Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

Mário Cruz / Lusa

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro.

A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O confinamento no início de dezembro aconteceria à imagem dos meses de março e abril.

“Na opinião do primeiro-ministro, se for o caso, essa medida procura antecipar ou prever aquilo que poderá ser um impacto enorme ao nível do Natal, fazendo com que as pessoas fiquem mais consciencializadas e reduzam os contactos. É preciso que se chegue ao Natal com a possibilidade de juntar a família”, disse o líder do PAN, André Silva, após se ter reunido com António Costa.

O que significa este confinamento total? Estará tudo fechado, incluindo comércio, restauração, cinemas – à exceção das escolas. O teletrabalho passa novamente a ser obrigatório, à exceção dos trabalhadores essenciais. O objetivo deste novo confinamento será “salvar” o Natal, apurou o Observador junto de várias fontes que estiveram presentes nas reuniões com o primeiro-ministro.

O facto de haver dois feriados nas duas primeiras semanas de dezembro levou o Governo a tomar medidas preventivas, já que muitos optam por fazer as chamadas “pontes”.

Este sábado, no Conselho de Ministros extraordinário, serão afinadas as medidas a tomar para a próxima quinzena. O recolher obrigatório, presumivelmente entre as 23h e as 6h da manhã, é uma das hipóteses em cima da mesa.

O ministro da Educação reafirmou hoje no parlamento a continuidade do ensino presencial, lembrando que as escolas “não são focos privilegiados” de transmissão de covid-19.

“Podemos ser confrontados com uma necessidade de podermos ter de transitar, no espaço de tempo mais curto possível e no espaço territorial menos alargado possível, a termos ensino misto ou à distância”, admitiu o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, durante o debate na especialidade da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

No entanto, o governante voltou a sublinhar que a primeira opção é sempre o ensino presencial: “A prioridade do Governo é manter a escola presencial”, até porque “as escolas não são focos privilegiados da doença”.

O Governo está também a ponderar alargar a outros concelhos especialmente atingidos pela pandemia de covid-19 as medidas restritivas aplicadas a Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira. A fasquia que decide os concelhos englobados é a taxa de incidência de 240 contágios por cem mil habitantes.

Na manhã desta sexta-feira, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, já tinha revelado que o Governo está a avaliar avançar com o recolher obrigatório.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ganha juízo, oh Costa !
    Confinamento total com as escolas abertas e as empresas a trabalhar ?!?
    Os transportes as funcionar.
    A quem queres enganar ?
    Confessa… não tens soluções para esta pandemia. Resta-te … fingir !! Ou guterrar…

  2. Os nossos governantes ainda não conseguiram destruir suficientemente o país, por isso estão a inventar novas táticas, ou táticas antigas aplicadas de novo.
    Sabemos que político é sinónimo de mentiroso mas fazer passar o povo todo por otário já é demais.
    Os transportes públicos não são agentes de contágio, mas as escolas são, qualquer coisinha serve para as fechar.
    Para ir à farmácia, aos correios e até ao posto médico, os utentes têm que ficar na rua como “cães sarnosos”, ainda vou ver o povo a correr atrás do autocarro para evitar contaminações.
    Os maiores contágios dão-se nos mais jovens mas quem morre (para as estatísticas) são os mais velhos.
    Deixem de matar os idosos, deixem que vivam com alguma dignidade o pouco tempo que lhes resta.
    Querem enganar quem?
    Não chega já o que já destruíram no país?
    Não chega já o terror e o pânico que infligiram no povo?
    Façam um intervalo e deixem de destruir a civilização, o vírus não é tão destrutivo como os políticos e decisores.
    Basta…

RESPONDER

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …