“Diga ao seu chefe que a coisa está feita.” Gravação pode comprometer príncipe saudita

secdef / Flickr

O príncipe saudita Mohammed bin Salman

Um membro da equipa suspeita de ter assassinado o jornalista disse ao telefone que quem estivesse do outro lado da linha podia “dizer ao chefe” que a missão fora levada a cabo. As autoridades turcas acreditam que o “chefe” seja o príncipe Mohammed bin Salman.

Depois de Jamal Khashoggi ter sido assassinado no consulado saudita de Tambul, um membro da equipa suspeita de ter assassinado o jornalista terá dito ao telefone, a quem estava do outro lado da linha: “Diga ao seu chefe que a coisa está feita.”

Segundo o The New York Times, as autoridades turcas acreditam que o “chefe” seja o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman. A gravação pode, então, ser uma prova forte que liga o príncipe saudita ao crime.

A chamada terá sido feita por Maher Abdulaziz Mutreb, que integra frequentemente uma equipa de segurança do príncipe Mohammed bin Salman. As autoridades acreditam que Mutreb falava com alguém próximo do príncipe. Ainda assim, os Estados Unidos e a própria Turquia ressalvam que esta gravação não é uma prova incriminatória definitiva, dado que não envolve diretamente o príncipe.

Ainda esta terça-feira, em comunicado, a Arábia Saudita voltou a negar que o príncipe herdeiro saudita “tivesse qualquer conhecimento” do assassinato de Jamal Khashoggi, adianta o Diário de Notícias.

A Turquia permitiu que os Estados Unidos e outros países, como a França e o Canadá, ouvissem a gravação em causa, tendo fornecido também algumas transcrições. Contudo, esta ainda não foi disponibilizada para uma análise independente.

A verdade é que as relações entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita se mantêm inalteradas. A Casa Branca justifica-se com o facto de não existirem provas concretas do envolvimento do país aliado da Administração Trump no homicídio do jornalista.

No entanto, avança o jornal norte-americano, a mudança de poder no Congresso, na sequência das eleições intercalares nos Estados Unidos, onde os democratas estarão em maioria, pode aumentar a pressão sobre a Casa Branca para tomar medidas.

Além disso, esta semana, a CIA marcará presença no Congresso, pelo que a diretora Gina Haspel, que já ouviu a gravação, deverá ser pressionada a pronunciar-se sobre o alegado envolvimento do príncipe herdeiro saudita.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Abusei da amizade". Santos Silva confessa que pediu ajuda a Sócrates num concurso público

O empresário Carlos Santos Silva confessou no primeiro dia de interrogatório com Ivo Rosa que chegou a sugerir ao antigo primeiro-ministro José Sócrates que o ajudasse num concurso público em que o Grupo Lena participou. De …

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …

Pela primeira vez, porcos nascem com células de macaco (e morrem uma semana depois)

Pela primeira vez, cientistas chineses criaram pequenos leitões com órgãos que continham células de macaco. Os animais acabaram por morrer todos no espaço de uma semana. Os investigadores travam uma longa batalha para vir a desenvolver …

Iniciativa Liberal anuncia voto contra OE2020

O deputado único e presidente da Iniciativa Liberal (IL) anunciou esta terça-feira que o partido votará contra o Orçamento do Estado para 2020, depois de uma reunião com o Governo. "Este orçamento vai dar corpo ao …

Funcionários admitidos até 2005 podem perder férias se estiverem de baixa prolongada

Os funcionários públicos admitidos antes de 2006 e que estiverem de baixa por doença superior a 30 dias podem vir a perder dias de férias, segundo uma proposta do Governo ainda em negociação com os …

Tiroteio num supermercado em Nova Jersey faz seis mortos

As autoridades de Nova Jersey, nos Estados Unidos, informaram que o tiroteio registado num supermercado, esta terça-feira, causou seis mortos, entre os quais um polícia e dois suspeitos da autoria dos disparos. Os disparos foram ouvidos …

Atividade das amígdalas cerebelosas associada a comportamentos de bullying nos jovens

Certos padrões na atividade cerebral dos adolescentes, nomeadamente nas amígdalas cerebelosas, foi associada a comportamentos de bullying. Estes jovens revelaram ser menos empáticos perante rostos temerosos. O bullying é um problema social que afeta muitas crianças …