Governo dá mais 300 milhões à Saúde (mas não há aumentos na Função Pública)

Manuel Araújo / Lusa

Saúde, Educação, Ciência, Cultura, Defesa, Habitação e transportes urbanos são as apostas do Governo para o Orçamento do Estado (OE) para 2019.

Segundo o Público, o Orçamento do Estado (OE) para 2019 vai apostar no investimento público, com o setor da Saúde a ser o principal privilegiado para tentar fazer frente ao desgaste do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O jornal adianta que, neste momento, está previsto que o investimento tenha uma subida de 300 milhões de euros em relação ao Orçamento do Estado de 2018.

Além disso, o maior aumento percentual no OE2019 vai para a Ciência e a Cultura, que verá as suas verbas financeiras subirem em percentagens inéditas, assim como a certeza de mais dinheiro no que toca à pasta da Educação.

De acordo com o diário, até a Defesa será uma aposta em 2019, com o objetivo de fazer deste setor também um motor da estratégia de desenvolvimento industrial. Recorde-se que o primeiro-ministro, António Costa, já tinha anunciado nas cerimónias da comemoração do Dias do Estado-Maior General das Forças Armadas que o aumento deverá ser de 1,6%.

O Governo pretende ainda investir na Habitação e na política de transportes urbanos, sendo quase garantida a aplicação da descida do preço dos passes sociais a nível nacional.

O Público escreve que excluída parece estar, porém, a possibilidade de o Governo ceder aos parceiros da geringonça – BE e PCP – relativamente ao aumento salarial dos funcionários públicos. Os descongelamentos deverão prosseguir de acordo com o previsto já no Orçamento do Estado para 2018, o que representa já em 2019 um esforço de cerca de mais 3% na despesa do Estado.

Continuam em estudo as medidas propostas pelo partidos de esquerda para a Segurança Social, nomeadamente mais um aumento extraordinário de pensões de reforma. O Governo poderá também avançar com melhorias em prestações sociais como o abono de família e prestações sociais de inserção. E continuará a diminuir a tributação no IRS.

A baixa do custo da fatura de electricidade é outra medida proposta pelos parceiros que está a ser analisada.

O jornal destaca ainda que está prevista a admissão de mais mil quadros na administração pública que serão contratados para os centros de planeamento e de concepção de políticas dos vários ministérios e departamentos de Estado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …