Governo vai baixar IRS para rendimentos até 12 mil euros

partidosocialista / Flickr

O primeiro-ministro, António Costa, com o ministro das Finanças, Mário Centeno

A medida anunciada pelo Governo que visa dividir o segundo escalão de IRS em dois, com o intuito de favorecer quem tem rendimentos mais baixos, deverá beneficiar contribuintes que ganham entre os sete mil e os 12 mil euros anuais.

O Executivo continua a negociar com o Bloco de Esquerda e o PCP o objectivo de desdobrar o segundo escalão de IRS, com o intuito de favorecer as famílias que têm menos rendimentos, no âmbito da discussão do próximo Orçamento de Estado.

O Diário de Notícias apurou que em cima da mesa está a possibilidade de o actual segundo escalão, que abrange rendimentos entre os sete mil e os 20 mil euros, com uma taxa de IRS de 28,5%, ser dividido em dois.

Assim, os rendimentos entre os sete mil e os 12 mil euros passariam a pagar uma taxa de 24,5%, mantendo-se a taxa anterior para os restantes até aos 20 mil euros.

Haverá, actualmente, cerca de um milhão de contribuintes abrangidos por este segundo escalão do IRS.

O Governo está também a preparar um alívio fiscal para os trabalhadores a recibos verdes. A ideia é aplicar aos trabalhadores independentes o princípio do “mínimo de existência” que leva os trabalhadores dependentes de menores rendimentos a ficarem isentos de IRS.

Assim, quem passa recibos verdes mensais até aos 630 euros deverá vir a ficar isento de pagamento de IRS.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …