“Saturação total”. Hospitais italianos recebem um novo caso de coronavírus a cada 5 minutos

Andrea Fasani / EPA

Com a maioria dos médicos italianos trabalhar no surto de coronavírus, um dos principais especialistas em doenças infeciosas alertou na quinta-feira que somente daqui a duas semanas o país verá a doença atingir o seu auge.

À ABC News, Massimo Galli, chefe da unidade de doenças infeciosas do Hospital Sacco, em Milão, disse que aquela unidade hospitalar está a receber novos pacientes a cada cinco minutos e que as instalações estão a chegar a um ponto de “saturação total”.

“Acho que os pacientes aumentarão por mais uma ou duas semanas”, indicou, acrescentando que a infeção pode continuar a espalhar-se durante mais quatro semanas.

Enquanto novos pacientes estão a ser internados a cada cinco minutos no Hospital Sacco, um dos maiores centros médicos da Itália, outros livres do vírus estão a receber alta a cada duas ou três horas, referiu o médico.

“Estamos a chegar perto do ponto em que não poderemos aceitar novos pacientes. Há uma completa saturação de camas”, informou Galli, acrescentando que os administradores dos hospitais estão à procura de edifícios alternativos para tratar os pacientes.

Na quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o vírus uma pandemia, com mais de 120 mil pessoas infetadas em todo o mundo.

Fabio Frustaci / EPA

As autoridades italianas avançam que o número de pessoas com casos confirmados de coronavírus é de pelo menos 12.462, com mais de 1.016 mortes. O país é o mais atingido na Europa, perdendo apenas para a China no número de casos.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro italiano Guiseppe Conte instituiu o isolamento de milhões de pessoas, particularmente na região da Lombardia, que inclui Milão. Pediu às pessoas que evitassem as viagens e exigiu o encerramento das escolas e de todas as empresas, com exceção das farmácias e supermercados.

“Em Itália, temos que limitar os contatos sociais”, disse Galli à ABC News. “Dessa forma, estamos confiantes em limitar a disseminação da infeção”. Noutros países, incluindo os Estados Unidos (EUA), devem permanecer “extremamente alertas”, sublinhou.

“Na nossa opinião, a origem [do vírus em Itália] é de um pequeno surto que ocorreu em janeiro, devido ao contacto com mulheres que vieram da China para reuniões em Munique. As nossas sequências [genéticas do vírus] correspondem às encontradas em Munique”, explicou igualmente.

Galli acrescentou que, nos EUA, o vírus pode se espalhar rapidamente, a menos que sejam tomadas medidas importantes para desacelerá-lo. Nos EUA, eventos têm sido cancelados nos últimos dias, incluindo desfiles e encontros desportivos. A National Basketball Association (NBA) anunciou na quarta-feira a suspensão da temporada por tempo indeterminado e a National Hockey League (NHL) seguiu o exemplo na quinta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …