A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou hoje que Portugal atingiu esta sexta-feira a meta de ter 85% da população com vacinação completa contra a covid-19, agradecendo a todos os que contribuíram para este objetivo.
“Hoje é um dia feliz. Ontem [sexta-feira] atingimos, de facto, a nossa meta de vacinar contra a covid-19, com a vacinação completa, 85% da nossa população”, disse à Lusa Graça Freitas, ressalvando que tal foi conseguido “dando uma oportunidade a todos, sem distinção de ninguém, de se poderem vacinar”.
Considerando que a superação do objetivo é “um orgulho” para o país, a diretora-geral sublinhou, entre agradecimentos, que tal apenas foi conseguido com a colaboração da população, dos profissionais envolvidos na vacinação e da task-force.
“A minha primeira palavra de agradecimento vai para estes cidadãos que exerceram o seu direito à proteção da saúde, mas também a sua corresponsabilidade pela saúde de todos”, referiu Graça Freitas.
Neste contexto, dedicou também uma palavra especial aos jovens, cuja adesão à vacinação contra a covid-19 foi essencial para que o país conseguisse atingir, cerca de nove meses depois de iniciadas as inoculações, 85% da população com vacinação completa.
“Só conseguimos atingir 85% de toda a população com a vacinação completa também graças à vacinação dos jovens. Se não tivéssemos esta adesão, não teríamos conseguido. Os jovens estão a aderir bastante bem e continuamos a contar com eles. Temos a estrutura montada para os vacinar até completarem o seu esquema”, precisou.
Olhando apenas para os adolescentes entre os 12 e os 17 anos, estima-se que cerca de 88% tenha tomado a primeira dose e que 83% já tenha a vacinação completa.
Os agradecimentos da diretora-geral estenderam-se ainda aos profissionais de saúde, bombeiros, voluntários e entidades que participaram na vacinação, nomeadamente Ministério da Saúde e outros ministérios e autarquias, e à task-force liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo “porque foi preciso um plano e concretizar esse plano para atingir estes resultados”.
Em comunicado, o Ministério da Saúde avança que foram administradas, em Portugal continental, cerca de 15,3 milhões de vacinas, possibilitando que cerca de 8,4 milhões de pessoas tenham agora o esquema vacinal completo.
“Portugal torna-se assim o primeiro país do mundo a atingir a meta de 85% da população vacinada”, lê-se na nota a que o Público teve acesso.
ZAP // Lusa
Que vergonha. Então, o dia feliz dos oitenta e cinco por cento foi há três semanas, e, hoje, repete-se esse dia…!?!
Fantochada completa! Quanto habitantes tem Portugal? E a Alemanha? E a Espanha? E a Itália? Já não mencionando EUA, Brasil, China, Índia, etc.? Quanto menos habitantes tem um país, mais rápida será a vacinação e atingidos estes “fabulosos” 85%…
Que comentário despropositado… Mete mais tabaco nisso!!
Se é em percentagem o número da população não influencia nada disto.
Mais um “génio” a justificar os Turmp’s, Ventura’s, etc, etc que vão aparecendo por aí… um dia destes pode ser que aprendas o que é a percentagem.
E, pelo teu brilhante raciocínio, todos os países com menos de 10 milhões de habitantes têm 85% ou mais da população vacinada, certo?!
Pois… errado!!
Na UE, mais de metade dos 27 países tem menos habitantes do que Portugal e, NENHUM tem 85% da população vacinada.
Portanto, por esta altura já deves ter percebido que essa da “fantochada completa” só se pode aplicar ao teu “fabuloso” intelecto!…
Mas o mais grave, em 2021 já com vacina morreram mais pessoas que em 2020, sim mas são os mesmos que morrem mas então todo o teatro foi para que?
O antivax, vai para os grupos do facebook pregar a tia doutrina!!
Tens que mudar de pastor… tentar completar o ensino básico também pode ajudar!…
Não sei se morreram mais ou menos pessoas (isso é COMPLETMENTE irrevelevante para o caso) e, pode ser um choque para ti, mas já existem vacinas há muitos anos e as pessoas continuam a morrer!
Tu também já deves ter sido vacinado em alguma alguma altura da tua vida e, lamento informar, também vais morrer!
Esta vacina (ainda) não é capaz de tornar ninguém imortal!!
Porra Inglaterra já está nos 90 e poucos por cento e não é o primeiro… Contas à tuga!!!
Ao João, João… essas contas à inglês põe-te a fazer cada figura!…
Bastavam alguns segundos no Google, e tinhas evitado isso…
Segundo o NHS, a Inglaterra tem APENAS 67,5% da população com a vacinação completa!!
Olha que “primeiros”:
“Why is England doing worse against Covid than its European neighbours?”
The Guardian
07-09-2021
Desculpem lá a conversa de professor de matemática reformado, mas 15,3 milhões (doses de vacina) a dividir por 2 (doses para ter o esquema vacinal completo) = 7,65 milhões de pessoas vacinadas!
Será que no tempo da Dra. Graça Freitas a matemática não fazia parte dos exames de acesso ao curso de medicina?
Caro leitor,
O esquema vacinal é completado com duas doses no caso de quem não teve covid-19, e com uma dose no caso de quem já teve.
Além de que a da Janssen é uma só dose.
Temos aqui mais um candidato ao prémio “génio do dia”!…
Além de quem já esteve infectado só necessitar de uma dose, há ainda outro pequeno “pormenor”: a vacina de dose única (Janssen)!!
Pois… se calhar não é a Graça Freitas que precisa de aulas de matemática!…
Ficámos todos a saber que uma coisa é ser professor de matemática e outra coisa é ser-se uma pessoa atenta.
Portugal alcançou a imunidade de grupo contra a COVID19! O Problema da imunização humana por vacinas é que nem todos os seres humanos têm o mesmo sistema imunológico e nem todos temos o mesmo nível de Saúde do organismo humano e nem todos temos o mesmo grupo sanguíneo. Eis algumas explicações científicas que demonstram a variância e Co-variância da efetividade e dos efeitos das vacinas anti-COVID19. E, agora falta o controlo sanitário internacional nas fronteiras externas!
“Hoje é um dia feliz” Pois, pois! E a incidência a aumentar em vários lares de idosos, mais infetados e mais mortes, já após vacinados segunda vez, será caso para os negacionistas se sentirem mais felizes e confiantes! Estamos longe de podermos cantar de galo enquanto não aparecerem vacinas seguras e eficazes!
Como somos um país colecionador de misérias, temos de mentir aqui e ali…