“Histeria da extrema-esquerda é a melhor coisa que pode acontecer ao Chega”

Luís Marques Mendes falou este domingo no seu espaço de comentário habitual na SIC e classificou André Ventura, deputado único do Chega, como “politicamente perigoso”.

O comentador político disse que o deputado único do partido “não está verdadeiramente apaixonado por nenhuma das causas que defende” e que, por isso, tem capacidade para “ir encenando o discurso consoante os auditórios”.

Marques Mendes falou sobre os três novos partidos do Parlamento, de acordo com o Observador. Em relação ao Livre, o comentador disse que o partido é “uma incógnita”, apontando para as diferenças de discurso e posicionamento político entre o Livre no Parlamento e o “Livre de Rui Tavares”, fazendo notar o radicalismo no discurso da deputada Joacine Katar Moreira.

Sobre o Iniciativa Liberal, ao qual o deputado único do partido, João Cotrim Figueiredo, anunciou este domingo que seria candidato à liderança, Marques Mendes teme que este seja um “epifenómeno”, ao não saber aproveitar o resultado das eleições, de uma campanha bem conseguida ao nível do marketing.

Sobre o Chega, Marques Mendes afirma que é “à partida o que tem maior potencial de crescimento”. Porém, de acordo com o comentador político, isso também é consequência das críticas da esquerda, de que o Chega tem sido alvo, que o partido mais “se alimenta”.

“Há uma histeria na extrema-esquerda, quer a extrema-esquerda política, quer no comentário, que faz ataques radicais, sistemáticos, permanentes ao Chega. Acho que isso é a melhor coisa que pode acontecer ao Chega, dá-lhe alimento, notoriedade para crescer”, disse.

O comentador afirmou ainda que “este é um exercício de oportunismo” e que as críticas permanentes valorizam o deputado, fazendo dele “a dada altura um moderado” frisando que “convinha geri-lo, talvez, com mais inteligência”.

Para Marques Mendes, os partidos que sairão prejudicados com um eventual crescimento do Chega são o CDS e o PCP. Já nos “eleitorados mais conservadores”, à esquerda e à direita, “o discurso de Ventura entra com mais facilidade”.

O comentador frisou ainda a existência do Movimento Zero e a sua participação numa manifestação esta quinta-feira. Para Marques Mendes, as reivindicações das forças policiais são “legítimas” e  “o Governo devia ter mais atenção ao setor e à classe”. A potencial existência de casos de violência durante a manifestação será “um desastre para todos”, principalmente para os polícias que perderiam a razão da sua luta.

Mãe de bebé abandonado não devia ter sido presa

Já sobre a prisão preventiva da mãe do bebé abandonado num ecoponto em Lisboa, Marques Mendes defendeu que a mulher devia ter sido institucionalizada, em vez de ser presa preventivamente.

“É uma solução que a lei permite e que teria inegáveis vantagens para todos. Que ela cometeu um crime grave, sem dúvida, mas neste caso concreto provavelmente havia uma alternativa melhor para todos. Numa instituição continuava privada da liberdade, não existia o perigo de fuga nem de perturbação. Os pressupostos da prisão preventiva estavam garantidos”, afirmou acrescentando que é necessário “apoiar socialmente” a mulher detida.

O bebé terá passado 15 horas no contentor e a investigação da Polícia Judiciária concluiu que a mãe da criança agiu premeditadamente no sentido de a matar. A jovem de 22 anos, que está indiciada por tentativa de homicídio qualificado, recebeu a visita da ministra da Justiça depois de lhe ter visto negado um pedido de habeas corpus para a sua libertação imediata. O bebé continua internado, em situação estável.

O pior da semana

Marques Mendes considerou que João Galamba, secretário de Estado Adjunto da Energia foi o pior da semana, na sequência do incidente em Boticas, quando foi recebido com uma manifestação popular.

“Confrontou-se com uma manifestação e em vez de fugir, talvez seja mais pedagógico falar do assunto. Anda há semanas a falar do assunto e ainda não foi capaz de dar uma explicação, clara, assertiva e convincente sobre a matéria”, disse acrescentando que João Galamba “devia deixar-se das desculpas e assumir as suas próprias responsabilidades”.

O negócio do lítio tem estado envolvido em suspeitas de ilegalidades. Os grupos parlamentares de PSD e PAN requereram uma audição urgente de Galamba na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, para analisar o contrato de concessão de exploração de lítio à Lusorecursos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O a política é o quê?
    A política é, … Oportunismo
    Seja à direita ou à esquerda.
    Ou o oportunismo só conta se for aproveitado pela direita?
    Haja paciência.

  2. A melhor coisa que aconteceu ao Chega foi o teu PPD se aliar ao Chega quando tanto o criticaram, mas tásse bem tásse tásse, agora com duas Geringonças uma da Direita outra da Esquerda, Marques Mendes perguntar não ofende: que aconteceu ás escutas sobre os vistos Golden onde foste apanhado?

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …