/

“Ninguém tem coragem para o dizer, mas eu digo-o.” Maçonaria tenta “condicionar muitas coisas” no país

17

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O líder parlamentar e presidente do PSD defendeu este domingo, em Aveiro, que a Maçonaria “está um pouco por todo o lado” e a tentar “condicionar a sociedade portuguesa”, atribuindo a essa organização motivações obscuras e pouco transparentes.

As declarações de Rui Rio, à margem de um encontro com militantes do distrito de Aveiro, referiam-se à entrevista de Paulo Mota Pinto publicada no domingo no semanário Expresso e na qual o jurista, professor e político remeteu para o presidente do PSD mais esclarecimentos sobre os alegados “interesses obscuros“, que querem dominar o partido, na sequência de declarações relativas à candidatura de Luís Montenegro.

Questionado sobre o assunto, Rui Rio admitiu perceber a referência de Paulo Mota Pinto e respondeu: “Quando estou a falar de interesses secretos, obscuros, pouco transparentes, estou-me a referir claramente à Maçonaria“.

Dizendo “pressentir” que a sociedade maçónica “está um pouco por todo o lado e a tentar condicionar muitas coisas“, o líder social-democrata acrescentou: “Não tenho dúvidas sobre isso. Aliás, se eu não dissesse isto, era um hipócrita. Todos nós sabemos isto e ninguém tem coragem para o dizer, mas eu digo-o”.

Rui Rio disputará com Luís Montenegro e ainda com Miguel Pinto Luz a presidência interna do PSD, em eleições a realizar no próximo dia 11 de janeiro.

GOL desafia Rio para conversa sobre Maçonaria

Em resposta às declarações do atual presidente do PSD, o Grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), em declarações ao jornal i, esta segunda-feira, desafiou-o para uma conversa.

“Ele lá sabe. Estou disponível para lhe dar todos os esclarecimentos sobre a maçonaria”, disse Fernando Lima, grão-mestre do GOL, a maior obediência maçónica portuguesa.

Esta não é a primeira vez que a influência da maçonaria aparece na luta interna do PSD. Nos últimos meses, Rio denunciou direta e indiretamente, várias vezes, a influência da maçonaria na corrida à liderança do partido.

ZAP // Lusa

17 Comments

    • Essa é uma grande verdade. As grandes sociedades de advogados que controlam o Parlamento e fazem as leis ao gosto dos grandes interesses maçonicos e não só.

  1. Nada que a grande maioria dos Portugueses não saiba !!!!!!!………… Maçónicos e não só, muitas outras Seitas e Organizações secretas e opacas influenciam, (e de que maneira) muitas das decisões Politicas!….. não é novidade nenhuma !

    • Na verdade nenhuma novidade e assim se decide a política no país onde os eleitores são meros adereços os quais se deixam estupidamente manipular em direita, esquerda e centro. É tão fácil manipular o povinho.

      • Saber, todos sabem, criticar, todos criticam, denunciar, todos denunciam !!!!!………. Quanto ao Sr. R.Rio, finalmente é como os “todos”, o que mais esperava era que na sua agenda Politica, estivesse em perspectiva a (solução) Politica para erradicar de vez, qualquer influencia nas decisões tomadas “Democraticamente na A.R”. Evidentemente, tenho pouca esperança que isso venha a suceder. Estão “lá” instalados e bem poderosos !

  2. Na verdade nenhuma novidade e assim se decide a política no país onde os eleitores são meros adereços os quais se deixam estupidamente manipular em direita, esquerda e centro. É tão fácil manipular o povinho.

  3. Se em vez de se votar em pessoas, se, se votasse em ideias, talvez a coisa resultasse melhor, mas o povo como é pacifista não o exige e como aos políticos não garantiria tão facilmente o tacho, portanto há que continuar na mesma para comodidade de todos.

  4. Convém não confundir a Maçonaria (democrática, republicana, e laica), com a maçonaria inglesa e as suas diversas ramificações da qual faz parte o sr. Esteves.

    Quanto às declarações do sr. Lima, só enterram ainda mais o Grande Oriente Lusitano (GOL) junto da opinião dos cidadãos(ãs), que desde a Década de 1980 do Século XX se tem desviado (de forma mais acentuada) da sua verdadeira essência liberal, republicana, democrática, e laica, originária do Rito Moderno.

  5. Mas a maçonaria não é uma “associação discreta” que existe para o tráfico de influências e promoção de oportunistas?

  6. Teve a sua importância, em determinado contexto histórico, ajudou a avançar o mundo, deu dignidade à pessoa humana, reduziu a influência Papal e libertou o homem das ideologia medieval.
    Mas continuar hoje com o secretismo e com os seus rituais de iniciação e outros……francamente!!!!!
    Se lutaram pela liberdade, sejam livres também os próprios maçons

  7. Não vejo mal nenhum que a Maçonaria esteja presente nos partidos, uma vez que a estrutura essencial é a fraternidade e igualdada, justiça e democracia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.