Grécia suspende voos com o Qatar após chegada de 12 passageiros infetados

A Grécia anunciou, esta terça-feira, a suspensão dos voos de e para o Qatar até 15 de junho, depois de ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas.

Pelo menos 12 dos 91 passageiros que viajavam a bordo de um avião da Qatar Airways, que aterrou segunda-feira na capital grega, testaram positivo à covid-19, referiu fonte da proteção civil grega, tendo sido todos enviados para um período de quarentena num hotel.

Os 12 infetados permanecerão no hotel em Atenas durante duas semanas, enquanto os restantes passageiros, que não acusaram o vírus, ficarão sete dias, tendo depois de efetuar novos testes.

Segundo a proteção civil grega, entre os passageiros contagiados estão nove paquistaneses com autorização de residência na Grécia, dois gregos provenientes da Austrália e um japonês, que integra uma família greco-nipónica.

Esta terça-feira, a Grécia anunciou que o número de novos casos de covid-19, precisamente 19, voltou a entrar na casa dos dois dígitos, após uma tendência de baixa há alguns dias, incluindo, porém, os 12 infetados vindos de Doha.

Até hoje, a Grécia registou 2937 casos de contágio e 179 óbitos, não havendo, nas últimas 24 horas, quaisquer mortes de pacientes. O Governo, liderado pelo conservador Kyriakos Mitsotakis, afirmou estar “orgulhoso” pela gestão da pandemia no país, que registou uma taxa de contágios muito inferior à de outros países europeus, indicando que a Grécia está preparada para receber turistas.

Após um fim gradual do confinamento, o início da época turística na Grécia começa oficialmente a 15 deste mês, com a reabertura de hotéis e dos voos internacionais provenientes das regiões menos afetadas pela pandemia.

O país anunciou, na sexta-feira passada, a reabertura dos aeroportos de Atenas e de Tessalónica aos turistas de 29 países, 15 deles a partir de Estados da União Europeia (UE). Portugal ficou de fora desta lista.

Albânia, Austrália, Áustria, Macedónia do Norte, Bulgária, Alemanha, Dinamarca, Suíça, Estónia, Japão, Israel, China, Croácia, Chipre, Letónia, Líbano, Nova Zelândia, Lituânia, Malta, Montenegro, Noruega, Coreia do Sul, Hungria, Roménia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, República Checa e Finlândia são as nacionalidades com permissão para voltar.

A lista será revista e ampliada a 1 de julho, tendo em conta a evolução da pandemia de covid-19 noutros países, bem como os testes que a Grécia vai fazer aleatoriamente entre turistas.

Perante esta decisão, o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Luigi Di Maio, anunciou que Itália vai manter as fronteiras fechadas aos países que impõem restrições de entrada a cidadãos italianos, devido ao princípio da reciprocidade.

Em 2019, a Grécia, com uma população de cerca de 10,7 milhões de habitantes, recebeu 34 milhões de visitantes — 24,2 milhões deles viajaram para o país entre abril e setembro —, o que permitiu um encaixe de receitas de cerca de 19 mil milhões de euros.

O turismo, que representa entre 25% e 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, é a base da economia helénica.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …

Hospital de Lisboa deixou entrar pessoas sem máscara

O Hospital da Luz, em Lisboa, permitiu a entrar e circulação de pessoas sem máscara dentro das instalações. O hospital garante que foi um "erro humano" e que não voltará a acontecer. A Rádio Renascença escreve, …

A Estação Espacial Internacional moveu-se para evitar uma colisão

Esta terça-feira, a Estação Espacial Internacional realizou uma "manobra de evasão" para evitar ser atingida por um pedaço de lixo espacial. Controladores de voo russos e norte-americanos terão trabalhado em conjunto para mover a Estação Espacial …

Professor de Direito que ataca feminismo está a ser julgado por violência doméstica

Francisco Aguilar, professor na Faculdade de Direito de Lisboa, está a causar polémica devido a conduta que escolhe para dar as suas aulas. O professor que leciona algumas cadeiras do mestrado em Direito, aproveita as …

Ministério da Educação não revela o número de casos em escolas desde o início do ano letivo

Numa altura em que muitas turmas de várias escolas do país tiveram de voltar ao ensino à distância, devido ao surgimento de infeções, o Ministério da Educação não revela quantos alunos, discentes ou docentes ficaram …