Hotéis começam a reabrir entre junho e julho (e com “selo de garantia”)

mgehotels / Facebook

Hotel Porta Nova, Tavira

O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Raul Martins, disse esta terça-feira que a maioria dos hotéis poderá começar a reabrir em julho e que está a ser preparado um selo de garantia para dar confiança aos clientes.

“A hotelaria portuguesa pensa que poderá começar a reabrir em julho, provavelmente alguns hotéis ainda em junho, e naturalmente com todos os cuidados e todas as garantias sanitárias”, afirmou Raul Martins à saída de uma reunião com o primeiro-ministro, António Costa, que recebeu em São Bento, Lisboa, representantes do setor hoteleiro para falar sobre a crise causada pela pandemia covid-19.

Segundo Raul Martins, o setor “está muito dependente da aviação e a aviação está muito condicionada pela segurança sanitária, que só existirá quando houver um medicamento ou uma vacina”, pelo que a abertura dos hotéis não será antes daquelas datas.

O mesmo responsável revelou que a AHP está a trabalhar com o Turismo de Portugal e com a Direção-Geral da Saúde (DGS) para ser criado um “selo de garantia sanitária nos hotéis” para dar confiança aos clientes.

Segundo explicou o mesmo responsável, o objetivo é atribuir o selo aos hotéis que cumpram “um determinado protocolo” que servirá para os turistas se sentirem seguros.

O semanário Expresso detalha que a questão do “selo de garantia”, que pode implicar que os hotéis adotem medidas específicas de desinfeção e de proteção de saúde, foi bem acolhida pelos responsáveis hoteleiros.

O presidente da AHP disse ainda que a reabertura para julho deverá acontecer em relação aos hotéis de férias, ou seja, das zonas balneares, interior do país e ilhas, mas acrescentou que os hotéis de cidade só deverão voltar a operar em setembro. “As ocupações vão ser sempre dependentes daquilo que a aviação conseguir fazer, mas a nossa expectativa é de que vai ser um ano zero, se não for negativo”, considerou Raul Martins.

Na reunião com o primeiro-ministro, além da AHP, estiveram vários representantes de grupos hoteleiros, entre eles, do Pestana, Vila Galé, Porto Bay, Sana e Hoti.

O Expresso dá ainda conta que, apesar de não haver ainda uma data específica para a abertura dos hotéis, António Costa mostrou-se em sintonia com as cadeias hoteleiras no que respeita ao regresso da atividade.

Carlos Silva Neves, administrador do grupo Azinor, proprietário dos hotéis Sana, destacou o “diálogo muito construtivo” e o “sinal de apoio” do Governo após a reunião.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Apple prepara iPhone dobrável com "dobradiça quase invisível"

A gigante norte-americana Apple está a trabalhar em prol de iPhone com ecrã dobrável, avançou fonte próxima do processo à Bloomberg. De acordo com a agência, a tecnológica sediada em Cupertino, no estado norte-americano da Califórnia, …

PSG assume "lugar marcado" para negociar Lionel Messi

O diretor desportivo do Paris Saint-Germain (PSG) não esconde o interesse do clube em Lionel Messi, afirmando mesmo que o emblema francês tem "lugar marcado" para a eventualidade de negociar a contratação do astro argentino. …

Apesar da nova vaga, primeiro-ministro japonês garante realização dos Jogos Olímpicos

O primeiro-ministro japonês garantiu, esta segunda-feira, que o país continua comprometido em realizar os Jogos Olímpicos no verão, apesar do número crescente de casos de covid-19 no mundo. "Vamos preparar os Jogos, como prova de que …

Números vão piorar. Epidemiologista prevê 200 óbitos e 14.000 casos já na próxima semana

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes estima que Portugal pode chegar aos 200 óbitos e 14.000 mil casos diários de covid-19 já na próxima semana. “Estamos com 12.300 contágios por dia”, avançou em entrevista à SIC Notícias, …

Arábia Saudita proibiu execuções de menores. Mas algumas sentenças permanecem

Cinco indivíduos que cometeram crimes na Arábia Saudita enquanto menores de idade ainda não tiveram as suas sentenças de morte revogadas, nove meses após a Comissão de Direitos Humanos (HRC) do reino ter anunciado o …

Jovens dos 18 aos 24 anos são grupo com maior incidência de infeção

Os jovens dos 18 aos 24 anos são o grupo etário com maior incidência de novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo um estudo do matemático Carlos Antunes, que alerta para o agravamento …

Iberdrola continua a angariar novos clientes (sem os clientes saberem)

Novo relato de tentativa de fraude, logo na primeira semana de 2021. Ao longo do ano passado, foram registadas mais de 15 mil reclamações relacionadas com o sector elétrico. Terça-feira, 5 de janeiro de 2021: Filipe …

Vacinação em lares de idosos. Primeira dose será concluída até final da próxima semana

O Governo quer concluir a primeira toma da vacina contra a covid-19 nos lares de idosos até ao final da próxima semana, adiantou o primeiro-ministro. “Face às novas informações disponibilizadas pela Pfizer e também pela Agência …

Islândia sequencia todos os casos de covid-19 desde o início da pandemia

A Islândia sequenciou geneticamente todos os casos positivos de covid-19 no país desde o início da pandemia, uma prática cada vez mais necessária à medida que novas estirpes emergem no Reino Unido e na África …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Sorrisos amarelos

Pódio sem alterações, Braga desliza e castores voltam a surpreender. O recorde de Bruno Fernandes, Messi de cabeça perdida. E o 1º cartão branco no Campeonato de Portugal, visto da Linha de Fundo. Garras em riste FC …