Morreu a deputada britânica atacada na rua

Yui Mok / PA / EPA

Jo Cox, deputada trabalhista do Parlamento inglês

Morreu a deputada trabalhista Jo Cox, que foi atingida a tiro e esfaqueada em Birstall, na província de Yorkshire, no norte do Reino Unido.

A chefe da polícia local, Dee Collins, anunciou numa conferência de imprensa que a deputada foi declarada morta no local pelos paramédicos.

Um homem de 77 anos também ficou ferido.

Dee Collins confirmou que um indivíduo foi detido, mas não deu mais informações sobre os motivos da detenção.

A deputada trabalhista, de 41 anos, foi baleada e esfaqueada esta quinta-feira em Birstall, perto de Leeds. A informações iniciais davam conta que teria sido transportada para o hospital em estado crítico.

Jo Cox era deputada do Partido Trabalhista no Parlamento britânico, onde representava o distrito eleitoral de Batley and Spen, e defendia a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).

Os media britânicos citam testemunhas no local que afirmam que o agressor gritou “Britain First!” (“Grã-Bretanha primeiro!”) durante e depois do ataque.

O ataque aconteceu por volta das 13h perto da Biblioteca de Birstall, na Market Street. Num comunicado emitido ao início da tarde, a polícia de West Yorkshire anunciou que um homem de 52 anos foi detido no local.

Governo português condena “brutal assassinato” da deputada Jo Cox

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, condenou hoje em declarações à Lusa, em nome do Governo, o “brutal assassinato” da deputada britânica Jo Cox, e referiu-se a “um dia muito triste” para Portugal.

“Queria lamentar em nome do Governo e em meu próprio nome o brutal assassinato da deputada inglesa Jo Cox e acrescentar a solidariedade ao parlamento britânico e ao povo britânico e também ao Partido Trabalhista de que era membro”, referiu numa declaração por telefone.

“É um incidente absolutamente lamentável e condenável, visto que o debate político democrático é um debate pacífico por natureza e a senhora deputada estava a cumprir não só o direto como o dever de defender as suas ideais e informar os seus constituintes”, acrescentou.

“É um dia muito triste também para Portugal, que é um país amigo e aliado do Reino Unido há muitos séculos”, frisou ainda o chefe da diplomacia portuguesa.

Eurogrupo faz um minuto de silêncio por deputada britânica assassinada

Os ministros da Economia e Finanças da zona Euro fizeram hoje um minuto de silêncio em memória da deputada trabalhista britânica pró-europeia Jo Cox, falecida horas após ter sido baleada numa ação de campanha no norte de Inglaterra.

“Estou emocionado com a trágica morte da deputada britânica pró-UE Jo Cox. Um minuto de silêncio no Eurogrupo”, disse o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

“Triste e horrorizado com a notícia de que Jo Cox morreu. Simplesmente sinto que é tão injusto e errado… Os meus pensamentos e orações estão com a família”, disse o ministro finlandês com a mesma pasta, Alexander Stubb, também no Twitter.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que se encontra de visita à Rússia, declarou-se hoje comovido após o ataque e expressou o seu apoio à família da vítima.

“Estou profundamente comovido com as notícias do terrível ataque contra a deputada Jo Cox. Os meus pensamentos e orações vão para o seu marido e os seus filhos”, disse Juncker igualmente no Twitter.

Também o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, expressou “profunda tristeza” pelo assassínio de Jo Cox, declarando, no Twitter: “Através dela, o nosso ideal democrático foi atingido”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, alguns pterossauros sabiam andar bem em quatro patas

Pegadas de pterossauros descobertas em Crayssac, no sul de França, mostram que, afinal, estes dinossauros voadores eram bons caminhantes. Embora os primeiros fósseis de pterossauro tenham sido descobertos há mais de dois séculos, os cientistas não …

Primeiro debate quinzenal arranca esta terça-feira com perguntas de Rio a Costa

Esta terça-feira acontece a o primeira discussão parlamentar entre o líder do PSD, Rui Rio, e o primeiro-ministro, António Costa, depois do Orçamento do Estado. O primeiro debate quinzenal do ano arranca esta terça-feira com as …

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …