Governo prometeu 131 milhões para sem-abrigo. Lisboa e Porto receberam zero

Mário Cruz / Lusa

Há meio ano, o Governo prometeu investir 131 milhões de euros na integração dos sem-abrigo até ao final de 2020, mas autarquias e associações dizem que o dinheiro ainda não chegou.

Em julho deste ano, o Governo de António Costa prometeu investir, até ao final de 2020, 131 milhões de euros na integração dos sem-abrigo. De acordo com o Público, meio ano depois, continua tudo na mesma.

Em declarações ao jornal, o vereador da Educação e dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa, Manuel Grilo, refere que “não há dinheiro a ser investido, nem por via das autarquias, nem por via das associações”.

Mais a norte, no Porto, o vereador com o pelouro da Ação Social, Fernando Paulo, também assegura que “não foram alocados quaisquer recursos ao nível local por parte do Governo, que deixou o esforço todo do lado da autarquia e das organizações não-governamentais”.

E esta situação, segundo o diário, é confirmada pelas equipas de apoio aos sem-abrigo. Nuno Jardim, diretor da Associação Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA), diz que “não se sentem grandes diferenças”. E deixa alguns exemplos.

“As dificuldades em conseguir que os sem-abrigo tenham acesso à documentação de identificação, sem a qual não podem, por exemplo, inscrever-se num centro de saúde, continuam a ser muitas. E não existem camas em número suficiente”.

O diretor-geral da Comunidade Vida e Paz, Henrique Joaquim, acrescenta também que, quando o orçamento foi anunciado, questionaram o Governo mas não obtiveram resposta. Este responsável diz que as principais dificuldades estão relacionadas com a falta de “respostas habitacionais adequadas aos diferentes tipos de situações diagnosticadas, desde a emergência, ao alojamento temporário ou de carácter definitivo”.

Questionado pelo Público, o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, agora tutelado por Ana Mendes Godinho, esclareceu que “a avaliação da execução dos planos de ação é feita anualmente, pelo que a avaliação da execução no ano de 2019 será feita no início de 2020”.

O Presidente da República tem feito vários esforços para colocar os sem-abrigo na agenda mediática. Ainda esta semana, Marcelo Rebelo de Sousa passou uma noite nas ruas de Lisboa a distribuir refeições a várias pessoas e declarou que tem intenção de fazer o mesmo na Invicta muito em breve.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. mas tinha 210 Miçlhos para “dar” aos Funcios! E esses está garantido que vai “pingar”.
    Um bando de trafulhois, gente “deshumana” , essa cambada da Internacional Socialista, só querem é ROUBAR; os outros que se lixem!

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …