“Histeria da extrema-esquerda é a melhor coisa que pode acontecer ao Chega”

Luís Marques Mendes falou este domingo no seu espaço de comentário habitual na SIC e classificou André Ventura, deputado único do Chega, como “politicamente perigoso”.

O comentador político disse que o deputado único do partido “não está verdadeiramente apaixonado por nenhuma das causas que defende” e que, por isso, tem capacidade para “ir encenando o discurso consoante os auditórios”.

Marques Mendes falou sobre os três novos partidos do Parlamento, de acordo com o Observador. Em relação ao Livre, o comentador disse que o partido é “uma incógnita”, apontando para as diferenças de discurso e posicionamento político entre o Livre no Parlamento e o “Livre de Rui Tavares”, fazendo notar o radicalismo no discurso da deputada Joacine Katar Moreira.

Sobre o Iniciativa Liberal, ao qual o deputado único do partido, João Cotrim Figueiredo, anunciou este domingo que seria candidato à liderança, Marques Mendes teme que este seja um “epifenómeno”, ao não saber aproveitar o resultado das eleições, de uma campanha bem conseguida ao nível do marketing.

Sobre o Chega, Marques Mendes afirma que é “à partida o que tem maior potencial de crescimento”. Porém, de acordo com o comentador político, isso também é consequência das críticas da esquerda, de que o Chega tem sido alvo, que o partido mais “se alimenta”.

“Há uma histeria na extrema-esquerda, quer a extrema-esquerda política, quer no comentário, que faz ataques radicais, sistemáticos, permanentes ao Chega. Acho que isso é a melhor coisa que pode acontecer ao Chega, dá-lhe alimento, notoriedade para crescer”, disse.

O comentador afirmou ainda que “este é um exercício de oportunismo” e que as críticas permanentes valorizam o deputado, fazendo dele “a dada altura um moderado” frisando que “convinha geri-lo, talvez, com mais inteligência”.

Para Marques Mendes, os partidos que sairão prejudicados com um eventual crescimento do Chega são o CDS e o PCP. Já nos “eleitorados mais conservadores”, à esquerda e à direita, “o discurso de Ventura entra com mais facilidade”.

O comentador frisou ainda a existência do Movimento Zero e a sua participação numa manifestação esta quinta-feira. Para Marques Mendes, as reivindicações das forças policiais são “legítimas” e  “o Governo devia ter mais atenção ao setor e à classe”. A potencial existência de casos de violência durante a manifestação será “um desastre para todos”, principalmente para os polícias que perderiam a razão da sua luta.

Mãe de bebé abandonado não devia ter sido presa

Já sobre a prisão preventiva da mãe do bebé abandonado num ecoponto em Lisboa, Marques Mendes defendeu que a mulher devia ter sido institucionalizada, em vez de ser presa preventivamente.

“É uma solução que a lei permite e que teria inegáveis vantagens para todos. Que ela cometeu um crime grave, sem dúvida, mas neste caso concreto provavelmente havia uma alternativa melhor para todos. Numa instituição continuava privada da liberdade, não existia o perigo de fuga nem de perturbação. Os pressupostos da prisão preventiva estavam garantidos”, afirmou acrescentando que é necessário “apoiar socialmente” a mulher detida.

O bebé terá passado 15 horas no contentor e a investigação da Polícia Judiciária concluiu que a mãe da criança agiu premeditadamente no sentido de a matar. A jovem de 22 anos, que está indiciada por tentativa de homicídio qualificado, recebeu a visita da ministra da Justiça depois de lhe ter visto negado um pedido de habeas corpus para a sua libertação imediata. O bebé continua internado, em situação estável.

O pior da semana

Marques Mendes considerou que João Galamba, secretário de Estado Adjunto da Energia foi o pior da semana, na sequência do incidente em Boticas, quando foi recebido com uma manifestação popular.

“Confrontou-se com uma manifestação e em vez de fugir, talvez seja mais pedagógico falar do assunto. Anda há semanas a falar do assunto e ainda não foi capaz de dar uma explicação, clara, assertiva e convincente sobre a matéria”, disse acrescentando que João Galamba “devia deixar-se das desculpas e assumir as suas próprias responsabilidades”.

O negócio do lítio tem estado envolvido em suspeitas de ilegalidades. Os grupos parlamentares de PSD e PAN requereram uma audição urgente de Galamba na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, para analisar o contrato de concessão de exploração de lítio à Lusorecursos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …