“Histeria da extrema-esquerda é a melhor coisa que pode acontecer ao Chega”

Luís Marques Mendes falou este domingo no seu espaço de comentário habitual na SIC e classificou André Ventura, deputado único do Chega, como “politicamente perigoso”.

O comentador político disse que o deputado único do partido “não está verdadeiramente apaixonado por nenhuma das causas que defende” e que, por isso, tem capacidade para “ir encenando o discurso consoante os auditórios”.

Marques Mendes falou sobre os três novos partidos do Parlamento, de acordo com o Observador. Em relação ao Livre, o comentador disse que o partido é “uma incógnita”, apontando para as diferenças de discurso e posicionamento político entre o Livre no Parlamento e o “Livre de Rui Tavares”, fazendo notar o radicalismo no discurso da deputada Joacine Katar Moreira.

Sobre o Iniciativa Liberal, ao qual o deputado único do partido, João Cotrim Figueiredo, anunciou este domingo que seria candidato à liderança, Marques Mendes teme que este seja um “epifenómeno”, ao não saber aproveitar o resultado das eleições, de uma campanha bem conseguida ao nível do marketing.

Sobre o Chega, Marques Mendes afirma que é “à partida o que tem maior potencial de crescimento”. Porém, de acordo com o comentador político, isso também é consequência das críticas da esquerda, de que o Chega tem sido alvo, que o partido mais “se alimenta”.

“Há uma histeria na extrema-esquerda, quer a extrema-esquerda política, quer no comentário, que faz ataques radicais, sistemáticos, permanentes ao Chega. Acho que isso é a melhor coisa que pode acontecer ao Chega, dá-lhe alimento, notoriedade para crescer”, disse.

O comentador afirmou ainda que “este é um exercício de oportunismo” e que as críticas permanentes valorizam o deputado, fazendo dele “a dada altura um moderado” frisando que “convinha geri-lo, talvez, com mais inteligência”.

Para Marques Mendes, os partidos que sairão prejudicados com um eventual crescimento do Chega são o CDS e o PCP. Já nos “eleitorados mais conservadores”, à esquerda e à direita, “o discurso de Ventura entra com mais facilidade”.

O comentador frisou ainda a existência do Movimento Zero e a sua participação numa manifestação esta quinta-feira. Para Marques Mendes, as reivindicações das forças policiais são “legítimas” e  “o Governo devia ter mais atenção ao setor e à classe”. A potencial existência de casos de violência durante a manifestação será “um desastre para todos”, principalmente para os polícias que perderiam a razão da sua luta.

Mãe de bebé abandonado não devia ter sido presa

Já sobre a prisão preventiva da mãe do bebé abandonado num ecoponto em Lisboa, Marques Mendes defendeu que a mulher devia ter sido institucionalizada, em vez de ser presa preventivamente.

“É uma solução que a lei permite e que teria inegáveis vantagens para todos. Que ela cometeu um crime grave, sem dúvida, mas neste caso concreto provavelmente havia uma alternativa melhor para todos. Numa instituição continuava privada da liberdade, não existia o perigo de fuga nem de perturbação. Os pressupostos da prisão preventiva estavam garantidos”, afirmou acrescentando que é necessário “apoiar socialmente” a mulher detida.

O bebé terá passado 15 horas no contentor e a investigação da Polícia Judiciária concluiu que a mãe da criança agiu premeditadamente no sentido de a matar. A jovem de 22 anos, que está indiciada por tentativa de homicídio qualificado, recebeu a visita da ministra da Justiça depois de lhe ter visto negado um pedido de habeas corpus para a sua libertação imediata. O bebé continua internado, em situação estável.

O pior da semana

Marques Mendes considerou que João Galamba, secretário de Estado Adjunto da Energia foi o pior da semana, na sequência do incidente em Boticas, quando foi recebido com uma manifestação popular.

“Confrontou-se com uma manifestação e em vez de fugir, talvez seja mais pedagógico falar do assunto. Anda há semanas a falar do assunto e ainda não foi capaz de dar uma explicação, clara, assertiva e convincente sobre a matéria”, disse acrescentando que João Galamba “devia deixar-se das desculpas e assumir as suas próprias responsabilidades”.

O negócio do lítio tem estado envolvido em suspeitas de ilegalidades. Os grupos parlamentares de PSD e PAN requereram uma audição urgente de Galamba na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, para analisar o contrato de concessão de exploração de lítio à Lusorecursos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O a política é o quê?
    A política é, … Oportunismo
    Seja à direita ou à esquerda.
    Ou o oportunismo só conta se for aproveitado pela direita?
    Haja paciência.

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …