Homicida de deputada britânica é apoiante de grupo neonazi

Yui Mok / PA / EPA

Jo Cox, deputada trabalhista do Parlamento inglês

Jo Cox, deputada trabalhista do Parlamento inglês

O presumível autor do homicídio da deputada trabalhista britânica Jo Cox é “apoiante devoto” da Aliança Nacional, um grupo neonazi com base nos Estados Unidos.

Segundo o Southern Poverty Law Centre, uma organização não-governamental (ONG) de defesa dos direitos cívicos, o atirador identificado pelos meio de comunicação britânicos como Thomas Mair, tem uma “longa história com o nacionalismo branco“.

“De acordo com os arquivos obtidos pelo Southern Poverty Law Centre, Mair era um adepto devoto da Aliança Nacional, que durante décadas foi a organização neonazi mais importante dos Estados Unidos”, informou a ONG que monitoriza grupos extremistas com o objetivo de combater o ódio.

Segundo o Southern Poverty Law Center, Mair gastou mais de 620 dólares (550 euros) em material de leitura da Aliança Nacional, grupo que apelou à criação de uma nação povoada exclusivamente por brancos e à erradicação do povo judeu.

Jo Cox, de 41 anos, conhecida por fazer campanha pelos direitos dos refugiados e pela permanência da Grã-Bretanha na União Europeia, foi atingida a tiro e apunhalada em plena rua na cidade de Birstall, no norte de Inglaterra, esta quinta-feira.

Pouco tempo depois, a polícia deteve o alegado atirador, um homem de 52 anos, descrito pelos vizinhos como um “solitário” e identificado pela imprensa como Thomas Mair.

Os seus motivos permanecem desconhecidos, mas segundo uma testemunha citada pelos meios de comunicação social, o homem gritou “Britain first” (“Grã-Bretanha primeiro”) durante o ataque.

Segundo o seu irmão, Scott Mair, o homem tinha problemas mentais e estava em tratamento.

“Ainda não consigo acreditar. O meu irmão não é violento e não é de todo politizado”, disse ao jornal Daily Telegraph.

A morte de Cox motivou a suspensão de todos os atos de campanha do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia que estavam previstos para esta sexta-feira.

O primeiro-ministro conservador, David Cameron, anulou a sua participação num comício em Gibraltar para defender a opção da permanência na UE e evitar o designado Brexit.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Por toda a Europa deviam ser proibidos todos os partidos extremistas, tanto de direita como de esquerda. Nenhum extremismo é bom, são todos a mesma cambada e igualmente perigosos.

    • Acho piada, quando há homicídios por pessoas de extrema direita, falam sempre da extrema esquerda como se fosse igual, mas nunca conheci um caso destes, de ataque de ódio a civis por pessoas de extrema esquerda…

RESPONDER

Lei que proíbe eutanásia "comercial" considerada inconstitucional por tribunal alemão

O Tribunal Constitucional da Alemanha considerou esta quarta-feira inconstitucional uma lei de 2015 que proíbe o suicídio assistido "organizado" por médicos ou associações. A lei privou doentes em fase terminal do "direito de escolher [a sua] …

Relatório policial acusa adeptos portistas de racismo contra jogador do Moreirense

O FC Porto está a ser alvo de um processo disciplinar por acusações de racismo contra um jogador guineense do Moreirense, numa partida disputada dia 10 de janeiro. Depois de toda a polémica a envolver Marega, …

Montijo: Lei que permite veto dos municípios ao aeroporto é "desajustada e desproporcional

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje, em Lisboa que a lei que permite aos municípios vetar a construção do aeroporto do Montijo é “desajustada e desproporcional”, pelo que deve ser alterada. “O debate …

Multimilionários chineses são quase 800. Já superaram os norte-americanos

O número de novos multimilionários chineses cresceu a um nível recorde até 31 de janeiro, ultrapassando os Estados Unidos (EUA). Apesar do surto do novo coronavírus, que tem afetado a economia chinesa, há empresas que …

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …

Amazon abre o primeiro supermercado sem caixas registadoras

A Amazon, do empresário Jeff Bezos, abriu 25 supermercados nos Estados Unidos (EUA), cujas instalações não têm caixas registadoras. Segundo avançou o TechCrunch, citado pelo Jornal Económico (JE), para fazerem comprar nestes supermercados, os consumidores têm …