“Ninguém tem coragem para o dizer, mas eu digo-o.” Maçonaria tenta “condicionar muitas coisas” no país

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O líder parlamentar e presidente do PSD defendeu este domingo, em Aveiro, que a Maçonaria “está um pouco por todo o lado” e a tentar “condicionar a sociedade portuguesa”, atribuindo a essa organização motivações obscuras e pouco transparentes.

As declarações de Rui Rio, à margem de um encontro com militantes do distrito de Aveiro, referiam-se à entrevista de Paulo Mota Pinto publicada no domingo no semanário Expresso e na qual o jurista, professor e político remeteu para o presidente do PSD mais esclarecimentos sobre os alegados “interesses obscuros“, que querem dominar o partido, na sequência de declarações relativas à candidatura de Luís Montenegro.

Questionado sobre o assunto, Rui Rio admitiu perceber a referência de Paulo Mota Pinto e respondeu: “Quando estou a falar de interesses secretos, obscuros, pouco transparentes, estou-me a referir claramente à Maçonaria“.

Dizendo “pressentir” que a sociedade maçónica “está um pouco por todo o lado e a tentar condicionar muitas coisas“, o líder social-democrata acrescentou: “Não tenho dúvidas sobre isso. Aliás, se eu não dissesse isto, era um hipócrita. Todos nós sabemos isto e ninguém tem coragem para o dizer, mas eu digo-o”.

Rui Rio disputará com Luís Montenegro e ainda com Miguel Pinto Luz a presidência interna do PSD, em eleições a realizar no próximo dia 11 de janeiro.

GOL desafia Rio para conversa sobre Maçonaria

Em resposta às declarações do atual presidente do PSD, o Grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), em declarações ao jornal i, esta segunda-feira, desafiou-o para uma conversa.

“Ele lá sabe. Estou disponível para lhe dar todos os esclarecimentos sobre a maçonaria”, disse Fernando Lima, grão-mestre do GOL, a maior obediência maçónica portuguesa.

Esta não é a primeira vez que a influência da maçonaria aparece na luta interna do PSD. Nos últimos meses, Rio denunciou direta e indiretamente, várias vezes, a influência da maçonaria na corrida à liderança do partido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Essa é uma grande verdade. As grandes sociedades de advogados que controlam o Parlamento e fazem as leis ao gosto dos grandes interesses maçonicos e não só.

  1. Nada que a grande maioria dos Portugueses não saiba !!!!!!!………… Maçónicos e não só, muitas outras Seitas e Organizações secretas e opacas influenciam, (e de que maneira) muitas das decisões Politicas!….. não é novidade nenhuma !

    • Na verdade nenhuma novidade e assim se decide a política no país onde os eleitores são meros adereços os quais se deixam estupidamente manipular em direita, esquerda e centro. É tão fácil manipular o povinho.

      • Saber, todos sabem, criticar, todos criticam, denunciar, todos denunciam !!!!!………. Quanto ao Sr. R.Rio, finalmente é como os “todos”, o que mais esperava era que na sua agenda Politica, estivesse em perspectiva a (solução) Politica para erradicar de vez, qualquer influencia nas decisões tomadas “Democraticamente na A.R”. Evidentemente, tenho pouca esperança que isso venha a suceder. Estão “lá” instalados e bem poderosos !

  2. Na verdade nenhuma novidade e assim se decide a política no país onde os eleitores são meros adereços os quais se deixam estupidamente manipular em direita, esquerda e centro. É tão fácil manipular o povinho.

  3. Se em vez de se votar em pessoas, se, se votasse em ideias, talvez a coisa resultasse melhor, mas o povo como é pacifista não o exige e como aos políticos não garantiria tão facilmente o tacho, portanto há que continuar na mesma para comodidade de todos.

  4. Convém não confundir a Maçonaria (democrática, republicana, e laica), com a maçonaria inglesa e as suas diversas ramificações da qual faz parte o sr. Esteves.

    Quanto às declarações do sr. Lima, só enterram ainda mais o Grande Oriente Lusitano (GOL) junto da opinião dos cidadãos(ãs), que desde a Década de 1980 do Século XX se tem desviado (de forma mais acentuada) da sua verdadeira essência liberal, republicana, democrática, e laica, originária do Rito Moderno.

  5. Mas a maçonaria não é uma “associação discreta” que existe para o tráfico de influências e promoção de oportunistas?

  6. Teve a sua importância, em determinado contexto histórico, ajudou a avançar o mundo, deu dignidade à pessoa humana, reduziu a influência Papal e libertou o homem das ideologia medieval.
    Mas continuar hoje com o secretismo e com os seus rituais de iniciação e outros……francamente!!!!!
    Se lutaram pela liberdade, sejam livres também os próprios maçons

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …