Governo admite mudar mesmo o nome “sexista” do Cartão de Cidadão

ordemtoc / Flickr

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita (à direita), com o Bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados, Domingues de Azevedo (à esquerda)

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita (à direita), com o Bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados, Domingues de Azevedo (à esquerda)

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, admitiu esta terça-feira que o governo poderá vir a promover eventuais alterações à designação do Cartão de Cidadão.

“Estamos abertos a reflectir sobre a evolução da sociedade neste tema, certos também de que estaremos sempre a olhar para o futuro”, disse o ministro-adjunto, em resposta a uma interpelação do CDS durante uma audição na comissão parlamentar de assuntos constitucionais.

Segundo a Renascença, Eduardo Cabrita recordou que cada cartão tem um “prazo de validade” e adiantou que “qualquer transformação será sempre feita num processo natural de substituição” dos documentos de identificação pessoal em vigor.

É um tema que será tratado “com seriedade e rigor”, acrescentou o ministro.

A questão foi levantada depois de a semana passada o Bloco de Esquerda ter avançado com uma proposta, apresentada no Parlamento, de alterar o nome do Cartão de Cidadão para “Cartão de Cidadania”.

Segundo o projecto de resolução do Bloco, entregue no Parlamento com data de 13 de abril, o nome do documento “não cumpre as orientações de não discriminação, de promoção da igualdade entre homens e mulheres e de utilização de uma linguagem inclusiva”.

Para o Bloco de Esquerda, “não há qualquer razão que legitime o uso de linguagem sexista” num documento de identificação obrigatório para todos os cidadãos e cidadãs nacionais.

A iniciativa do Bloco de Esquerda despoletou diversas reacções e críticas nas redes sociais, com os utilizadores divididos entre os que apoiam a proposta e os que lhe criticam o acerto.

O ex-dirigente centrista José Ribeiro e Castro, uma das personalidades que se opõe à proposta, reagiu com ironia num post no seu Facebook: “Coisas verdadeiramente importantes. Ainda bem que há quem cuide de nós com tanto desvelo“.

Segundo o Negócios, também a deputada Isabel Moreira, da bancada parlamentar do PS, inquiriu o ministro adjunto sobre a questão, e lamentou o “debate de troça” que se gerou após a divulgação da proposta do Bloco de Esquerda.

“O debate de troça a este tema é um debate que ignora que a história das desigualdades de género reside, também, na linguagem”, notou Isabel Moreira.

“A senhora deputada recordar-se-á da referência bíblica que diz: No princípio era o verbo“, respondeu Eduardo Cabrita, admitindo que “a dimensão simbólica da expressão de afirmação de valores não é destituída de relevância, quer formal, quer de relevância substantiva”.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Preocupem-se com o que efetivamente importa. Realmente só posso subescrever as palavas do Sr. José Ribeiro e Castro. Se os deputados e as deputadas da coligação do Governo têm este tipo de preocupações, porque deveremos ser nós comuns cidadãos e cidadãs e nos preocupar com a situação económica do país, com os desempregados e desempregadas, com os desfavorecidos e as desfavorecidas, etc(o) e etc(a)

  2. Tenham juízo nessa cabecinha que já chega de merda. Há pessoas neste país a passar fome e estes rapazinhos do BE acham que isto é muito importante. O que será deste país com gente desta laia

  3. Porque é que o alto comissário para os refugiados, que quando era primeiro ministro português falava sempre para as portuguesas e para os portugueses, agora não é o alto comissário europeu para as refugiadas e refugiados?

  4. Com tantos assuntos importantes para tratar enquanto responsáveis pela governação de Portugal, estão preocupados em alterar o nome do que se designa anualmente por CARTÃO DE CIDADÃO.
    Parece anedota mas não é, Catarina opina e Costa faz.

  5. B.Esquerda,para quando a vossa proposta na AR,de um projeto de grande valor e
    não feminista de: Filho de Pai Solteiro.

  6. Sabem o que faz que haja esta situação acerca do Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, que veio substituir o 1º? São os estudos das Novas Oportunidades que não ensinam nada a ninguém. Desde sempre há palavras que servem para nomear ambos os sexos e nunca houve polémicas… dou o exemplo: pais (refere-se ao pai e à mão, animais (refere.se a machos e fêmeas, tios (refere-se a tios e tias), avôs (refere-se a avós e avôs), primos (refere-se a primos e primas), vizinhos (refere-se a vizinhos e vizinhas)… mas que raio de implicância agora com a porcaria do cartão do cidadão? Teremos que mudar agora tudo só pq o BE exige? Vão primeiro para a escola, aprendam e dp façam-se gente!!! Sinceramente não há mais nada com prioridade para tratar? Inventem outra, porraaaa!

RESPONDER

Pela primeira vez, um sensor quântico modelar detetou um sinal cerebral

Uma equipa de cientistas da Universidade de Sussex construiu, pela primeira vez, um sensor cerebral quântico modular e usou-o para registar um sinal cerebral. Este é um marco importante para todos os investigadores que trabalham com …

O asteroide Psyche pode não ser tão metálico como se pensava

Há muito que se pensa que o asteroide metálico 16 Psyche é o núcleo de ferro remanescente de um planeta que não se formou. Mas, agora, um novo estudo sugere que, afinal, pode não ser …

Encontrado cemitério perto do campo de concentração de Auschwitz

Um residente local descobriu cerca de 12 crânios humanos e vários ossos na margem do rio que atravessa a cidade vizinha de Oswiecim, perto de Auschwitz. As autoridades estão a investigar se os restos mortais …

Taiwan vai ter uma enfermaria hospitalar feita de lixo reciclado

O Hospital da Universidade Católica Fu Jen, em Taipei, capital de Taiwan, vai ter a primeira enfermaria hospitalar do mundo construída com materiais reciclados. Quando a pandemia da covid-19 apareceu, o arquiteto e engenheiro taiwanês Arthur Huang …

Turquia 0-3 Itália | Euro arranca com vitória italiana

A Itália, campeã europeia em 1968, venceu hoje a Turquia por 3-0, no encontro inaugural do Euro2020 de futebol, disputado no Estádio Olímpico de Roma, a contar para a primeira jornada do Grupo A. A 16.ª …

"Exército" de cabras ajuda a prevenir incêndios florestais na Califórnia

A Califórnia soltou um "exército" de cabras para mastigar arbustos e ervas demasiado grandes em todo o estado na esperança de reduzir o risco de incêndios florestais neste verão. Este tipo de vegetação inflamável contribui para …

Kim Jong-un perdeu peso (e isso pode ter consequências geopolíticas)

O líder norte-coreano parece ter perdido algum peso, o que já levou alguns analistas políticos a avançar com algumas teorias e possíveis consequências geopolíticas. Depois de não ser visto em público durante quase um mês, o …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Campeões em 2016, ausentes do Euro 2020: onde estão esses 12 portugueses?

Mais de metade dos jogadores convocados por Fernando Santos para o histórico Europeu 2016 não vai estar nesta edição do torneio. Rui Patrício, Pepe, Raphaël Guerreiro, José Fonte, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Anthony Lopes, Danilo Pereira, …

Marrocos avisa a Europa que Ceuta “é uma cidade marroquina ocupada”

A Câmara dos Representantes de Marrocos condenou a moção aprovada pelo Parlamento Europeu (PE) a rejeitar a estratégia do Governo de Rabat na recente crise migratória em Ceuta e reforçou o estatuto do enclave espanhol …

Hong Kong vai censurar filmes em busca de “ameaças à segurança nacional”

As autoridades de Hong Kong vão começar a censurar todos os filmes nacionais e estrangeiros em busca de casos que possam ser interpretados como “violações da segurança nacional”, no mais recente exemplo do reforço do …