Iraque retira embaixador do cargo e recusa levantar imunidade dos gémeos

O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou esta quinta-feira que o Iraque decidiu retirar de Lisboa o embaixador do Iraque em Portugal, pai dos gémeos que agrediram um jovem em Ponte de Sor.

O Iraque decidiu retirar o seu embaixador em Lisboa, anunciou hoje em conferência de imprensa o ministro dos negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

As autoridades iraquianas optaram por não levantar o pedido de imunidade diplomática dos filhos do diplomata porque consideram que “não há elementos suficientes que o justifiquem”, adiantou o governante.

Ainda assim, dado o envolvimento no caso, Bagdad considera que o diplomata não está em condições de continuar as suas funções, pelo que vai ser retirado do cargo.

Desta forma, não será necessário às autoridades portuguesas declarar Saad Mohammed Ali “persona non grata”.

Ainda ontem, o Ministério Público levantou o segredo de justiça do processo e considerou que o levantamento da imunidade diplomática dos gémeos era “imprescindível”.

A Procuradoria-Geral da República já tinha afirmado que o inquérito crime iria correr os seus termos, apesar do acordo extrajudicial anunciado entre a família de Rúben Cavaco e o embaixador iraquiano.

O jovem agredido recebeu do diplomata um total de 52 mil euros, isto é, 40 mil euros para selar o acordo extrajudicial e ainda 12 mil euros que já tinham sido pagos para as despesas hospitalares.

Em agosto de 2016, em Ponte de Sor, os dois jovens terão espancado o jovem, que acabou por sofrer múltiplas fraturas e que chegou a estar em coma induzido.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Asteróide "sorrateiro" pregou um susto à NASA e quase colidiu com a Terra em julho

Em finais de julho, um asteróide do tamanho de um campo de futebol pregou um susto à NASA quando passou a apenas 65.0175 quilómetros da Terra. Foi a maior rocha espacial a passar tão perto …

Vem aí o Dia 0. A Austrália vai ficar sem água (e pode não ser a única)

O Dia 0 está a chegar e a Austrália está prestes a ficar sem água. Os cientistas dizem que este é um aviso para todas as outras regiões em redor do mundo. Este dia vai marcar …

Mujahid é a misteriosa figura por detrás da propaganda talibã (mas pode nem ser real)

Zabihullah Mujahid pode não ser um nome reconhecido pelas pessoas, mas a verdade é que tudo aquilo que ele diz é escutado atentamente por todo o mundo. Mujahid é o porta-voz dos talibãs há 12 anos …

O rapper, a mulher adúltera, a caçadeira e a PIDE feminista. Polémica com videoclip de Valete

Numa altura em que continuam a contar-se as mulheres que morrem vítimas de violência doméstica, o último videoclip de Valete, um dos rappers mais reconhecidos do país, está a causar polémica. Há quem considere que faz …

Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de …

Cruzeiro "exclusivamente para britânicos" levanta polémica

Uma brochura que prometia viagens de cruzeiro exclusivas para britânicos levou várias pessoas a queixarem-se da Saga, uma empresa especializada em serviços para clientes com mais de 50 anos. A empresa já remeteu as culpas …

Começou à "invasão" da Área 51. Já há detidos e até um festival

Pelo menos 75 pessoas já chegaram à Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos, em resposta a um evento criado no Facebook. Milhão e meio de pessoas combinaram invadir esta sexta-feira esta zona misteriosa …

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo: 13 milhões de dólares por prisioneiro

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo. Para manter as instalações a funcionar, cada prisioneiro custa 13 milhões de dólares ao Estado norte-americano. A prisão de segurança máxima de ADX Florence, em Colorado, nos Estados …

Gabriela foi morta pelo ex-marido e os colegas convocaram uma vigília por ela

Gabriela Monteiro, de 46 anos, foi morta pelo seu ex-marido, junto ao Tribunal de Braga. O Theatro Circo, onde trabalhava há uma década, convocou uma vigília por ela. O homem esfaqueou a mulher no peito e pescoço …

Multinacional paga "subsídio" a funcionários que forem de bicicleta para o trabalho

Uma multinacional com presença em Portugal vai implementar uma iniciativa que passa por pagar uma espécie de subsídio aos trabalhadores que se desloquem para o trabalho de bicicleta. A medida da Liberty Seguros vai entrar em …