sistema pode ser útil na análise de fármacos já existentes, com o objetivo em mente de se chegar a algum tipo de variação que seja eficaz no combate a este vírus.

Por último, a Inteligência Artificial pode também ajudar a manter os ambientes limpos através de robôs para o efeito. Já existem vários aparelhos automatizados para limpeza que podem fazer o serviço de uma forma mais segura, nomeadamente em ambientes hospitalares ou ambientes públicos, sem colocar em risco pessoas para fazer essa tarefa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …

Ninguém quer o novo aeroporto do Montijo. Medina apela a "avanço" na decisão

Autarcas e ambientalistas foram ouvidos, esta quarta-feira, no Parlamento, onde se discutiu o projeto do novo Aeroporto do Montijo. A posição de ambos parece clara: ninguém quer avançar com a ideia. A construção do aeroporto …

Pandemia acelera nos Estados Unidos. Uso de máscara pode salvar 40 mil vidas

Os Estados Unidos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 70 mil casos de covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para mais de 3,49 milhões o total de contágios no país, indicou a Universidade Johns …

Presidente polaco falou ao telefone com Guterres sobre a comunidade LGBT e a 2.ª Guerra (mas não era Guterres)

O recém-eleito Presidente da Polónia, Andrzej Duda, julgava que estava a conversar por telefone com António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Falou-se da pandemia, da comunidade LGBT e da II Guerra Mundial. Porém, do outro …