Há um ano, Costa sabia com o que podia contar. Mas apesar das incertezas, mantém a confiança

Manuel de Almeida / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Ainda está tudo em aberto em relação à aprovação do Orçamento do Estado para 2020. António Costa mantém-se otimista.

É certo que o cenário dos quatro Orçamentos anteriores não se irá repetir em 2020. Bloco de Esquerda já se recusou a votar favoravelmente o documento; o PCP, PAN e PEV ainda estão em silêncio e o Livre mantém tudo em suspenso. Apesar das incertezas, António Costa está otimista de que o resultado final pode ser o mesmo.

Há muitas incertezas e apenas três certezas: o Bloco de Esquerda não votará a favor; o CDS e a Iniciativa Liberal vão votar contra; e os restantes partidos tomarão uma decisão nos próximos dias, ou até na véspera da votação do Orçamento.

Há um ano, o cenário era distinto, uma vez que António Costa já sabia com o que podia contar. Todos os seus parceiros de esquerda anunciaram com antecedência que aprovariam o documento. O PAN foi o último partido a confirmar o voto favorável e, mesmo assim, fê-lo menos de 15 dias depois de o Orçamento para 2019 ser entregue no Parlamento.

Este domingo, o Livre pronunciou-se sobre o Orçamento do Estado e, em comunicado, assumiu que o documento fica “aquém das necessidades”. “O caminho que ainda é preciso fazer em sede de debate orçamental terá, pois, de ser muito mais ambicioso para poder contar com o apoio político do Livre.”

o PCP, o PEV e o PAN, apesar de já terem feito várias declarações sobre o documento, ainda não levantaram o véu sobre o seu sentido de voto.

Segundo o Público, Inês Sousa Real, líder parlamentar do PAN, reagiu à mensagem de Ano Novo do Presidente da República considerando que a discussão de votação da proposta vai ser “um momento decisivo”, mas recusou antecipar o voto do PAN, uma vez que, nas palavras da deputada, “seria precipitado“.

O PEv também manteve o tabu. Quando foi a Belém, após a entrega do OE, o deputado José Luís Ferreira disse que o partido “está nesta altura a fazer a análise exaustiva ao Orçamento do Estado, dada a sua complexidade e a sua importância”. “Estamos a tentar construir um sentido de voto que seja um sentido de voto responsável, coerente, sério.”

Tal como o Bloco, o PCP também foi chamado para conversar sobre o assunto na última sexta-feira, mas manteve tudo em aberto. João Oliveira, líder da bancada, já disse que o PCP nunca se absteve, mas clarificou entretanto que essa declaração foi apenas uma constatação.

À direita, CDS-PP e Iniciativa Liberal já prometeram votar contra. Na terça-feia, é a vez de o PSD se pronunciar. O sentido de voto do Chega também está em aberto.

As incertezas são muitas nesta altura do campeonato, mas António Costa não perde o otimismo. “É um trabalho que está a ser feito e seguramente vamos ter, como sempre tivemos, um bom Orçamento com votação maioritária na Assembleia da República”, disse, em resposta a Catarina Martins.

“Não há nada que esteja a dificultar qualquer tipo de negociação”, admitiu ainda o primeiro-ministro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …