Morreu a deputada britânica atacada na rua

Yui Mok / PA / EPA

Jo Cox, deputada trabalhista do Parlamento inglês

Morreu a deputada trabalhista Jo Cox, que foi atingida a tiro e esfaqueada em Birstall, na província de Yorkshire, no norte do Reino Unido.

A chefe da polícia local, Dee Collins, anunciou numa conferência de imprensa que a deputada foi declarada morta no local pelos paramédicos.

Um homem de 77 anos também ficou ferido.

Dee Collins confirmou que um indivíduo foi detido, mas não deu mais informações sobre os motivos da detenção.

A deputada trabalhista, de 41 anos, foi baleada e esfaqueada esta quinta-feira em Birstall, perto de Leeds. A informações iniciais davam conta que teria sido transportada para o hospital em estado crítico.

Jo Cox era deputada do Partido Trabalhista no Parlamento britânico, onde representava o distrito eleitoral de Batley and Spen, e defendia a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).

Os media britânicos citam testemunhas no local que afirmam que o agressor gritou “Britain First!” (“Grã-Bretanha primeiro!”) durante e depois do ataque.

O ataque aconteceu por volta das 13h perto da Biblioteca de Birstall, na Market Street. Num comunicado emitido ao início da tarde, a polícia de West Yorkshire anunciou que um homem de 52 anos foi detido no local.

Governo português condena “brutal assassinato” da deputada Jo Cox

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, condenou hoje em declarações à Lusa, em nome do Governo, o “brutal assassinato” da deputada britânica Jo Cox, e referiu-se a “um dia muito triste” para Portugal.

“Queria lamentar em nome do Governo e em meu próprio nome o brutal assassinato da deputada inglesa Jo Cox e acrescentar a solidariedade ao parlamento britânico e ao povo britânico e também ao Partido Trabalhista de que era membro”, referiu numa declaração por telefone.

“É um incidente absolutamente lamentável e condenável, visto que o debate político democrático é um debate pacífico por natureza e a senhora deputada estava a cumprir não só o direto como o dever de defender as suas ideais e informar os seus constituintes”, acrescentou.

“É um dia muito triste também para Portugal, que é um país amigo e aliado do Reino Unido há muitos séculos”, frisou ainda o chefe da diplomacia portuguesa.

Eurogrupo faz um minuto de silêncio por deputada britânica assassinada

Os ministros da Economia e Finanças da zona Euro fizeram hoje um minuto de silêncio em memória da deputada trabalhista britânica pró-europeia Jo Cox, falecida horas após ter sido baleada numa ação de campanha no norte de Inglaterra.

“Estou emocionado com a trágica morte da deputada britânica pró-UE Jo Cox. Um minuto de silêncio no Eurogrupo”, disse o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

“Triste e horrorizado com a notícia de que Jo Cox morreu. Simplesmente sinto que é tão injusto e errado… Os meus pensamentos e orações estão com a família”, disse o ministro finlandês com a mesma pasta, Alexander Stubb, também no Twitter.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que se encontra de visita à Rússia, declarou-se hoje comovido após o ataque e expressou o seu apoio à família da vítima.

“Estou profundamente comovido com as notícias do terrível ataque contra a deputada Jo Cox. Os meus pensamentos e orações vão para o seu marido e os seus filhos”, disse Juncker igualmente no Twitter.

Também o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, expressou “profunda tristeza” pelo assassínio de Jo Cox, declarando, no Twitter: “Através dela, o nosso ideal democrático foi atingido”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …