“Diga ao seu chefe que a coisa está feita.” Gravação pode comprometer príncipe saudita

secdef / Flickr

O príncipe saudita Mohammed bin Salman

Um membro da equipa suspeita de ter assassinado o jornalista disse ao telefone que quem estivesse do outro lado da linha podia “dizer ao chefe” que a missão fora levada a cabo. As autoridades turcas acreditam que o “chefe” seja o príncipe Mohammed bin Salman.

Depois de Jamal Khashoggi ter sido assassinado no consulado saudita de Tambul, um membro da equipa suspeita de ter assassinado o jornalista terá dito ao telefone, a quem estava do outro lado da linha: “Diga ao seu chefe que a coisa está feita.”

Segundo o The New York Times, as autoridades turcas acreditam que o “chefe” seja o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman. A gravação pode, então, ser uma prova forte que liga o príncipe saudita ao crime.

A chamada terá sido feita por Maher Abdulaziz Mutreb, que integra frequentemente uma equipa de segurança do príncipe Mohammed bin Salman. As autoridades acreditam que Mutreb falava com alguém próximo do príncipe. Ainda assim, os Estados Unidos e a própria Turquia ressalvam que esta gravação não é uma prova incriminatória definitiva, dado que não envolve diretamente o príncipe.

Ainda esta terça-feira, em comunicado, a Arábia Saudita voltou a negar que o príncipe herdeiro saudita “tivesse qualquer conhecimento” do assassinato de Jamal Khashoggi, adianta o Diário de Notícias.

A Turquia permitiu que os Estados Unidos e outros países, como a França e o Canadá, ouvissem a gravação em causa, tendo fornecido também algumas transcrições. Contudo, esta ainda não foi disponibilizada para uma análise independente.

A verdade é que as relações entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita se mantêm inalteradas. A Casa Branca justifica-se com o facto de não existirem provas concretas do envolvimento do país aliado da Administração Trump no homicídio do jornalista.

No entanto, avança o jornal norte-americano, a mudança de poder no Congresso, na sequência das eleições intercalares nos Estados Unidos, onde os democratas estarão em maioria, pode aumentar a pressão sobre a Casa Branca para tomar medidas.

Além disso, esta semana, a CIA marcará presença no Congresso, pelo que a diretora Gina Haspel, que já ouviu a gravação, deverá ser pressionada a pronunciar-se sobre o alegado envolvimento do príncipe herdeiro saudita.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …