Morreu a deputada britânica atacada na rua

Yui Mok / PA / EPA

Jo Cox, deputada trabalhista do Parlamento inglês

Morreu a deputada trabalhista Jo Cox, que foi atingida a tiro e esfaqueada em Birstall, na província de Yorkshire, no norte do Reino Unido.

A chefe da polícia local, Dee Collins, anunciou numa conferência de imprensa que a deputada foi declarada morta no local pelos paramédicos.

Um homem de 77 anos também ficou ferido.

Dee Collins confirmou que um indivíduo foi detido, mas não deu mais informações sobre os motivos da detenção.

A deputada trabalhista, de 41 anos, foi baleada e esfaqueada esta quinta-feira em Birstall, perto de Leeds. A informações iniciais davam conta que teria sido transportada para o hospital em estado crítico.

Jo Cox era deputada do Partido Trabalhista no Parlamento britânico, onde representava o distrito eleitoral de Batley and Spen, e defendia a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).

Os media britânicos citam testemunhas no local que afirmam que o agressor gritou “Britain First!” (“Grã-Bretanha primeiro!”) durante e depois do ataque.

O ataque aconteceu por volta das 13h perto da Biblioteca de Birstall, na Market Street. Num comunicado emitido ao início da tarde, a polícia de West Yorkshire anunciou que um homem de 52 anos foi detido no local.

Governo português condena “brutal assassinato” da deputada Jo Cox

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, condenou hoje em declarações à Lusa, em nome do Governo, o “brutal assassinato” da deputada britânica Jo Cox, e referiu-se a “um dia muito triste” para Portugal.

“Queria lamentar em nome do Governo e em meu próprio nome o brutal assassinato da deputada inglesa Jo Cox e acrescentar a solidariedade ao parlamento britânico e ao povo britânico e também ao Partido Trabalhista de que era membro”, referiu numa declaração por telefone.

“É um incidente absolutamente lamentável e condenável, visto que o debate político democrático é um debate pacífico por natureza e a senhora deputada estava a cumprir não só o direto como o dever de defender as suas ideais e informar os seus constituintes”, acrescentou.

“É um dia muito triste também para Portugal, que é um país amigo e aliado do Reino Unido há muitos séculos”, frisou ainda o chefe da diplomacia portuguesa.

Eurogrupo faz um minuto de silêncio por deputada britânica assassinada

Os ministros da Economia e Finanças da zona Euro fizeram hoje um minuto de silêncio em memória da deputada trabalhista britânica pró-europeia Jo Cox, falecida horas após ter sido baleada numa ação de campanha no norte de Inglaterra.

“Estou emocionado com a trágica morte da deputada britânica pró-UE Jo Cox. Um minuto de silêncio no Eurogrupo”, disse o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

“Triste e horrorizado com a notícia de que Jo Cox morreu. Simplesmente sinto que é tão injusto e errado… Os meus pensamentos e orações estão com a família”, disse o ministro finlandês com a mesma pasta, Alexander Stubb, também no Twitter.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que se encontra de visita à Rússia, declarou-se hoje comovido após o ataque e expressou o seu apoio à família da vítima.

“Estou profundamente comovido com as notícias do terrível ataque contra a deputada Jo Cox. Os meus pensamentos e orações vão para o seu marido e os seus filhos”, disse Juncker igualmente no Twitter.

Também o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, expressou “profunda tristeza” pelo assassínio de Jo Cox, declarando, no Twitter: “Através dela, o nosso ideal democrático foi atingido”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …