Governo não descarta entrada do Estado no capital da Efacec

António Cotrim / Lusa

O ministro da Economia revelou que o Governo não descarta nenhum cenário de intervenção pública na Efacec, dando conta que o Executivo tem à disposição “muitos instrumentos” para responder à evolução da empresa.

“Não excluo nenhuma hipótese, mas também não tenho de a colocar se não se justificar”, disse Pedro Siza Vieira quando questionado pelo semanário Expresso sobre se o Estado poderia vir a tornar-se num dos acionistas da empresa, cuja participação de 70% está neste momento à venda após a saída da empresária Isabel dos Santos.

Os Governos não devem excluir nada quando os setores e empresas importantes para o país estão a conhecer dificuldades que não têm a ver com a sua gestão ou com a forma como o mercado está a evoluir, mas com circunstâncias externas, como, por exemplo, uma falta de clara da sua estrutura acionista. E acho que é normal que assim seja”.

E sustentou, recordando outros casos. “Quando houve dificuldades na estrutura acionista em algumas instituições financeiras em Portugal, o Governo procurou perceber o que se estava a passar e assegurar que havia uma redefinição dessa estrutura. Estou a lembrar-me do caso do BPI, onde não houve uma intervenção pública, mas em que o Governo procurou verificar se havia condições para clarificação da estrutura acionista”.

No caso da Efacec, Siza Vieira revela saber que os “credores da empresa estão à procura de uma solução para a sua estrutura acionista e para lhe dar condições de estabilidade financeira, para assegurar um plano de crescimento para o futuro”.

“Obviamente, o Governo acompanha todo esse processo muito de perto e tem vários instrumentos para assegurar que se responda a uma situação destas (..) O caso da Efacec não é o caso de uma empresas em dificuldades financeiras, é de uma empresa que neste momento tem um conjunto de dificuldades que têm a ver com a falta de clareza acionista”.

Nesta sexta-feira, o semanário adiantou ainda que os bancos credores da posição de Isabel dos Santos na Efacec chegaram a um acordo de princípio na semana passada. O processo estará a ser liderado pela Caixa Geral de Depósitos, incluindo o BCP, o Novo Banco, o BPI, o Banco Montepio e o EuroBic/BiC.

Além da participação de Isabel dos Santos, o restante capital da Efacec é detido pelo grupo José de Mello, através da MGI Capital, e pelo Têxtil Manuel Gonçalves.

 

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. bem vindos a Cuba, NK, Venzuela, Argentina e outros que tais.

    como se já não chegasse a Banca, a TAP, CP entre outras desgraças, agora preparam mais uma.

    enquanto isso para o SNS nuca há dinheiro.
    cambada!

    • A Comunada Socialista / Marxista não perde 1 uma oportun idade que seja para andar a chafurdar com os Dinheiros dos Contribuintes, ter o Contorlo da grande Economia e seu Capital e nos fim meter lá uma manda de Bois do Partido como Admin istradores

    • Hahahaaaaa…. tu serás mesmo assim tão ignorante ou estás só a tentar ter piada?
      Deves sonhar com Cuba, etc…
      Sabes quantas empresas europeias tem capital estatal?
      Ora tenta lá descobrir quanto tem Estado Alemão na VW ou o Estado Francês na PSA…
      É capaz de ser um choque para essas cabecinhas mais limitadas mas, a Suécia, Alemanha, França, Reino Unido, Finlândia, Espanha, Itália, Irlanda, Bélgica, Áustria, etc, etc, todos tem mais empresas com capital estatal do que Portugal!…
      Vês? Não precisavas de ir buscar ditaduras manhosas de outros continentes!…

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

Populações da Idade da Pedra Média ocuparam (repetidamente) a costa da África Ocidental

A ocupação das costas tropicais de África durante a Idade da Pedra é pouco conhecida. No entanto, estudos recentes na África oriental deram uma nova perspetiva, detalhando as mudanças comportamentais dinâmicas perto da costa do …

Novo apoio social de até 501 euros aprovado. Inclui sócios-gerentes, informais e estagiários

O Parlamento continua na maratona de votações no âmbito da apreciação do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade. Nesta quarta-feira, os parlamentares aprovaram o novo apoio social de até 501 euros, bem como …

Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães em tribunal

O empresário e ex-futebolista Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, numa ação interposta no Juízo de Execução de Guimarães, informa o portal Citius, do Ministério …

PSD junta-se a BE e PCP para travar transferências para Novo Banco (e as Finanças ficam "estupefactas")

No último dia de votações na especialidade, o PSD juntou-se à esquerda para impedir a injeção de 476,6 milhões de euros do Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021, tal como previsto no Orçamento …

Há uma planta que evoluiu para se "esconder" do Homem

Uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa evoluiu, mudando a própria pigmentação, para se tornar menos visível ao Homem, sugere uma nova investigação, dando conta que em causa está uma estratégia de sobrevivência. O estudo, …

Luz verde. PAN abstém-se e garante aprovação do OE2021

A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 acontece esta quinta-feira no Parlamento. A sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN, apesar do voto contra do Bloco de …

Mais de 500 funcionários públicos vão ajudar SNS. Camas de cuidados intensivos podem chegar às 1.000

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista ao Público e à Renascença, que mais de 500 funcionários públicos vão integrar as equipas de rastreio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na entrevista conjunta ao …

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …