Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

Mário Cruz / Lusa

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro.

A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O confinamento no início de dezembro aconteceria à imagem dos meses de março e abril.

“Na opinião do primeiro-ministro, se for o caso, essa medida procura antecipar ou prever aquilo que poderá ser um impacto enorme ao nível do Natal, fazendo com que as pessoas fiquem mais consciencializadas e reduzam os contactos. É preciso que se chegue ao Natal com a possibilidade de juntar a família”, disse o líder do PAN, André Silva, após se ter reunido com António Costa.

O que significa este confinamento total? Estará tudo fechado, incluindo comércio, restauração, cinemas – à exceção das escolas. O teletrabalho passa novamente a ser obrigatório, à exceção dos trabalhadores essenciais. O objetivo deste novo confinamento será “salvar” o Natal, apurou o Observador junto de várias fontes que estiveram presentes nas reuniões com o primeiro-ministro.

O facto de haver dois feriados nas duas primeiras semanas de dezembro levou o Governo a tomar medidas preventivas, já que muitos optam por fazer as chamadas “pontes”.

Este sábado, no Conselho de Ministros extraordinário, serão afinadas as medidas a tomar para a próxima quinzena. O recolher obrigatório, presumivelmente entre as 23h e as 6h da manhã, é uma das hipóteses em cima da mesa.

O ministro da Educação reafirmou hoje no parlamento a continuidade do ensino presencial, lembrando que as escolas “não são focos privilegiados” de transmissão de covid-19.

“Podemos ser confrontados com uma necessidade de podermos ter de transitar, no espaço de tempo mais curto possível e no espaço territorial menos alargado possível, a termos ensino misto ou à distância”, admitiu o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, durante o debate na especialidade da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

No entanto, o governante voltou a sublinhar que a primeira opção é sempre o ensino presencial: “A prioridade do Governo é manter a escola presencial”, até porque “as escolas não são focos privilegiados da doença”.

O Governo está também a ponderar alargar a outros concelhos especialmente atingidos pela pandemia de covid-19 as medidas restritivas aplicadas a Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira. A fasquia que decide os concelhos englobados é a taxa de incidência de 240 contágios por cem mil habitantes.

Na manhã desta sexta-feira, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, já tinha revelado que o Governo está a avaliar avançar com o recolher obrigatório.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ganha juízo, oh Costa !
    Confinamento total com as escolas abertas e as empresas a trabalhar ?!?
    Os transportes as funcionar.
    A quem queres enganar ?
    Confessa… não tens soluções para esta pandemia. Resta-te … fingir !! Ou guterrar…

  2. Os nossos governantes ainda não conseguiram destruir suficientemente o país, por isso estão a inventar novas táticas, ou táticas antigas aplicadas de novo.
    Sabemos que político é sinónimo de mentiroso mas fazer passar o povo todo por otário já é demais.
    Os transportes públicos não são agentes de contágio, mas as escolas são, qualquer coisinha serve para as fechar.
    Para ir à farmácia, aos correios e até ao posto médico, os utentes têm que ficar na rua como “cães sarnosos”, ainda vou ver o povo a correr atrás do autocarro para evitar contaminações.
    Os maiores contágios dão-se nos mais jovens mas quem morre (para as estatísticas) são os mais velhos.
    Deixem de matar os idosos, deixem que vivam com alguma dignidade o pouco tempo que lhes resta.
    Querem enganar quem?
    Não chega já o que já destruíram no país?
    Não chega já o terror e o pânico que infligiram no povo?
    Façam um intervalo e deixem de destruir a civilização, o vírus não é tão destrutivo como os políticos e decisores.
    Basta…

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …