Golpe falhado na Turquia fez 200 mortos. Mais de 3000 militares rebeldes presos

Sedat Suna / EPA

População protesta contra o golpe de estado militar na Turquia

População protesta contra o golpe de estado militar na Turquia

O presidente turco Recep Erdogan deu a tentativa de golpe de estado no país como “falhada”. O balanço mais recente dá conta de 90 mortos e de 1.150 feridos.

O ministro do interior da Turquia, Efkan Ala, declarou esta manhã que a tentativa de golpe de estado no país foi repelida pelas forças leais ao presidente Recep Erdogan e ao primeiro-ministro Binali Yildirim.

De acordo com Ala, os líderes da revolta foram presos e a situação “está largamente sob controle”.

Segundo a agência estatal turca Anadolu, mais 200 militares sublevados renderam-se às autoridades, elevando para mais de 3000 o número de militares detidos.

Ao início da noite desta sexta-feira, uma facção de militares turcos avançou com tanques e aeronaves sobre Istambul e Ancara, fechou a ponte sobre o Bósforo (que liga a Europa e Ásia) e tomou a televisão estatal TRT.

Segundo a Organização Nacional de Inteligência da Turquia, a tentativa de golpe na Turquia foi lançada pelo comando da Aeronáutica e da Polícia Militar.

​O golpe do Estado terá sido encabeçado pelo coronel Muharrem Kose, oficial turco afastado das suas funções em maio de 2016 devido devido à sua ligação ao clérigo oposicionista Fethulalh Gulen.

Os militares revoltosos declararam a lei marcial e o recolher obrigatório, depois de terem anunciado que tinham tomado o poder no país.

Os revoltosos acusaram o presidente Recep Erdogan, que é islamista, de ser um “traidor” e de ter estabelecido um regime autoritário baseado no medo.

Os golpistas atacaram diversas instalações em Ancara, incluindo o edifício do Estado Maior do Exército, comandos da polícia, instalações do ministério do Interior e a sede do Parlamento.

Na sequência de um destes ataques, 17 agentes das forças especiais da Polícia morreram.

Tolga Bozoglu / EPA

Populares turcos manifestam-se em cima de um tanque tomado aos militares rebeldes

Populares turcos manifestam-se em cima de um tanque tomado aos militares rebeldes

O presidente turco, Recep Erdogan, encontrava-se de férias na cidade de Bodrum, no sul do país, e reagiu prontamente ao golpe com uma declaração a uma cadeia de televisão feita por telemóvel.

Na declaração, transmitida através do Facetime e divulgada pela CNN Turk, Erdogan apelou ao povo que saísse à rua e resistisse ao golpe.

Em resposta ao apelo do presidente, e após uma vaga de fundo largamente alimentada pelas redes sociais, milhares de turcos saíram às ruas para afrontar os militares rebeldes.

Notícias não confirmadas deram conta de que um grupo de civis não armados terá tomado a sede da televisão estatal turca TRT, que se encontrava então sob controlo de militares revoltosos.

Numa reviravolta do golpe em curso, um caça F-16 da Força Aérea da Turquia derrubou um helicóptero que transportava os líderes revoltosos.

Os militares golpistas começaram a entregar-se às autoridades.

Ao início da madrugada, o presidente Erdogan aterrou no aeroporto de Istambul, onde foi recebido por uma multidão de apoiantes.

O presidente turco culpou pelo golpe os apoiantes do imã Fethullah Gülen, exilado há anos nos Estados Unidos.

Segundo o presidente, os responsáveis pela tentativa de golpe serão punidos, independentemente da instituição a que pertençam.

Erdogan garante que não vai abandonar o poder, e que o golpe de estado, contra um governo eleito, foi promovido “por uma minoria do Exército turco”.

A tentativa de golpe de Estado é como um presente de Deus, que permitirá limpar o Exército”, disse Erdogan.

ZAP / Lusa / ABr / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …

Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente querem "internar" em casa 1.800 pacientes por ano

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai começar no princípio de fevereiro a “internar” doentes em casa, projetando que, dentro de três anos, seja o maior serviço de hospitalização domiciliária do país, tratando 1.800 …

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …

Governo avança com incentivos à natalidade. Baixas para assistência a filho vão ser pagas a 100%

O Governo vai avançar com novos incentivos à natalidade. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, avança que as baixas para assistência aos filhos passarão a ser pagas a 100%. Em entrevista ao …

OE2020. Afinal, o risco de incumprimento é "bastante baixo"

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal mostrou-se esta segunda-feira despreocupado com os alertas da Comissão Europeia, afirmando que, enquanto responsável pela elaboração do Orçamento de Estado para 2020, não conta ter …

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …