/

Governo prolonga suspensão de voos para Itália até 15 de junho

Os voos entre Portugal e Itália foram suspensos pela quinta vez consecutiva. O Governo suspendou os voos entre os dois países até 15 de junho.

De acordo com o despacho publicado esta quarta-feira em Diário da República, “atendendo a que a situação pandémica em Itália ainda continua a merecer cuidados excecionais, verifica-se que persistem os motivos subjacentes à suspensão em apreço, pelo que se impõe uma nova prorrogação” das suspensões que já estavam em vigor.

“Todos os voos de todas as companhias aéreas, comerciais ou privadas, com origem de Itália ou destino para Itália, com destino ou partida dos aeroportos ou aeródromos portugueses” ficam suspensos até à meia-noite de 15 de junho.

Nas exceções incluem-se “os voos das aeronaves do Estado, voos para transporte exclusivo de carga e correio, bem como de caráter humanitário ou emergência médica e as escalas técnicas para fins não comerciais”. Além disso, segundo o jornal ECO, excluídos ficam também os voos que integrarem o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

A suspensão de voos para Itália aconteceu, pela primeira vez, a 10 março, por 14 dias, e foi prorrogada por iguais períodos em 23 de março, 8 abril, 21 de abril, 6 de maio e esta quarta-feira.

Itália começou a reabrir gradualmente algumas atividades económicas no início de maio, começando pela indústria, construção e grandes superfícies comerciais. O país também reabriu parques e permitiu até 15 pessoas em funerais, autorizando a visita a familiares que vivam próximos, mas manteve a proibição de reuniões sociais.

O Governo italiano definiu 3 de junho como o dia em que vai reabrir as fronteiras com a União Europeia, sem decretar quarentena a quem chegar ao país.

Itália é o segundo país europeu com mais mortos por causa do novo coronavírus, com 29.315 mortos e 213 mil infetados, a seguir ao Reino Unido (29.427 mortos e cerca de 200 mil casos).

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.