Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá a simpatia do ministro das Finanças, apesar do esforço financeiro que exige, e poderá ajudar o Governo a aprovar o OE2020 com os parceiros de esquerda.

O Conselho de Ministros está reunido neste sábado, em Lisboa, na Presidência do Conselho de Ministros, para aprovar a proposta do Governo de OE2020.

Em cima da mesa, entre diversas outras matérias, o Governo terá a possibilidade de proceder a um novo aumento extraordinário das pensões, tal como vem sendo exigido por Bloco de Esquerda e pelo PCP. O Expresso e o Jornal de Negócios avançam que o Executivo de António Costa poderá apostar nesta medida, apesar do esforço financeiro que exige, com vista a facilitar a aprovação do OE2020 junto dos aliados da esquerda.

O Expresso vinca que “Costa hesita em nova subida das pensões” e que o “Governo guardou folga orçamental para negociar com BE e PCP na especialidade”.

Já o Negócios afiança que a subida das pensões “é muito relevante para criar condições para uma viabilização do orçamento com a esquerda parlamentar”. E embora represente “um custo demasiado elevado por a inflação estar agora bastante baixa”, tem a “simpatia e compreensão” do Ministério das Finanças que “se mostra disponível para encontrar uma solução intermédia que garanta algum tipo de aumento adicional, menos ambicioso do que nos anos anteriores”, atira este jornal.

Um aumento da ordem do que foi levado a cabo no Orçamento passado acarretaria um custo entre 200 a 300 milhões de euros.

A proposta do Governo de OE202 deverá ser entregue na Assembleia da República na segunda-feira. No cenário macroeconómico que apresentou aos partidos, o Governo prevê um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2% para 2020, mantendo uma previsão de défice de 0,1% para este ano.

Na área da saúde, o Governo tem previsto um reforço orçamental de 800 milhões de euros, a adopção de um plano de investimentos plurianual de 190 milhões de euros e a contratação de mais 8426 profissionais para o sector.

Outras áreas privilegiadas no Orçamento do próximo ano serão as da habitação, dos transportes públicos e das forças de segurança, segundo o Governo.

A proposta de OE2020 deverá começar a ser debatida em plenário, na generalidade, nos dias 09 e 10 de Janeiro. A votação final global da primeira proposta orçamental desta legislatura está prevista para 06 de Fevereiro.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sou pensionista mas, como português que pensa no seu país (portugueses), confesso que este tipo de medidas que são apresentadas com o intuito de atrair votos e nunca a pensar resolver os problemas do país pela sua raiz, são o principio do abismo. Já estou à espera de comentários do tipo, este é tb como aqueles que previam que viria o demónio. Não, não sou filiado em qualquer partido político mas, sou português e pretendo que os problemas que fomos criando , venham a ser resolvidos desde a sua raiz.

  2. Todos os governos são apenas fantoches para servirem a OTAN, Bruxelas e as multinacionais assim como a elite, nunca representará o povo nem legisla para o bem do povo mas sim contra ele. Enquanto os povos se contentarem com migalhas e salários miseráveis nacionais está tudo de vento em popa para os desgovernos.

  3. Esse aumento será extensivo aos beneficiários da C. G. de Aposentações?
    Se é, obrigado Sr. Primeiro Ministro, mas não quero ser aumentado. Quero, sim, que REPONHA O VALOR LÍQUIDO da minha reforma, de modo a IGUALÁ-LO AO QUE RECEBIA EM 2010.
    Obrigado

  4. Venho por este meio pedir ao governo português em meu nome e de todos os portugueses… que todos os feriados nos fins de semana passe automaticamente para uma sexta ou uma segunda.
    Obrigada assim seja Ámen…

RESPONDER

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …