Governo admite levantar imunidade diplomática de filhos do embaixador do Iraque

O ministro dos Negócios Estrangeiros admite que Portugal pode levantar a imunidade diplomática dos dois filhos do embaixador do Iraque, suspeitos de terem agredido um jovem de 15 anos. Autoridades iraquianas também já estão a par do caso.

Em entrevista ao jornal Público, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, admite levantar a imunidade dos filhos do embaixador do Iraque, suspeitos de agredirem um jovem de 15 anos em Ponte de Sor, porque quer “que se faça justiça”.

“Se o levantamento da imunidade destas pessoas for necessário para que seja feita justiça relativamente a este caso gravíssimo, Portugal, através do MNE, diligenciará, junto das autoridades iraquianas, para que essa imunidade seja levantada, porque nós queremos que se faça justiça. Nós todos. Por causa da vítima e por causa da comunidade”, afirmou.

Segundo o governante, a ideia da imunidade diplomática é “proteger os diplomatas e não a permitir abusos seja de quem for”.

As autoridades portuguesas também já estão em “contactos informais” com as autoridades iraquianas, disse Santos Silva ao jornal.

De acordo com a agência Lusa, o MNE do Iraque anunciou que já está a acompanhar o caso da agressão ao jovem de 15 anos.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros segue de perto, com preocupação, o que surgiu na sequência da acusação aos dois filhos do seu embaixador em Portugal. Iniciou uma investigação para conhecer mais detalhes desde incidente e juntar informação veiculada pelos meios de comunicação social”, lê-se numa mensagem publicada no sábado na página oficial daquela entidade.

Na mensagem, o ministério iraquiano “reitera a sua vontade de manter a eficiência das suas missões diplomáticas, a sua boa reputação e solidez das suas relações com todos os estados, incluindo Portugal” e “confirma a colaboração com as autoridades portuguesas e com a equipa da embaixada do Iraque em Lisboa para tomar as medidas necessárias em relação à acusação”.

Questionado pelo Público se sabe do paradeiro dos filhos do embaixador, o governante diz não ter conhecimento.

“Não sei, não sou a autoridade judicial. (…) A imunidade diplomática cobre a liberdade de circulação das pessoas. Portugal não pode determinar qualquer limitação ao raio de circulação do embaixador ou das pessoas das suas relações ou da sua missão que gozem também da imunidade”, explicou.

No entanto, segundo o Correio da Manhã, a Polícia Judiciária perdeu o rasto dos dois suspeitos, que já terão deixado o país.

O jovem de 15 anos chegou ao hospital Santa Maria, em Lisboa, com múltiplas fraturas. Neste momento, está em coma induzido, com um traumatismo craniano e já foi submetido a uma intervenção cirúrgica para reconstrução facial.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas Srº Ministro, demora muito, ou vai fazer serão? Bem sei que missiva vai, missiva vem, mas nem o pai vem, nem a gente almoça. E entretanto como presumo, não chamou ainda, o Embaixador do Iraque, creditado em Portugal, Mas mal creditado, diga-se de passagem, Desculpe o desabafo, e a comunicação social, tannnnnnto ao vosso gosto, se repete vezes sem fim, o Zé Português, pensa que todos voçês andam a brincar aos cow-boys, e que não se importam com o desgraçado do moço, que está hospitalizado, e que nem sequer, ainda temos conhecimento se está melhor e a recuperar das mazelas. Será capaz de me informar, seria uma gentileza sua, pois que decerto terá conhecimento.

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …