Governo prometeu 131 milhões para sem-abrigo. Lisboa e Porto receberam zero

Mário Cruz / Lusa

Há meio ano, o Governo prometeu investir 131 milhões de euros na integração dos sem-abrigo até ao final de 2020, mas autarquias e associações dizem que o dinheiro ainda não chegou.

Em julho deste ano, o Governo de António Costa prometeu investir, até ao final de 2020, 131 milhões de euros na integração dos sem-abrigo. De acordo com o Público, meio ano depois, continua tudo na mesma.

Em declarações ao jornal, o vereador da Educação e dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa, Manuel Grilo, refere que “não há dinheiro a ser investido, nem por via das autarquias, nem por via das associações”.

Mais a norte, no Porto, o vereador com o pelouro da Ação Social, Fernando Paulo, também assegura que “não foram alocados quaisquer recursos ao nível local por parte do Governo, que deixou o esforço todo do lado da autarquia e das organizações não-governamentais”.

E esta situação, segundo o diário, é confirmada pelas equipas de apoio aos sem-abrigo. Nuno Jardim, diretor da Associação Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA), diz que “não se sentem grandes diferenças”. E deixa alguns exemplos.

“As dificuldades em conseguir que os sem-abrigo tenham acesso à documentação de identificação, sem a qual não podem, por exemplo, inscrever-se num centro de saúde, continuam a ser muitas. E não existem camas em número suficiente”.

O diretor-geral da Comunidade Vida e Paz, Henrique Joaquim, acrescenta também que, quando o orçamento foi anunciado, questionaram o Governo mas não obtiveram resposta. Este responsável diz que as principais dificuldades estão relacionadas com a falta de “respostas habitacionais adequadas aos diferentes tipos de situações diagnosticadas, desde a emergência, ao alojamento temporário ou de carácter definitivo”.

Questionado pelo Público, o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, agora tutelado por Ana Mendes Godinho, esclareceu que “a avaliação da execução dos planos de ação é feita anualmente, pelo que a avaliação da execução no ano de 2019 será feita no início de 2020”.

O Presidente da República tem feito vários esforços para colocar os sem-abrigo na agenda mediática. Ainda esta semana, Marcelo Rebelo de Sousa passou uma noite nas ruas de Lisboa a distribuir refeições a várias pessoas e declarou que tem intenção de fazer o mesmo na Invicta muito em breve.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. mas tinha 210 Miçlhos para “dar” aos Funcios! E esses está garantido que vai “pingar”.
    Um bando de trafulhois, gente “deshumana” , essa cambada da Internacional Socialista, só querem é ROUBAR; os outros que se lixem!

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …