Há um segundo delator de Trump. Diz ser testemunha direta no caso da Ucrânia

Peter Foley / EPA

O advogado que representa o denunciante que escreveu a queixa onde Donald Trump é acusado de chantagear a Ucrânia em troca de ajuda contra um rival político avançou este domingo que há uma segunda testemunha da chamada do Presidente dos EUA que já reportou o caso ao inspetor-geral dos EUA.

O novo denunciante diz ter testemunhado presencialmente algumas das alegações que são atribuídas a Donald Trump no queixa do primeiro denunciante, que elaborou o relatório baseando-se nos relatos de várias fontes dentro da Casa Branca e não esteve presente durante os casos que elenca.

A notícia foi dada à ABC News, de acordo com o Observador, por Mark Zaid, advogado que representou até agora o primeiro denunciante e que agora tem o segundo também como seu cliente.

Ambos os denunciantes permanecem anónimos. Ainda assim, o The New York Times escreveu que o primeiro denunciante é um funcionário da CIA especializado na Ucrânia e que foi destacado para a Casa Branca durante um período que já terá terminado.

O segundo denunciante será uma entre “mais de meia dúzia de pessoas” que, de acordo com o que o primeiro denunciante escreveu na queixa que apresentou contra Donald Trump, terão testemunhado os atos descritos naquele documento.

Na sexta-feira, o The New York Times já tinha escrito que um segundo denunciante se preparava para apresentar uma queixa formal contra Donald Trump a propósito do caso com a Ucrânia. Porém, à ABC News, o advogado Mark Zaid não confirmou se o segundo denunciante de que agora se sabe é a mesma pessoa que referia o jornal norte-americano.

Nancy Pelosi deveria ser “destituída por traição”

Numa publicação, Donald Trump sugere que a presidente da Câmara dos Representantes compactuou com mentiras ditas pelo democrata que lidera o processo de “impeachment”. Trump acusa ainda Adam Shiff, deputado democrata que lidera a investigação contra o Presidente, de proferir declarações falsas e de se reunir ilegalmente com o denunciante.

Donald Trump já tinha sugerido na semana passada que o congressista que supervisiona o processo para a sua destituição, Adam Schiff, devia ser “preso por traição”.

O Presidente norte-americano foi acusado de pressionar o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, a investigar o seu rival político e ex-vice-Presidente Joe Biden.

Esta chamada, cuja transcrição foi revelada na última semana após a queixa de um denunciante, levou os democratas a darem início a um processo de impeachment presidencial. Na segunda-feira, o advogado pessoal de Trump, Rudy Giuliani, recebeu uma intimação relacionada com os seus contactos com as autoridades ucranianas.

Mais tarde, o Governo australiano confirmou que houve uma segunda chamada, em que Donald Trump pressionou o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, para que este o ajudasse a descredibilizar a investigação do procurador especial Robert Mueller. O governo australiano confirmou que a chamada aconteceu e que o primeiro-ministro concordou em ajudar.

A Casa Branca restringiu o acesso à transcrição da conversa telefónica entre o Presidente dos EUA e o primeiro-ministro da Austrália a um pequeno grupo de assessores. A decisão é invulgar mas semelhante à que foi tomada no caso da chamada com o Presidente da Ucrânia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …