Governo admite mudar mesmo o nome “sexista” do Cartão de Cidadão

ordemtoc / Flickr

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita (à direita), com o Bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados, Domingues de Azevedo (à esquerda)

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita (à direita), com o Bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados, Domingues de Azevedo (à esquerda)

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, admitiu esta terça-feira que o governo poderá vir a promover eventuais alterações à designação do Cartão de Cidadão.

“Estamos abertos a reflectir sobre a evolução da sociedade neste tema, certos também de que estaremos sempre a olhar para o futuro”, disse o ministro-adjunto, em resposta a uma interpelação do CDS durante uma audição na comissão parlamentar de assuntos constitucionais.

Segundo a Renascença, Eduardo Cabrita recordou que cada cartão tem um “prazo de validade” e adiantou que “qualquer transformação será sempre feita num processo natural de substituição” dos documentos de identificação pessoal em vigor.

É um tema que será tratado “com seriedade e rigor”, acrescentou o ministro.

A questão foi levantada depois de a semana passada o Bloco de Esquerda ter avançado com uma proposta, apresentada no Parlamento, de alterar o nome do Cartão de Cidadão para “Cartão de Cidadania”.

Segundo o projecto de resolução do Bloco, entregue no Parlamento com data de 13 de abril, o nome do documento “não cumpre as orientações de não discriminação, de promoção da igualdade entre homens e mulheres e de utilização de uma linguagem inclusiva”.

Para o Bloco de Esquerda, “não há qualquer razão que legitime o uso de linguagem sexista” num documento de identificação obrigatório para todos os cidadãos e cidadãs nacionais.

A iniciativa do Bloco de Esquerda despoletou diversas reacções e críticas nas redes sociais, com os utilizadores divididos entre os que apoiam a proposta e os que lhe criticam o acerto.

O ex-dirigente centrista José Ribeiro e Castro, uma das personalidades que se opõe à proposta, reagiu com ironia num post no seu Facebook: “Coisas verdadeiramente importantes. Ainda bem que há quem cuide de nós com tanto desvelo“.

Segundo o Negócios, também a deputada Isabel Moreira, da bancada parlamentar do PS, inquiriu o ministro adjunto sobre a questão, e lamentou o “debate de troça” que se gerou após a divulgação da proposta do Bloco de Esquerda.

“O debate de troça a este tema é um debate que ignora que a história das desigualdades de género reside, também, na linguagem”, notou Isabel Moreira.

“A senhora deputada recordar-se-á da referência bíblica que diz: No princípio era o verbo“, respondeu Eduardo Cabrita, admitindo que “a dimensão simbólica da expressão de afirmação de valores não é destituída de relevância, quer formal, quer de relevância substantiva”.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Preocupem-se com o que efetivamente importa. Realmente só posso subescrever as palavas do Sr. José Ribeiro e Castro. Se os deputados e as deputadas da coligação do Governo têm este tipo de preocupações, porque deveremos ser nós comuns cidadãos e cidadãs e nos preocupar com a situação económica do país, com os desempregados e desempregadas, com os desfavorecidos e as desfavorecidas, etc(o) e etc(a)

  2. Tenham juízo nessa cabecinha que já chega de merda. Há pessoas neste país a passar fome e estes rapazinhos do BE acham que isto é muito importante. O que será deste país com gente desta laia

  3. Porque é que o alto comissário para os refugiados, que quando era primeiro ministro português falava sempre para as portuguesas e para os portugueses, agora não é o alto comissário europeu para as refugiadas e refugiados?

  4. Com tantos assuntos importantes para tratar enquanto responsáveis pela governação de Portugal, estão preocupados em alterar o nome do que se designa anualmente por CARTÃO DE CIDADÃO.
    Parece anedota mas não é, Catarina opina e Costa faz.

  5. Sabem o que faz que haja esta situação acerca do Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, que veio substituir o 1º? São os estudos das Novas Oportunidades que não ensinam nada a ninguém. Desde sempre há palavras que servem para nomear ambos os sexos e nunca houve polémicas… dou o exemplo: pais (refere-se ao pai e à mão, animais (refere.se a machos e fêmeas, tios (refere-se a tios e tias), avôs (refere-se a avós e avôs), primos (refere-se a primos e primas), vizinhos (refere-se a vizinhos e vizinhas)… mas que raio de implicância agora com a porcaria do cartão do cidadão? Teremos que mudar agora tudo só pq o BE exige? Vão primeiro para a escola, aprendam e dp façam-se gente!!! Sinceramente não há mais nada com prioridade para tratar? Inventem outra, porraaaa!

RESPONDER

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …