Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá a simpatia do ministro das Finanças, apesar do esforço financeiro que exige, e poderá ajudar o Governo a aprovar o OE2020 com os parceiros de esquerda.

O Conselho de Ministros está reunido neste sábado, em Lisboa, na Presidência do Conselho de Ministros, para aprovar a proposta do Governo de OE2020.

Em cima da mesa, entre diversas outras matérias, o Governo terá a possibilidade de proceder a um novo aumento extraordinário das pensões, tal como vem sendo exigido por Bloco de Esquerda e pelo PCP. O Expresso e o Jornal de Negócios avançam que o Executivo de António Costa poderá apostar nesta medida, apesar do esforço financeiro que exige, com vista a facilitar a aprovação do OE2020 junto dos aliados da esquerda.

O Expresso vinca que “Costa hesita em nova subida das pensões” e que o “Governo guardou folga orçamental para negociar com BE e PCP na especialidade”.

Já o Negócios afiança que a subida das pensões “é muito relevante para criar condições para uma viabilização do orçamento com a esquerda parlamentar”. E embora represente “um custo demasiado elevado por a inflação estar agora bastante baixa”, tem a “simpatia e compreensão” do Ministério das Finanças que “se mostra disponível para encontrar uma solução intermédia que garanta algum tipo de aumento adicional, menos ambicioso do que nos anos anteriores”, atira este jornal.

Um aumento da ordem do que foi levado a cabo no Orçamento passado acarretaria um custo entre 200 a 300 milhões de euros.

A proposta do Governo de OE202 deverá ser entregue na Assembleia da República na segunda-feira. No cenário macroeconómico que apresentou aos partidos, o Governo prevê um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2% para 2020, mantendo uma previsão de défice de 0,1% para este ano.

Na área da saúde, o Governo tem previsto um reforço orçamental de 800 milhões de euros, a adopção de um plano de investimentos plurianual de 190 milhões de euros e a contratação de mais 8426 profissionais para o sector.

Outras áreas privilegiadas no Orçamento do próximo ano serão as da habitação, dos transportes públicos e das forças de segurança, segundo o Governo.

A proposta de OE2020 deverá começar a ser debatida em plenário, na generalidade, nos dias 09 e 10 de Janeiro. A votação final global da primeira proposta orçamental desta legislatura está prevista para 06 de Fevereiro.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sou pensionista mas, como português que pensa no seu país (portugueses), confesso que este tipo de medidas que são apresentadas com o intuito de atrair votos e nunca a pensar resolver os problemas do país pela sua raiz, são o principio do abismo. Já estou à espera de comentários do tipo, este é tb como aqueles que previam que viria o demónio. Não, não sou filiado em qualquer partido político mas, sou português e pretendo que os problemas que fomos criando , venham a ser resolvidos desde a sua raiz.

  2. Todos os governos são apenas fantoches para servirem a OTAN, Bruxelas e as multinacionais assim como a elite, nunca representará o povo nem legisla para o bem do povo mas sim contra ele. Enquanto os povos se contentarem com migalhas e salários miseráveis nacionais está tudo de vento em popa para os desgovernos.

  3. Esse aumento será extensivo aos beneficiários da C. G. de Aposentações?
    Se é, obrigado Sr. Primeiro Ministro, mas não quero ser aumentado. Quero, sim, que REPONHA O VALOR LÍQUIDO da minha reforma, de modo a IGUALÁ-LO AO QUE RECEBIA EM 2010.
    Obrigado

  4. Venho por este meio pedir ao governo português em meu nome e de todos os portugueses… que todos os feriados nos fins de semana passe automaticamente para uma sexta ou uma segunda.
    Obrigada assim seja Ámen…

RESPONDER

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. Um tiroteio, cujo presumível autor foi detido, fez hoje seis mortos e dois feridos graves em …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …