“Saturação total”. Hospitais italianos recebem um novo caso de coronavírus a cada 5 minutos

Andrea Fasani / EPA

Com a maioria dos médicos italianos trabalhar no surto de coronavírus, um dos principais especialistas em doenças infeciosas alertou na quinta-feira que somente daqui a duas semanas o país verá a doença atingir o seu auge.

À ABC News, Massimo Galli, chefe da unidade de doenças infeciosas do Hospital Sacco, em Milão, disse que aquela unidade hospitalar está a receber novos pacientes a cada cinco minutos e que as instalações estão a chegar a um ponto de “saturação total”.

“Acho que os pacientes aumentarão por mais uma ou duas semanas”, indicou, acrescentando que a infeção pode continuar a espalhar-se durante mais quatro semanas.

Enquanto novos pacientes estão a ser internados a cada cinco minutos no Hospital Sacco, um dos maiores centros médicos da Itália, outros livres do vírus estão a receber alta a cada duas ou três horas, referiu o médico.

“Estamos a chegar perto do ponto em que não poderemos aceitar novos pacientes. Há uma completa saturação de camas”, informou Galli, acrescentando que os administradores dos hospitais estão à procura de edifícios alternativos para tratar os pacientes.

Na quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o vírus uma pandemia, com mais de 120 mil pessoas infetadas em todo o mundo.

Fabio Frustaci / EPA

As autoridades italianas avançam que o número de pessoas com casos confirmados de coronavírus é de pelo menos 12.462, com mais de 1.016 mortes. O país é o mais atingido na Europa, perdendo apenas para a China no número de casos.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro italiano Guiseppe Conte instituiu o isolamento de milhões de pessoas, particularmente na região da Lombardia, que inclui Milão. Pediu às pessoas que evitassem as viagens e exigiu o encerramento das escolas e de todas as empresas, com exceção das farmácias e supermercados.

“Em Itália, temos que limitar os contatos sociais”, disse Galli à ABC News. “Dessa forma, estamos confiantes em limitar a disseminação da infeção”. Noutros países, incluindo os Estados Unidos (EUA), devem permanecer “extremamente alertas”, sublinhou.

“Na nossa opinião, a origem [do vírus em Itália] é de um pequeno surto que ocorreu em janeiro, devido ao contacto com mulheres que vieram da China para reuniões em Munique. As nossas sequências [genéticas do vírus] correspondem às encontradas em Munique”, explicou igualmente.

Galli acrescentou que, nos EUA, o vírus pode se espalhar rapidamente, a menos que sejam tomadas medidas importantes para desacelerá-lo. Nos EUA, eventos têm sido cancelados nos últimos dias, incluindo desfiles e encontros desportivos. A National Basketball Association (NBA) anunciou na quarta-feira a suspensão da temporada por tempo indeterminado e a National Hockey League (NHL) seguiu o exemplo na quinta-feira.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …