Hospital de S.João vacina mais de 2000 profissionais no próximo domingo. Já prepara terceira vaga

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Hospital de Campanha no São João, Porto

Numa entrevista concedida ao Público, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário São João, Fernando Araújo, revelou que prevê que a vacinação de cerca de dois mil profissionais demore 10 horas e fique concluída logo no domingo.

Fernando Araújo disse na entrevista ao jornal Público que a maior parte dos profissionais de saúde do Hospital de São João, entre 90 a 95%, quer ser vacinado contra a covid-19.

A ânsia pela tão desejada vacina já se faz sentir nos corredores do maior hospital do Porto. No próximo domingo serão já administradas cerca de 2280 vacinas aos profissionais da linha da frente deste hospital.

O responsável pela administração do hospital afirma que a equipa está a “preparar uma operação de elevada complexidade para tentar que no domingo se possa vacinar no mesmo dia cerca de dois mil profissionais. A estrutura está a ser montada. E três semanas depois faremos a segunda toma”, afirma.

As expectativas são altas e espera-se que, se tudo correr bem, o processo de vacinação do próximo domingo, dia 27 de dezembro, ocorra em apenas 10 horas. “Estamos a falar de 20 a 30 postos, vamos transformar todo o sector de consultas externas numa vasta área de vacinação”, revela o médico.

Questionado sobre se as farmácias deviam ser envolvidas neste processo, o presidente da administração do hospital concorda que sim e relembra que “os utentes têm enorme confiança nos farmacêuticos e as farmácias, pois estes têm experiência na administração de vacinas e em colaborar com o Serviço Nacional de Saúde”. Contudo, realça que “nesta primeira fase faz sentido serem os serviços de saúde ocupacional a coordenar todo o processo”.

Na mesma entrevista, Fernando Araújo revela que o Centro Hospitalar e Universitário de São João está a preparar-se para uma eventual terceira vaga da pandemia já em Janeiro.

“É previsível que possa haver uma terceira vaga. Esperemos que não, mas estamos a preparar-nos claramente para uma terceira vaga, já em Janeiro. Temos que nos preparar para os piores cenários. É previsível que aumente a pressão na urgência e no internamento em meados, por isso não desmobilizamos a máquina toda”, explica o ex-secretário de Estado adjunto da Saúde.

O médico discorda também da forma como foram entregues os prémios aos profissionais de saúde e critica o centralismo de Lisboa, referindo-se ao assunto com “alguma desilusão”, sublinhando ainda “que o prémio deveria ser atribuído de uma forma global aos que estiveram a trabalhar”.

Araújo está também “muito preocupado” com os doentes não covid-19 e adianta que as listas de espera no São João diminuíram 50% devido à diminuição da referenciação por parte dos centros de saúde e às faltas dos doentes, que duplicaram durante a pandemia.

“Na cardiologia e na oncologia foram referenciados menos um em cada três doentes em comparação com a média dos últimos anos. Estamos a perder doentes”, lamenta o médico.

Ana Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …