Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

António Pedro Santos / Lusa

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira.

Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano (GOL), onde pertence à Loja Lusitânia, admite que é maçon desde 1991, mas diz nunca ter falado sobre o assunto com Rui Rio, que nos últimos dias tem criticado a maçonaria.

“Nem eu admito que se entre nesses campos. Nunca escondi que pertenço à maçonaria, e não escondo, mas não vamos misturar as coisas”, afirmou.

O consultor de comunicação, que trabalhou com Rui Rio desde os tempos da Câmara Municipal do Porto, diz compreender as declarações de Rui Rio. “É natural, se o dr. Rui Rio sente que há qualquer coisa de errado, que o diga. Eu não misturo conceções filosóficas com política partidária, se não, não estaria na Maçonaria, estariam num partido a militar”.

Não me incomodam nada estas declarações, percebo onde ele quer chegar. O dr. Rui Rio sente que há estruturas organizadas, que há planos para minar… mas isso não é a Maçonaria. Nas lojas, há uma máxima que é a de ser proibido tratar política partidária e eu cumpro à risca essa máxima”, disse, em declarações à Visão.

Maçonaria contra adversários

No início do mês de dezembro, recorde-se, Rui Rio disse que a maçonaria “está um pouco por todo o lado” e a tentar “condicionar a sociedade portuguesa”, atribuindo a essa organização motivações obscuras e pouco transparentes.

As declarações de Rio referiam-se à entrevista de Paulo Mota Pinto publicada no semanário Expresso e na qual o jurista, professor e político remeteu para o presidente do PSD mais esclarecimentos sobre os alegados “interesses obscuros“, que querem dominar o partido, na sequência de declarações relativas à candidatura de Luís Montenegro.

Questionado sobre o assunto, Rui Rio admitiu perceber a referência de Paulo Mota Pinto e respondeu: “Quando estou a falar de interesses secretos, obscuros, pouco transparentes, estou-me a referir claramente à maçonaria“.

Esta quarta-feira, no primeiro frente-a-frente entre os candidatos à liderança do PSD – Rui Rio, Luís Montenegro e o vice da Câmara de Cascais Pinto Luz -, o líder social democrata voltou a apontar baterias à maçonaria. “Eles os dois [Montenegro e Pinto Luz] são conhecidos como sendo da maçonaria. Na maçonaria há pessoas por quem tenho todo o respeito, mas não consigo compreender como no pós-25 de Abril há necessidade de haver obediência secretas que não são devidamente escrutinadas”, afirmou Rio, no debate.

Na resposta, Montenegro assegurou que não pertence nem pertenceu à maçonaria e comparou Rio a um náufrago que “se agarra a uma boia furada”. “Você faz julgamentos com base em notícias, que é o contrário do que defende”, disse, citado pelo jornal Público.

Já Pinto Luz admitiu ter pertencido a esta entidade “quando tinha 20 e picos anos”, mas disse já ter saído há mais de dez anos. “Nunca me senti limitado na minha liberdade. Com a mesma liberdade que entrei, foi com a que saí, desde que tenho cargos públicos que não pertenço”, afirmou.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Ataque contra a imprensa livre." Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por "auxiliar, orientar e incentivar" um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos …

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …