As autoridades responsáveis pelos transportes de Hong Kong estão a recorrer a robôs para limpar as carruagens do metro, visando assim ajudar a travar a propagação do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com o portal Quartz, a Corporação Ferroviária de Trânsito (MTR) de Hong Kong, uma operadora estatal, acaba de lançar um “robô desinfetante” para estes transportes.
Em comunicado citado pelo portal Futurism, a empresa explica que não pretende com esta iniciativa substituir completamente a equipa de limpeza humana, destinando-se antes estes robôs a ajudá-los, atingido espaços difíceis de alcançar.
Os operadores podem controlar remotamente os novos robôs num raio de 20 metros ou colocá-los no modo automático já configurado. Segundo os números apresentados pela empresa na nota de imprensa, o aparelho demora cerca de quatro horas a limpar uma composição de metro na sua totalidade, que incluiu oito vagões.
“Planeamos implantar um total de 20 robôs VHP para limpeza de carruagens e esperamos que esta iniciativa ajude a garantir o conforto das viagens dos passageiros, oferecendo cada vez mais uma melhor proteção à saúde dos nosso colegas e clientes”, disse o diretor de operações da MTR, Tony Lee.
Aparelhos maiores e igualmente automáticos estão a ser utilizados pelas autoridades da China para desinfetar estradas e ajudar a fornecer medicamentos.
Os esforços de Hong Kong para travar o novo coronavírus, cujo epicentro foi na cidade chinesa de Whuan, parecem estar a surtir efeito: foram identificados pouco mais de 120 casos, 39 dos quais importados do exterior.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe