Há um segundo delator de Trump. Diz ser testemunha direta no caso da Ucrânia

Peter Foley / EPA

O advogado que representa o denunciante que escreveu a queixa onde Donald Trump é acusado de chantagear a Ucrânia em troca de ajuda contra um rival político avançou este domingo que há uma segunda testemunha da chamada do Presidente dos EUA que já reportou o caso ao inspetor-geral dos EUA.

O novo denunciante diz ter testemunhado presencialmente algumas das alegações que são atribuídas a Donald Trump no queixa do primeiro denunciante, que elaborou o relatório baseando-se nos relatos de várias fontes dentro da Casa Branca e não esteve presente durante os casos que elenca.

A notícia foi dada à ABC News, de acordo com o Observador, por Mark Zaid, advogado que representou até agora o primeiro denunciante e que agora tem o segundo também como seu cliente.

Ambos os denunciantes permanecem anónimos. Ainda assim, o The New York Times escreveu que o primeiro denunciante é um funcionário da CIA especializado na Ucrânia e que foi destacado para a Casa Branca durante um período que já terá terminado.

O segundo denunciante será uma entre “mais de meia dúzia de pessoas” que, de acordo com o que o primeiro denunciante escreveu na queixa que apresentou contra Donald Trump, terão testemunhado os atos descritos naquele documento.

Na sexta-feira, o The New York Times já tinha escrito que um segundo denunciante se preparava para apresentar uma queixa formal contra Donald Trump a propósito do caso com a Ucrânia. Porém, à ABC News, o advogado Mark Zaid não confirmou se o segundo denunciante de que agora se sabe é a mesma pessoa que referia o jornal norte-americano.

Nancy Pelosi deveria ser “destituída por traição”

Numa publicação, Donald Trump sugere que a presidente da Câmara dos Representantes compactuou com mentiras ditas pelo democrata que lidera o processo de “impeachment”. Trump acusa ainda Adam Shiff, deputado democrata que lidera a investigação contra o Presidente, de proferir declarações falsas e de se reunir ilegalmente com o denunciante.

Donald Trump já tinha sugerido na semana passada que o congressista que supervisiona o processo para a sua destituição, Adam Schiff, devia ser “preso por traição”.

O Presidente norte-americano foi acusado de pressionar o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, a investigar o seu rival político e ex-vice-Presidente Joe Biden.

Esta chamada, cuja transcrição foi revelada na última semana após a queixa de um denunciante, levou os democratas a darem início a um processo de impeachment presidencial. Na segunda-feira, o advogado pessoal de Trump, Rudy Giuliani, recebeu uma intimação relacionada com os seus contactos com as autoridades ucranianas.

Mais tarde, o Governo australiano confirmou que houve uma segunda chamada, em que Donald Trump pressionou o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, para que este o ajudasse a descredibilizar a investigação do procurador especial Robert Mueller. O governo australiano confirmou que a chamada aconteceu e que o primeiro-ministro concordou em ajudar.

A Casa Branca restringiu o acesso à transcrição da conversa telefónica entre o Presidente dos EUA e o primeiro-ministro da Austrália a um pequeno grupo de assessores. A decisão é invulgar mas semelhante à que foi tomada no caso da chamada com o Presidente da Ucrânia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …