Governo esquece circos e é acusado de “xenofobia cultural”

Os profissionais circenses não foram incluídos nos apoios às artes e não lhes foi dada nenhuma indicação em relação a um possível retorno à atividade.

O processo de retorno à normalidade já começou e, enquanto alguns negócios já reabriram, outros terão de aguardar um pouco mais até esse ponto. No entanto, os proprietários e artistas de circo foram deixados às cegas pelo Governo, sem apoios e perspetivas de retorno à atividade.

Perante esta situação, pedem uma reunião urgente à ministra da Cultura, de forma a perceber porque é que a atividade circense não foi incluída nos apoios às artes. Ainda em março, o Governo anunciou uma linha de apoio de emergência, de um milhão de euros, para artistas e entidades culturais que estão “em situação de vulnerabilidade” e sem qualquer apoio financeiro. Os artistas de circo não foram incluídos.

“A Direção-geral das Artes gere os apoios da cultura em Portugal e não admite candidaturas do circo tradicional. Queremos saber porquê, já que isto só acontece em Portugal”, questionou o porta-voz do movimento associativista, Carlos Carvalho, à TSF.

Os profissionais do setor queixam-se de “xenofobia cultural” e pedem uma almofada financeira para fazer face à crise provocada pela pandemia de covid-19.

“Só existimos para a Cultura quando se trata de pagar. Pagamos todos os impostos como qualquer outra empresa”, lamenta ainda o porta-voz. “O circo é considerado Património Cultural da Europa pela União Europeia, porque engloba música, teatro, dança e acrobacia. Todas essas artes são apoiadas, mas o circo não é”.

“Estamos a ser vítimas de xenofobia artística e cultural”, atira Carlos Carvalho.

Os circos estão fechados desde março e, desde então, a faturação tem sido nula. Como tal, há famílias a passar dificuldades financeiras, já que os apoios não são suficientes. “Mais grave do que os prejuízos é haver artistas de circo que estão a receber 200 euros por mês ou 120 euros por mês. Há pessoas que já estão a fazer outras coisas porque têm de subsistir”, explica o porta-voz à TSF.

Os profissionais do setor querem indicações sobre quando poderão regressar à atividade e sugerem que o Governo olhe, por exemplo, para o modelo espanhol. Redução da lotação para um terço, modelo drive-in e espetáculos ao ar livre são algumas das opções para respeitar as medidas de contenção.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …

"Very nice!". Cazaquistão inspira-se em Borat para o seu novo slogan turístico

O Cazaquistão criou uma série de pequenos vídeos para promover o turismo do país. Para tal, recorreu a uma das mais icónicas frases da personagem fictícia Borat. Nos dias de hoje é praticamente impossível pensar no …

Teoria da Relatividade não rendeu um Nobel a Einstein. Para o comité sueco, "não era Física"

A Teoria da Relatividade Geral (1905), um dos principais avanços científicos do século XX, não rendeu um prémio Nobel ao físico Albert Einstein, tendo o comité sueco argumentado que o trabalho não era sobre Física. …

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …