Governo admite chamar Catarina Martins para negociar (mas acredita que BE e PSD têm uma aliança tácita)

A antiga geringonça já não volta a ser o que era, depois de o Bloco de Esquerda ter votado contra a proposta do Governo no último Orçamento do Estado. Ainda assim, António Costa vai voltar a chamar o partido e Catarina Martins vai a jogo.

O Governo diz que a guerra com o Bloco de Esquerda fica no passado e está pronto para iniciar um novo capítulo nas relações com o partido de Catarina Martins. “Se quiserem vir, vêm. Se não quiserem vir, não vêm”, disse ao Observador fonte do Executivo, garantindo que o BE vai ser chamado para as discussões do Orçamento do Estado.

Os bloquistas admitem alinhar, sob o princípio de que não se recusa negociar. O que resta saber é se, na mesa de negociações, haverá sintonia e se desaparecerão as acusações de má fé negocial, que marcaram todo o processo no ano passado.

O Governo está insatisfeito com a forma como o Bloco geriu o OE2021, tendo António Costa colocado o rótulo de “desertor” ao partido, acusando-o de saltar fora quando a crise se adensou.

Curiosamente, conforme salienta o diário, foi a atitude bloquista que acabou por desbloquear o lado comunista – o PCP votou a favor do Orçamento, depois de ter votado contra o Suplementar.

A hostilidade entre Governo e Bloco de Esquerda é visível e avizinha-se uma negociação tensa entre os dois, sobretudo depois do fantasma do reforço dos apoios sociais, nos quais o BE teve uma responsabilidade central, que aliou todas as forças parlamentares contra o Governo.

Da parte do Executivo, a convicção é que “o BE e o PSD têm uma aliança tácita para desgastar o PS”, é “uma coisa tática”, revelou fonte do Executivo ao Observador.

Com o PCP, o Governo tem mantido contacto ao longo deste ano e não mostra muita pressa em afunilar contactos nesta negociação, principalmente porque há eleições autárquicas no horizonte.

Apesar disso, o Executivo admite que o partido de Jerónimo de Sousa sabe “distinguir muito bem” os dois planos e que “não altera a posição deles, vão sempre separar as águas e vão negociar”, independentemente do resultado autárquico, disse um governante, ao matutino.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social marca "o mais ambicioso compromisso" da UE

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

"Uma cena da Idade Média". Refugiado encontrado morto e cercado de ratos em acampamento grego

O jovem, proveniente da Somália, foi encontrado morto dentro de uma tenda no início desta semana. No momento em que as autoridades chegaram ao local, cerca de 12 horas após a morte do rapaz, o …

Coreia do Norte alega que a covid-19 poderia flutuar em balões vindos do Sul

A Coreia do Norte pediu aos seus cidadãos que não leiam panfletos de propaganda enviados através de balões do Sul, alegando que a covid-19 poderia entrar no país através das gotículas. De acordo com a agência …

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte …

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo, partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …