Gouveia e Melo foi à TV japonesa revelar os segredos do sucesso da vacinação em Portugal

Tiago Petinga / Lusa

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal

Esta quarta-feira, a TV Asashi emitiu uma reportagem sobre as campanhas de vacinação contra a covid-19 um pouco por todo o mundo. Portugal e o sucesso da sua estratégia mereceram destaque.

Com 85% da população vacinada contra a covid-19, Portugal é descrito na reportagem da TV Asashi como um caso de sucesso. A estação japonesa deu ênfase ao papel do vice-almirante e Henrique Gouveia e Melo contou que o processo de vacinação funcionou como um “navio que está a lutar contra o vírus”.

Muitos vieram para o “navio” e “a grande vitória foi essa”, acrescentou o responsável pela campanha de inoculação, citado pelo jornal online Observador.

Entre os segredos para o sucesso da vacinação, o vice-almirante destacou o facto de ter calculado “tudo como fábricas”: “Quantas doses de vacinas é que os enfermeiros eram capazes de dar por hora. Calculámos que conseguiam dar 15 doses”, revelou, adiantando que foram vacinados 800 militares em primeiro lugar para “testar este sistema”.

“Fizemos um modelo a partir desta organização para espalhar por 300 centros no país”, acrescentou o coordenador da task force da vacinação.

Questionado sobre as semelhanças entre a gestão do processo de vacinação e o cargo de vice-almirante, Gouveia e Melo disse que, em ambos, é preciso “planear as coisas”.

“É preciso planear e não improvisar. Se se improvisar nos submarinos, não se vem ao de cima”, disse em tom de metáfora, acrescentando que acontece o mesmo “num processo tão complexo” como uma campanha de vacinação.

Sobre o facto de ter sido um militar a encabeçar o processo, Henrique Gouveia e Melo assume que pode ter ajudado à vacinação, uma vez que, perante o olhar público, um militar é “alguém de confiança, que é direto e que não tem nada a ver com política”.

Já em relação aos grupos de negacionistas, o vice-almirante disse que “assassino é o vírus” e que esse estava a ser ajudado por esses manifestantes. A reportagem emite imagens exclusivas do Observador do momento em que Gouveia e Melo foi contestado à entrada de um centro de vacinação em Odivelas, em agosto.

Portugal “estava no meio de uma guerra e a guerra é dos portugueses contra o vírus”. O importante era levar a cabo a missão, rematou.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …