Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Sedat Suna / EPA

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016.

De acordo com o jornal Público, a Justiça turca condenou 337 pessoas a prisão perpétua pela tentativa de golpe em 2016. Os arguidos foram considerados culpados de “tentativa de derrubar a ordem constitucional”, “tentativa de assassínio do Presidente” e “homicídios voluntários”, relatou um jornalista da agência France-Presse no local.

Segundo a agência Lusa, os condenados incluem pilotos acusados de terem bombardeado vários importantes locais na capital, Ancara, assim como o Parlamento, e oficiais militares que lideraram o golpe na base militar de Akinci.

Quatro civis, incluindo o empresário Kemal Batmaz, foram condenados cada um a 79 sentenças de prisão perpétua agravada (esta sentença, que inclui condições mais rigorosas de detenção, substituiu a pena de morte, abolida em 2004).

Um total de 475 pessoas estavam em julgamento neste processo, que é considerado o principal relativo ao golpe fracassado de 15 a 16 de julho de 2016.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusa o religioso Fethullah Gülen de ter planeado a tentativa de golpe. Este ex-aliado do Presidente turco, que agora reside nos Estados Unidos, nega qualquer envolvimento.

Desde esta tentativa de golpe falhado, as autoridades perseguiram implacavelmente os apoiantes de Gülen numa escala sem precedentes na história moderna da Turquia. Várias dezenas de milhares de pessoas foram presas e mais de 140 mil funcionários públicos foram demitidos ou suspensos das suas funções.

As perseguições e prisões continuam até esta quinta-feira, embora o seu ritmo se tenha tornado menos intenso cinco anos após a tentativa de golpe. Outros julgamentos, com um número ainda maior de réus, estão em andamento e 289 julgamentos relacionados com a tentativa de golpe já foram concluídos.

Os tribunais já condenaram mais de 4100 pessoas, impondo penas de prisão perpétua a mais de 2500 dessas, segundo dados oficiais.

Segundo o mesmo diário, Erdogan fez aprovar uma reforma à Constituição que lhe permitiu concentrar enormes poderes. Exemplo disso é a lei aprovada, em julho, que dá novos poderes ao Governo para regular as redes sociais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …