Filhos e enteados na relação Governo-esquerda. Pedro Nuno Santos vai lançando avisos

Manuel de Almeida / Lusa

Catarina Martins, Jerónimo de Sousa, António Costa

A geringonça está enterrada. Atualmente, os contactos entre o Governo e a esquerda fazem-se a ritmos diferentes: com o Bloco, há reuniões sem um ritmo regular; o PCP encontra-se semanalmente com o OE na agenda; enquanto o PAN fala com o Governo, mas sem periodicidade. Face ao desequilíbrio da balança, Pedro Nuno Santos vai lançando avisos.

Depois de o Bloco de Esquerda ter votado contra o último Orçamento do Estado, a relação entre o partido e o Governo já não é o que era e faz-se de encontros muito pontuais. Segundo apurou o Observador, as reuniões acontecem quando o Executivo de António Costa as convoca e nunca de forma regular.

Matérias orçamentais ou negociações sobre apoios económicos e sociais não marcam presença na mesa de negociações entre o Bloco de Esquerda e o Governo – o que, para o partido, é sinal de que o Executivo alimenta a ideia de abertura negocial, mas já não estará a contar com o BE.

Esta não é a versão do Governo, que considera que as reuniões acontecem sempre que se justifica. No futuro, e sempre que for o caso, o Bloco será chamado a São Bento e contará com “disponibilidade total” para conversar, garantiu fonte do Executivo ao diário, acrescentando que os bloquistas nunca pediram nenhuma reunião ao Governo.

O PCP – aquele que é quase como um braço direito – reúne-se quinzenalmente com o Governo para discutir execução do último Orçamento do Estado, que os comunistas viabilizaram. Este é, segundo a mesma fonte, o único partido com o qual existe essa “âncora”, ou essa periodicidade definida.

Tal é explicado pelo grande número de medidas dos comunistas que foram aprovadas no Orçamento anterior – isto significa que, quanto mais medidas incluídas no papel, mais contas a prestar no rescaldo.

Com o PAN e com o PEV, os contactos vão-se fazendo à medida do necessário.

Elogios para o PCP, ironia para o Bloco

António Costa desdobra-se em elogios quando se trata do Partido Comunista Português. A 6 de março, no dia do centenário, o primeiro-ministro parabenizou o PCP no Twitter.

O momento foi aproveitado por Costa para congratular pela “forma franca” como os partidos têm conseguido nos últimos anos “encontrar respostas comuns para os problemas do país e dos portugueses, no respeito da identidade própria de uma esquerda plural”.

Já na quarta-feira, no debate bimestral, Costa pediu a Catarina Martins para que se lembrasse das “excelentes memórias” da legislatura passada (leia-se geringonça) e não se “afastasse” delas, com um tom irónico e algo nostálgico. ,

Segundo o Observador, o governante sublinhou ainda que, no ano anterior, o Executivo acabou a contar apenas com o PCP para as contas orçamentais.

Pedro Nuno Santos sopra avisos (e BE apanha-os)

Na intervenção de Pedro Nuno Santos num evento virtual da Juventude Socialista, vários bloquistas prestaram atenção à declaração em que o ministro insistiu na necessidade de cooperar com a esquerda e de não agir como se o Governo tivesse maioria absoluta. O governante também pediu que a geringonça não se resuma a um “parênteses” na história da democracia portuguesa.

Pedro Nuno Santos insiste que o caminho certo para o PS crescer é apostar numa polarização à esquerda para se estender e conquistar o centro. No Bloco de Esquerda, há quem acredite que seria mais fácil existir a tal polarização à esquerda se a decisão passasse pelo próprio ministro.

Um dirigente frisou ao matutino que “o apoio do PCP e do PAN ao Governo impedem Pedro Nuno de fazer a sua campanha à esquerda no PS”. “Agora, vale o que Costa quer. O tempo está a correr a favor do Governo.”

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …