/

Turquia prendeu 1.656 utilizadores por insultos nas redes sociais nos últimos 6 meses

1

Sedat Suna / EPA

Golpe de estado militar em curso na Turquia - população protesta contra o Golpe

O Ministério do Interior da turquia revelou este sábado que as autoridades prenderam 1.656 pessoas nos últimos seis meses por alegado apoio a organizações terroristas ou insultos nas redes sociais, estando a investigar pelo menos outras 10 mil pessoas.

Em comunicado, o ministério explicou que foram tomadas medidas legais contra 3.710 pessoas identificadas pela polícia, acrescentando que 1.203 pessoas foram libertadas em liberdade condicional, 767 foram libertadas e 84 ainda estão detidas.

Estão também em curso investigações e procedimentos legais contra mais 10 mil pessoas denunciadas ao Ministério Público, indica a agência Associated Press.

A Turquia reprime a dissidência depois de, em julho, uma alegada tentativa de golpe de Estado ter fracassado, originando milhares de detidos por supostas ligações a grupos proibidos.

As autoridades turcas restringem frequentemente o acesso às redes sociais para evitar a difusão de informação considerada prejudicial para a segurança pública.

Depois da tentativa falhada de golpe, a Turquia suspendeu a Convenção Europeia dos Direitos Humanos, e tem realizado uma “limpeza” em diversas áreas, com destaque nos media, administração pública e instituições policiais e militares.

Em agosto, o governo turco anunciou que iria libertar 38 mil presos para conseguir mais espaço nas cadeias, e em setembro foi anunciada a construção de 174 novas prisões para acolher as dezenas de milhares de detidos após o golpe frustrado.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Uma ditadura com laivos de islamismo radical cresce junto á Europa. Nestes “novos “tempos” de governos musculados (Russia, Irão, China, etc e agora até os próprios EUA) tem caminho livre, qual erva daninha, para progredir e se implantar. Parece que a “Sublime Porta” está de volta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.