“Diga ao seu chefe que a coisa está feita.” Gravação pode comprometer príncipe saudita

secdef / Flickr

O príncipe saudita Mohammed bin Salman

Um membro da equipa suspeita de ter assassinado o jornalista disse ao telefone que quem estivesse do outro lado da linha podia “dizer ao chefe” que a missão fora levada a cabo. As autoridades turcas acreditam que o “chefe” seja o príncipe Mohammed bin Salman.

Depois de Jamal Khashoggi ter sido assassinado no consulado saudita de Tambul, um membro da equipa suspeita de ter assassinado o jornalista terá dito ao telefone, a quem estava do outro lado da linha: “Diga ao seu chefe que a coisa está feita.”

Segundo o The New York Times, as autoridades turcas acreditam que o “chefe” seja o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman. A gravação pode, então, ser uma prova forte que liga o príncipe saudita ao crime.

A chamada terá sido feita por Maher Abdulaziz Mutreb, que integra frequentemente uma equipa de segurança do príncipe Mohammed bin Salman. As autoridades acreditam que Mutreb falava com alguém próximo do príncipe. Ainda assim, os Estados Unidos e a própria Turquia ressalvam que esta gravação não é uma prova incriminatória definitiva, dado que não envolve diretamente o príncipe.

Ainda esta terça-feira, em comunicado, a Arábia Saudita voltou a negar que o príncipe herdeiro saudita “tivesse qualquer conhecimento” do assassinato de Jamal Khashoggi, adianta o Diário de Notícias.

A Turquia permitiu que os Estados Unidos e outros países, como a França e o Canadá, ouvissem a gravação em causa, tendo fornecido também algumas transcrições. Contudo, esta ainda não foi disponibilizada para uma análise independente.

A verdade é que as relações entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita se mantêm inalteradas. A Casa Branca justifica-se com o facto de não existirem provas concretas do envolvimento do país aliado da Administração Trump no homicídio do jornalista.

No entanto, avança o jornal norte-americano, a mudança de poder no Congresso, na sequência das eleições intercalares nos Estados Unidos, onde os democratas estarão em maioria, pode aumentar a pressão sobre a Casa Branca para tomar medidas.

Além disso, esta semana, a CIA marcará presença no Congresso, pelo que a diretora Gina Haspel, que já ouviu a gravação, deverá ser pressionada a pronunciar-se sobre o alegado envolvimento do príncipe herdeiro saudita.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …