“Histeria da extrema-esquerda é a melhor coisa que pode acontecer ao Chega”

Luís Marques Mendes falou este domingo no seu espaço de comentário habitual na SIC e classificou André Ventura, deputado único do Chega, como “politicamente perigoso”.

O comentador político disse que o deputado único do partido “não está verdadeiramente apaixonado por nenhuma das causas que defende” e que, por isso, tem capacidade para “ir encenando o discurso consoante os auditórios”.

Marques Mendes falou sobre os três novos partidos do Parlamento, de acordo com o Observador. Em relação ao Livre, o comentador disse que o partido é “uma incógnita”, apontando para as diferenças de discurso e posicionamento político entre o Livre no Parlamento e o “Livre de Rui Tavares”, fazendo notar o radicalismo no discurso da deputada Joacine Katar Moreira.

Sobre o Iniciativa Liberal, ao qual o deputado único do partido, João Cotrim Figueiredo, anunciou este domingo que seria candidato à liderança, Marques Mendes teme que este seja um “epifenómeno”, ao não saber aproveitar o resultado das eleições, de uma campanha bem conseguida ao nível do marketing.

Sobre o Chega, Marques Mendes afirma que é “à partida o que tem maior potencial de crescimento”. Porém, de acordo com o comentador político, isso também é consequência das críticas da esquerda, de que o Chega tem sido alvo, que o partido mais “se alimenta”.

“Há uma histeria na extrema-esquerda, quer a extrema-esquerda política, quer no comentário, que faz ataques radicais, sistemáticos, permanentes ao Chega. Acho que isso é a melhor coisa que pode acontecer ao Chega, dá-lhe alimento, notoriedade para crescer”, disse.

O comentador afirmou ainda que “este é um exercício de oportunismo” e que as críticas permanentes valorizam o deputado, fazendo dele “a dada altura um moderado” frisando que “convinha geri-lo, talvez, com mais inteligência”.

Para Marques Mendes, os partidos que sairão prejudicados com um eventual crescimento do Chega são o CDS e o PCP. Já nos “eleitorados mais conservadores”, à esquerda e à direita, “o discurso de Ventura entra com mais facilidade”.

O comentador frisou ainda a existência do Movimento Zero e a sua participação numa manifestação esta quinta-feira. Para Marques Mendes, as reivindicações das forças policiais são “legítimas” e  “o Governo devia ter mais atenção ao setor e à classe”. A potencial existência de casos de violência durante a manifestação será “um desastre para todos”, principalmente para os polícias que perderiam a razão da sua luta.

Mãe de bebé abandonado não devia ter sido presa

Já sobre a prisão preventiva da mãe do bebé abandonado num ecoponto em Lisboa, Marques Mendes defendeu que a mulher devia ter sido institucionalizada, em vez de ser presa preventivamente.

“É uma solução que a lei permite e que teria inegáveis vantagens para todos. Que ela cometeu um crime grave, sem dúvida, mas neste caso concreto provavelmente havia uma alternativa melhor para todos. Numa instituição continuava privada da liberdade, não existia o perigo de fuga nem de perturbação. Os pressupostos da prisão preventiva estavam garantidos”, afirmou acrescentando que é necessário “apoiar socialmente” a mulher detida.

O bebé terá passado 15 horas no contentor e a investigação da Polícia Judiciária concluiu que a mãe da criança agiu premeditadamente no sentido de a matar. A jovem de 22 anos, que está indiciada por tentativa de homicídio qualificado, recebeu a visita da ministra da Justiça depois de lhe ter visto negado um pedido de habeas corpus para a sua libertação imediata. O bebé continua internado, em situação estável.

O pior da semana

Marques Mendes considerou que João Galamba, secretário de Estado Adjunto da Energia foi o pior da semana, na sequência do incidente em Boticas, quando foi recebido com uma manifestação popular.

“Confrontou-se com uma manifestação e em vez de fugir, talvez seja mais pedagógico falar do assunto. Anda há semanas a falar do assunto e ainda não foi capaz de dar uma explicação, clara, assertiva e convincente sobre a matéria”, disse acrescentando que João Galamba “devia deixar-se das desculpas e assumir as suas próprias responsabilidades”.

O negócio do lítio tem estado envolvido em suspeitas de ilegalidades. Os grupos parlamentares de PSD e PAN requereram uma audição urgente de Galamba na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, para analisar o contrato de concessão de exploração de lítio à Lusorecursos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …