Sá Carneiro, hipocrisia e maçonaria. Após troca de ataques, candidatos à liderança do PSD concordaram (mas pouco)

António Pedro Santos / Lusa

Rui Rio, Miguel Pinto Luz, Luís Montenegro

Os três candidatos à liderança do PSD trocaram esta quarta-feira acusações de hipocrisia e de maus resultados em diferentes momentos da história do partido, com Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz a negarem pertencer à maçonaria, como sugeriu Rui Rio.

No primeiro debate entre os três candidatos às eleições diretas de 11 de janeiro, na RTP, o tom tornou-se rapidamente tenso, com o atual presidente, Rui Rio, de um lado, e os dois desafiadores, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, do outro, quer fisicamente, quer nos argumentos.

“Eles os dois são conhecidos como sendo da maçonaria. Na maçonaria há pessoas por quem tenho todo o respeito, mas não consigo compreender como no pós-25 de Abril há necessidade de haver obediência secretas que não são devidamente escrutinadas”, afirmou Rio, no debate.

Na resposta, Montenegro assegurou que não pertence nem pertenceu à maçonaria e comparou Rio a um náufrago que “se agarra a uma boia furada”. “Você faz julgamentos com base em notícias, que é o contrário do que defende”, disse, citado pelo jornal Público.

Já Pinto Luz admitiu ter pertencido a esta entidade “quando tinha 20 e picos anos”, mas disse já ter saído há mais de dez anos. “Nunca me senti limitado na minha liberdade. Com a mesma liberdade que entrei, foi com a que saí, desde que tenho cargos públicos que não pertenço”, afirmou.

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O líder parlamentar e presidente do PSD defendeu no pasado domingo, em Aveiro, que a Maçonaria “está um pouco por todo o lado” e a tentar “condicionar a sociedade portuguesa”, atribuindo a essa organização motivações obscuras e pouco transparentes. “Não tenho dúvidas sobre isso. Aliás, se eu não dissesse isto, era um hipócrita. Todos nós sabemos isto e ninguém tem coragem para o dizer, mas eu digo-o”, afirmou-

O antigo líder parlamentar do PSD e o atual vice-presidente da Câmara de Cascais acusaram Rio de ter tido “dos piores resultados” da história do PSD nas europeias e legislativas e de ter seguido “uma estratégia errada”, com o presidente do partido a contrapor com os resultados que os seus adversários obtiveram.

“Estes dois senhores tiveram resultados eleitorais brilhantes: Luís Montenegro foi duas vezes candidato à concelhia de Espinho e não ganhou, uma vez à distrital de Aveiro e não ganhou, agora quer ganhar as legislativas, até acho que com maioria absoluta, e a Câmara de Lisboa. Os pergaminhos que apresenta são estes”, ironizou.

Quanto a Pinto Luz, Rio recordou que, quando foi presidente da distrital de Lisboa, o PSD teve maus resultados no distrito nas autárquicas de 2013 e 2017, com valores de 22% e 11% na capital.

O líder do PSD acusou ainda os seus adversários de hipocrisia por terem feito “uma guerrilha permanente” nos seus anos de mandato.

“O senhor é que não foi um líder agregador”, respondeu Montenegro, que devolveu as acusações de hipocrisia a Rio por ter montado “uma candidatura contra” Luís Filipe Menezes no Porto em 2013 e agora andar “de beijo na boca e braço dado” com o antigo autarca de Gaia.

Quem é mais “Sá Carneirista”?

De acordo com a TSF, não houve poucas referências a Sá Carneiro, cujo 39.º aniversário de falecimento coincidiu com o debate do PSD na RTP. A certa altura, os candidatos começaram a lutar para ver quem era mais “Sá Carneirista”.

Pinto Luz acusou Rio de fazer com que o PSD perca “o ímpeto reformista” e até pegou num livro de Sá Carneiro para oferecer ao líder do partido. Falando do fundador do partido, de Cavaco Silva e de Pedro Passos Coelho como líderes que ultrapassaram o impasse em que o país estava, Pinto Luz disse que chega para “unir o PSD” com um projeto mobilizador e reformista.

José Sena Goulão / Lusa

Miguel Pinto Luz, candidato à liderança do PSD

Montenegro, que também trazia o livro “Impasse” de Sá Carneiro, chegou mesmo a ler uma passagem: “dispondo o governo de apoio parlamentar maioritário, o nosso papel, como oposição, deve ser o da crítica exigente e não o da cooperação em nome do interesse nacional, pelo contrário, a defesa deste exige de nós que desempenhemos o papel habitual de oposição em democracia, denunciando erros, apontando defeitos, apontando soluções alternativas, mas não negociando o conteúdo das leis, não efetuando acordos pontuais ou globais, não transigindo com a política do governo”. “É isso que me proponho fazer”, disse Montenegro.

Rio sublinhou que neste ponto tem uma “divergência real” e lembrou que Sá Carneiro tentou uma “convergência democrática com o PS” e, como não conseguiu, fê-la com o CDS.

Convergências: Orçamento, transportes e sistema fiscal

O Orçamento do Estado foi uma convergência no debate, mas apenas entre dois dos candidatos. Montenegro é o único que votaria contra a proposta de Orçamento do Estado do governo, com Miguel Pinto Luz e Rui Rio a admitirem que é difícil aprová-lo, mas que esperam para ver o documento.

Tiago Petinga / Lusa

Luís Montenegro, candidato à liderança do PSD

“Alguém acredita que os OE do PS vão desdizer o que está no programa do PS?”, questionou Montenegro. “Não temos ilusões, o PS não quer fazer entendimentos estruturais connosco”.

Miguel Pinto Luz criticou o peso do Estado na economia, dando o exemplo dos transportes. Luís Montenegro sublinhou “a maior carga fiscal de sempre” com a degradação dos serviços públicos a acontecer em paralelo, principalmente na saúde. Rui Rio criticou o modelo económico socialista que deveria trazer “mais receita por via de maior crescimento económico e não por maior carga fiscal”.

“Temos de virar o país para as exportações e para o investimento, mas temos de desafogar as famílias desta maior carga fiscal de sempre, temos de simplificar o sistema fiscal e dar previsibilidade. Às vezes, é melhor para o investidor dar-lhe previsibilidade do que uma baixa carga fiscal”, sintetizou Miguel Pinto Luz.

O debate terminou ao fim de 50 minutos. As eleições internas do Partido Social Democrata estão marcadas para 11 de janeiro.

MC, ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Eu vi o programa portanto não vou ler, vou escrever, então é assim:
    Dois candidatos mais jovens que Rui Rui, porém, a puxarem pela teoria Sá “Carneirista”, este Senhor Sá, esteve bem, mas foi num tempo agora estamos em outro tempo, e RR e muito bem, aproveita o que tem de bom, e lima com o que tem de novo, assim se constrói.
    Não deixa de ter piada, os dois mais novos e exaltarem sempre, Sá Carneiro, qual líder ou militante comunista a pedir que Dr. Cunhal volte… Serio?
    Por mim e para mim é Rui Rui, caso contrário, CHEGA:

  2. Desta senhora (Albertina Correia), só tenho visto comentários imbecis. “Chega” minha senhora, tem todo o direito a ter a sua opinião, mas não consegue discernir um pouquinho mais? É por chegas desta natureza, que vivemos duas guerras Mundiais, e muitos milhões foram assassinados. Tenha juízo e chegue-se para lá, de preferência experimente o Brasil que deve estar próximo dos seus ideais nacional socialistas.
    De referir que concordo com a opinião sobre Rui Rio.

    • Se o senhor (ou senhora), escreveu um comentário apenas para chamar outra pessoa de imbecil que o senhor(a) não conhece de lado nenhum deixe-me dizer que de muito imbecil tem o senhor(a) e o seu comentário. Um conselho, rasteje lá para o seu buraco e lembre-se que o respeito é bonito e só lhe fica bem. Que eu saiba ainda vivemos em democracia e as pessoas têm o direito de ter e expressar a sua opinião mesmo que seja uma com que o senhor(a) não concorde.

  3. De que serve e a quem serve, vir para a praça pública, através dos meios de comunicação Social discutir as questões internas de um Partido? Não bastam as campanhas eleitorais para procurar cativar os votos das pessoas? Enfim! Entendam-se…O PSD é um grande partido… Agora na oposição mas será sempre a melhor opção do centro – direita… Deixem-se de “tricas sem importância significativas”… Rui Rio é um líder que foi eleito democráticamente e como tal deve ser respeitado… Desta luta interna que está decorrendo, o líder vencedor deve ser sempre respeitado até final do mandato ou mandatos…

  4. Pessoalmente acho que o Rui Rio entrou num 4-3-3, citando as derrotas ao longo da história dos seus oponentes, e a dada altura teve de optar por um 5-4-1 quando os dois adversários se juntaram nomeadamente pelas perseguições internas, etc.
    No segundo momento as equipas encaixaram e pareciam jogar todos para o mesmo lado num tradicional 4-4-2.
    Jogo fraco, com um ritmo inicial interessante mas que depois se repercutiu em falta de pernas na segunda metade. O VAR deveria ter sido chamado para analisar o lance da Maçonaria. Arbitragem sem reparos. Nota positiva.

  5. Triste espectáculo que os candidatos a Presidentes do PPD estão a dar, o PPD não merecia esse espectáculo, deviam era centrar se no que querem que o PPD seja e o que pretendem apresentar nas eleições aos portugueses que ideias têm para o País que propostas têm e como as por em prática, os portugueses não querem saber das guerras e guerrinhas dentro dos partidos seja ele o PPD,PS,CDS, ou mesmo os restantes partidos na A.R. O espectáculo que estão a dar só mostra que qualquer um quer é chegar ao poleiro.

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …