António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, vai reunir esta terça-feira com economistas e responsáveis do Instituto Nacional de Estatística (INE), Conselho de Finanças Públicas, Banco de Portugal, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG) e Universidade Católica, para perceber quais as “fragilidades que a economia ainda tem”.
De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia esta sexta-feira, o objetivo passa por perceber quais é que são as atividades de comércio e que tipo de serviços é que poderão reabrir já em maio, pretendendo-se depois traçar um plano.
A decisão, frisa o jornal, só será tomada depois de o António Costa ouvir os especialistas.
Se a evolução da pandemia de covid-19 for favorável em Portugal, o Governo pretende retomar de forma gradual a atividade económica a partir do fim deste mês de abril, já sem estado de emergência decretado.
Contudo, o jornal Público escreve esta segunda-feira que o Governo admite prolongar este estado de exceção até dia 15 de maio, o que implicaria mais dois prolongamento da situação atual. Ao todo, por esta data, o estado teria sido decretado quatro vezes.
Da reunião semanal do Governo com especialistas em saúde pública, o Presidente da República, espera, segundo o Expresso, ouvir que não se justifica pensar numa quarta renovação do estado de emergência, em maio.
Coronavírus / Covid-19
-
26 Junho, 2025 Em França fala-se em “ressurgimento da epidemia” de covid-19
-
28 Maio, 2025 Covid-19 está a aumentar em algumas regiões do mundo
-
20 Maio, 2025 Histórico: há novo acordo sobre próximas pandemias (OMS)
-
22 Abril, 2025 A pandemia ia baixar as rendas? 16,6 euros respondem