“Saturação total”. Hospitais italianos recebem um novo caso de coronavírus a cada 5 minutos

Andrea Fasani / EPA

Com a maioria dos médicos italianos trabalhar no surto de coronavírus, um dos principais especialistas em doenças infeciosas alertou na quinta-feira que somente daqui a duas semanas o país verá a doença atingir o seu auge.

À ABC News, Massimo Galli, chefe da unidade de doenças infeciosas do Hospital Sacco, em Milão, disse que aquela unidade hospitalar está a receber novos pacientes a cada cinco minutos e que as instalações estão a chegar a um ponto de “saturação total”.

“Acho que os pacientes aumentarão por mais uma ou duas semanas”, indicou, acrescentando que a infeção pode continuar a espalhar-se durante mais quatro semanas.

Enquanto novos pacientes estão a ser internados a cada cinco minutos no Hospital Sacco, um dos maiores centros médicos da Itália, outros livres do vírus estão a receber alta a cada duas ou três horas, referiu o médico.

“Estamos a chegar perto do ponto em que não poderemos aceitar novos pacientes. Há uma completa saturação de camas”, informou Galli, acrescentando que os administradores dos hospitais estão à procura de edifícios alternativos para tratar os pacientes.

Na quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o vírus uma pandemia, com mais de 120 mil pessoas infetadas em todo o mundo.

Fabio Frustaci / EPA

As autoridades italianas avançam que o número de pessoas com casos confirmados de coronavírus é de pelo menos 12.462, com mais de 1.016 mortes. O país é o mais atingido na Europa, perdendo apenas para a China no número de casos.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro italiano Guiseppe Conte instituiu o isolamento de milhões de pessoas, particularmente na região da Lombardia, que inclui Milão. Pediu às pessoas que evitassem as viagens e exigiu o encerramento das escolas e de todas as empresas, com exceção das farmácias e supermercados.

“Em Itália, temos que limitar os contatos sociais”, disse Galli à ABC News. “Dessa forma, estamos confiantes em limitar a disseminação da infeção”. Noutros países, incluindo os Estados Unidos (EUA), devem permanecer “extremamente alertas”, sublinhou.

“Na nossa opinião, a origem [do vírus em Itália] é de um pequeno surto que ocorreu em janeiro, devido ao contacto com mulheres que vieram da China para reuniões em Munique. As nossas sequências [genéticas do vírus] correspondem às encontradas em Munique”, explicou igualmente.

Galli acrescentou que, nos EUA, o vírus pode se espalhar rapidamente, a menos que sejam tomadas medidas importantes para desacelerá-lo. Nos EUA, eventos têm sido cancelados nos últimos dias, incluindo desfiles e encontros desportivos. A National Basketball Association (NBA) anunciou na quarta-feira a suspensão da temporada por tempo indeterminado e a National Hockey League (NHL) seguiu o exemplo na quinta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …

"A sombra de Sarkozy" e a filha de imigrantes cabo-verdianos. Novo Governo de Macron vira à direita

É um "Governo mais à direita do que nunca". O desabafo é do líder dos socialistas franceses, Olivier Faure, numa crítica ao Presidente Emmanuel Macron pelas escolhas que fez para o novo Governo do país. …

Trincão ainda não pôs os pés em Camp Nou e já tem pretendentes

O português Francisco Trincão, contratado em março passado pelo Barcelona ao Sporting de Braga, ainda não colocou os pés em Camp Nou e já tem clubes interessados na sua compra ao clube catalão. O negócio que …

Costa e Conte perfeitamente alinhados. Previsões de Bruxelas exigem um acordo europeu imediato

Os primeiros-ministros de Portugal e de Itália defenderam que o agravamento das previsões negativas da economia da Comissão Europeia impõe um acordo entre os 27 Estados-membros já na próxima reunião do Conselho Europeu. Esta posição comum …

Novo Banco vendeu ativos com 70% de desconto a fundo com ligações ao seu chairman

O chairman do Novo Banco, Byron Haines, liderou um banco detido pelo fundo norte-americano Cerberus. Foi precisamente este fundo a que o Novo Banco vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%. O Novo Banco …