Guerra na Ucrânia: ataques, carro contra embaixada e Papa com bandeira de Bucha

3

Mazur / Catholic Church England and Wales

Papa Francisco

Dnipro e Lviv sofreram novos ataques ao longo das últimas horas. Carro foi contra a embaixada da Rússia na Roménia.

A Rússia continua concentrada em tentar controlar mais zonas do leste da Ucrânia. A ideia será obter o controlo total das regiões de Donetsk e Lugansk.

Em Donetsk, pelo menos duas pessoas civis morreram devido um ataque a um ponto de ajuda humanitária, segundo o governador local.

Uma fábrica e um depósito de combustível em Dnipro foram dois dos alvos do exército russo nas últimas horas, na guerra na Ucrânia. O número de vítimas ainda não é certo, de acordo com as autoridades locais.

Pelo menos uma pessoa morreu após mais bombardeamentos, mas em Rubizhne. Em Gostomel, palco de diversos ataques e de ocupação russa há mais de um mês, mais de 400 pessoas são consideradas desaparecidas.

Esta quarta-feira será dia de criação de 11 corredores humanitários, cinco deles em Lugansk – mas quem quiser sair terá de utilizar viatura própria, porque não tem sido possível colocar autocarros nas cidades para evacuar pessoas.

Fora da Ucrânia, na Roménia, um carro foi contra a entrada da embaixada da Rússia na capital Bucareste. O incidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira e o condutor do veículo morreu, queimado.

O Papa Francisco falou sobre o massacre de Bucha. No Vaticano, o Papa segurou nas suas mãos uma bandeira da Ucrânia que veio precisamente de Bucha.

“Em vez de nos trazerem alívio e esperança, as notícias mais recentes da guerra na Ucrânia trouxeram-nos novas atrocidades, como o massacre de Bucha. A crueldade é cada vez mais horrível, mesmo contra civis, mulheres e crianças indefesas. São vítimas cujo sangue inocente grita para o céu e implora: ‘Parem com esta guerra!’”, alertou.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

3 Comments

  1. O Papa Francisco é uma pessoa que eu muito admiro, mas nesta questão da Ucrânia parece-me que ele – o Vaticano – tem interesses ocultos. Na Ucrânia há igrejas que seguem o rito oriental (igual ao rito ortodoxo) mas estão ligadas a Roma (herança do domínio polaco). Julgo que a posição pró-Ucrânia do Papa tem como objectivo aliciar uma parte da igreja ortodoxa da Ucrânia, que se separou do Patriarcado de Moscovo, a unir-se a Roma. Para conseguir isso o Papa dará toda a espécie de cambalhotas políticas, mas corre o risco de voltar a azedar as relações com a ortodoxia russa…

    • Interesses ocultos, o Vaticano? Naaaa…
      Aí o malandro do Papa a aproveitar a guerra para ir buscar “contribuintes”, perdão fiéis, para sua Igreja…

      As relações do Papa com a Patriarcado de Moscovo – que é mentor e apoia o Hitler russo – devem ser mesmo importantes…

  2. O Papa, em vez de andar com bandeiras, etc, não era suposto falar com o patrão dele lá de cima, para ver se, pelo menos, as crianças são poupadas??
    Confrontado com a realidade de guerra na Europa no sec XXI, até o Papa se esquece das “estorinhas” inúteis que a máfia da Igreja prega…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.