Governo admite levantar imunidade diplomática de filhos do embaixador do Iraque

O ministro dos Negócios Estrangeiros admite que Portugal pode levantar a imunidade diplomática dos dois filhos do embaixador do Iraque, suspeitos de terem agredido um jovem de 15 anos. Autoridades iraquianas também já estão a par do caso.

Em entrevista ao jornal Público, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, admite levantar a imunidade dos filhos do embaixador do Iraque, suspeitos de agredirem um jovem de 15 anos em Ponte de Sor, porque quer “que se faça justiça”.

“Se o levantamento da imunidade destas pessoas for necessário para que seja feita justiça relativamente a este caso gravíssimo, Portugal, através do MNE, diligenciará, junto das autoridades iraquianas, para que essa imunidade seja levantada, porque nós queremos que se faça justiça. Nós todos. Por causa da vítima e por causa da comunidade”, afirmou.

Segundo o governante, a ideia da imunidade diplomática é “proteger os diplomatas e não a permitir abusos seja de quem for”.

As autoridades portuguesas também já estão em “contactos informais” com as autoridades iraquianas, disse Santos Silva ao jornal.

De acordo com a agência Lusa, o MNE do Iraque anunciou que já está a acompanhar o caso da agressão ao jovem de 15 anos.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros segue de perto, com preocupação, o que surgiu na sequência da acusação aos dois filhos do seu embaixador em Portugal. Iniciou uma investigação para conhecer mais detalhes desde incidente e juntar informação veiculada pelos meios de comunicação social”, lê-se numa mensagem publicada no sábado na página oficial daquela entidade.

Na mensagem, o ministério iraquiano “reitera a sua vontade de manter a eficiência das suas missões diplomáticas, a sua boa reputação e solidez das suas relações com todos os estados, incluindo Portugal” e “confirma a colaboração com as autoridades portuguesas e com a equipa da embaixada do Iraque em Lisboa para tomar as medidas necessárias em relação à acusação”.

Questionado pelo Público se sabe do paradeiro dos filhos do embaixador, o governante diz não ter conhecimento.

“Não sei, não sou a autoridade judicial. (…) A imunidade diplomática cobre a liberdade de circulação das pessoas. Portugal não pode determinar qualquer limitação ao raio de circulação do embaixador ou das pessoas das suas relações ou da sua missão que gozem também da imunidade”, explicou.

No entanto, segundo o Correio da Manhã, a Polícia Judiciária perdeu o rasto dos dois suspeitos, que já terão deixado o país.

O jovem de 15 anos chegou ao hospital Santa Maria, em Lisboa, com múltiplas fraturas. Neste momento, está em coma induzido, com um traumatismo craniano e já foi submetido a uma intervenção cirúrgica para reconstrução facial.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas Srº Ministro, demora muito, ou vai fazer serão? Bem sei que missiva vai, missiva vem, mas nem o pai vem, nem a gente almoça. E entretanto como presumo, não chamou ainda, o Embaixador do Iraque, creditado em Portugal, Mas mal creditado, diga-se de passagem, Desculpe o desabafo, e a comunicação social, tannnnnnto ao vosso gosto, se repete vezes sem fim, o Zé Português, pensa que todos voçês andam a brincar aos cow-boys, e que não se importam com o desgraçado do moço, que está hospitalizado, e que nem sequer, ainda temos conhecimento se está melhor e a recuperar das mazelas. Será capaz de me informar, seria uma gentileza sua, pois que decerto terá conhecimento.

RESPONDER

Vacina da Janssen deverá ser aprovada na Europa a 11 de março. Imunizante só requer uma toma

A Agência Europeia do Medicamento convocou uma reunião extraordinária para concluir a avaliação da vacina à covid-19 da multinacional Janssen, com vista a colocá-la rapidamente no mercado. Neste sentido, espera-se que haja mais uma vacina contra …

Medina leva nega. Bloco, PCP e PAN querem concorrer sozinhos em Lisboa

O anúncio de que Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa uniu a direita, mas não mudou a estratégia da esquerda. O Bloco, o PCP e o PAN querem concorrer …

Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo. Provavelmente já não se lembra da última …

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …