Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá a simpatia do ministro das Finanças, apesar do esforço financeiro que exige, e poderá ajudar o Governo a aprovar o OE2020 com os parceiros de esquerda.

O Conselho de Ministros está reunido neste sábado, em Lisboa, na Presidência do Conselho de Ministros, para aprovar a proposta do Governo de OE2020.

Em cima da mesa, entre diversas outras matérias, o Governo terá a possibilidade de proceder a um novo aumento extraordinário das pensões, tal como vem sendo exigido por Bloco de Esquerda e pelo PCP. O Expresso e o Jornal de Negócios avançam que o Executivo de António Costa poderá apostar nesta medida, apesar do esforço financeiro que exige, com vista a facilitar a aprovação do OE2020 junto dos aliados da esquerda.

O Expresso vinca que “Costa hesita em nova subida das pensões” e que o “Governo guardou folga orçamental para negociar com BE e PCP na especialidade”.

Já o Negócios afiança que a subida das pensões “é muito relevante para criar condições para uma viabilização do orçamento com a esquerda parlamentar”. E embora represente “um custo demasiado elevado por a inflação estar agora bastante baixa”, tem a “simpatia e compreensão” do Ministério das Finanças que “se mostra disponível para encontrar uma solução intermédia que garanta algum tipo de aumento adicional, menos ambicioso do que nos anos anteriores”, atira este jornal.

Um aumento da ordem do que foi levado a cabo no Orçamento passado acarretaria um custo entre 200 a 300 milhões de euros.

A proposta do Governo de OE202 deverá ser entregue na Assembleia da República na segunda-feira. No cenário macroeconómico que apresentou aos partidos, o Governo prevê um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2% para 2020, mantendo uma previsão de défice de 0,1% para este ano.

Na área da saúde, o Governo tem previsto um reforço orçamental de 800 milhões de euros, a adopção de um plano de investimentos plurianual de 190 milhões de euros e a contratação de mais 8426 profissionais para o sector.

Outras áreas privilegiadas no Orçamento do próximo ano serão as da habitação, dos transportes públicos e das forças de segurança, segundo o Governo.

A proposta de OE2020 deverá começar a ser debatida em plenário, na generalidade, nos dias 09 e 10 de Janeiro. A votação final global da primeira proposta orçamental desta legislatura está prevista para 06 de Fevereiro.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sou pensionista mas, como português que pensa no seu país (portugueses), confesso que este tipo de medidas que são apresentadas com o intuito de atrair votos e nunca a pensar resolver os problemas do país pela sua raiz, são o principio do abismo. Já estou à espera de comentários do tipo, este é tb como aqueles que previam que viria o demónio. Não, não sou filiado em qualquer partido político mas, sou português e pretendo que os problemas que fomos criando , venham a ser resolvidos desde a sua raiz.

  2. Todos os governos são apenas fantoches para servirem a OTAN, Bruxelas e as multinacionais assim como a elite, nunca representará o povo nem legisla para o bem do povo mas sim contra ele. Enquanto os povos se contentarem com migalhas e salários miseráveis nacionais está tudo de vento em popa para os desgovernos.

  3. Esse aumento será extensivo aos beneficiários da C. G. de Aposentações?
    Se é, obrigado Sr. Primeiro Ministro, mas não quero ser aumentado. Quero, sim, que REPONHA O VALOR LÍQUIDO da minha reforma, de modo a IGUALÁ-LO AO QUE RECEBIA EM 2010.
    Obrigado

  4. Venho por este meio pedir ao governo português em meu nome e de todos os portugueses… que todos os feriados nos fins de semana passe automaticamente para uma sexta ou uma segunda.
    Obrigada assim seja Ámen…

RESPONDER

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …

"Missão secreta" recuperou cinco quadros roubados há 40 anos de museu alemão

Cinco quadros roubados em 1979 de um museu na Alemanha, e passados clandestinamente entre a fronteira interna alemã, foram resgatados no final do ano passado. As investigações prosseguem para encontrar os responsáveis pelo roubo. Cinco quadros …