/

Bloco de Esquerda vai votar contra o Orçamento do Estado

2

Mário Cruz / Lusa

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que vai ser votada, na Assembleia da República, esta quinta-feira.

De acordo com o jornal Público, a decisão ainda vai ser levada à Mesa Nacional do partido, que se reúne esta noite, em formato virtual, mas tudo indica que o Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021.

Segundo o diário, a decisão é conhecida antes de ser votado o novo apoio social, que tem vindo a ser adiado desde o primeiro dia de votações e reflete, também, o chumbo de todas as propostas bloquistas votadas até agora.

Ao jornal online Observador, fonte dos bloquistas esclareceu que a decisão é baseada “nas propostas e indicações de votos conhecidas“, não tendo ainda terminado as votações do OE na especialidade.

“O Bloco não deixou de propor alterações ao OE 2021. O Grupo Parlamentar do BE apresentou apenas 12 propostas de alteração ao Orçamento, medidas centrais no processo negocial iniciado em julho de 2020 e estruturais na resposta à crise: proteger o emprego; apoiar quem perdeu salários e rendimento e combater a pobreza; reforçar o Serviço Nacional de Saúde; impedir novas perdas públicas com o Novo Banco”, lê-se na proposta que a direção do partido vai propor à Mesa Nacional.

O PS apoiou-se na direita para rejeitar todas essas propostas, sem que em paralelo tivessem sido aprovadas outras propostas que garantam uma resposta robusta à crise”, pode ler-se ainda.

A proposta da direção bloquista acusa o Governo de manter “uma postura intransigente em matérias centrais, insistindo numa resposta de mínimos que é desajustada às circunstâncias de crise pandémica, económica e social que o país atravessa. Um orçamento de continuidade não responde a uma situação excecional”, cita a rádio TSF.

Segundo a rádio Renascença, o PCP vai manter a abstenção na votação final global da proposta. Se esta posição se confirmar, assim como a abstenção do PAN e os votos das duas deputadas não inscritas, o Orçamento do Estado é aprovado.

A proposta do OE2021 foi aprovada na Assembleia da República, na generalidade, a 28 de outubro, com os votos favoráveis do PS e as abstenções do PCP, do PAN, do PEV e das deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues. O PSD, BE, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal votaram contra. A votação final global do documento acontece esta quinta-feira.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.