Governo prometeu 131 milhões para sem-abrigo. Lisboa e Porto receberam zero

Mário Cruz / Lusa

Há meio ano, o Governo prometeu investir 131 milhões de euros na integração dos sem-abrigo até ao final de 2020, mas autarquias e associações dizem que o dinheiro ainda não chegou.

Em julho deste ano, o Governo de António Costa prometeu investir, até ao final de 2020, 131 milhões de euros na integração dos sem-abrigo. De acordo com o Público, meio ano depois, continua tudo na mesma.

Em declarações ao jornal, o vereador da Educação e dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa, Manuel Grilo, refere que “não há dinheiro a ser investido, nem por via das autarquias, nem por via das associações”.

Mais a norte, no Porto, o vereador com o pelouro da Ação Social, Fernando Paulo, também assegura que “não foram alocados quaisquer recursos ao nível local por parte do Governo, que deixou o esforço todo do lado da autarquia e das organizações não-governamentais”.

E esta situação, segundo o diário, é confirmada pelas equipas de apoio aos sem-abrigo. Nuno Jardim, diretor da Associação Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (CASA), diz que “não se sentem grandes diferenças”. E deixa alguns exemplos.

“As dificuldades em conseguir que os sem-abrigo tenham acesso à documentação de identificação, sem a qual não podem, por exemplo, inscrever-se num centro de saúde, continuam a ser muitas. E não existem camas em número suficiente”.

O diretor-geral da Comunidade Vida e Paz, Henrique Joaquim, acrescenta também que, quando o orçamento foi anunciado, questionaram o Governo mas não obtiveram resposta. Este responsável diz que as principais dificuldades estão relacionadas com a falta de “respostas habitacionais adequadas aos diferentes tipos de situações diagnosticadas, desde a emergência, ao alojamento temporário ou de carácter definitivo”.

Questionado pelo Público, o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, agora tutelado por Ana Mendes Godinho, esclareceu que “a avaliação da execução dos planos de ação é feita anualmente, pelo que a avaliação da execução no ano de 2019 será feita no início de 2020”.

O Presidente da República tem feito vários esforços para colocar os sem-abrigo na agenda mediática. Ainda esta semana, Marcelo Rebelo de Sousa passou uma noite nas ruas de Lisboa a distribuir refeições a várias pessoas e declarou que tem intenção de fazer o mesmo na Invicta muito em breve.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. mas tinha 210 Miçlhos para “dar” aos Funcios! E esses está garantido que vai “pingar”.
    Um bando de trafulhois, gente “deshumana” , essa cambada da Internacional Socialista, só querem é ROUBAR; os outros que se lixem!

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …