Turquia multa Twitter e Facebook por violação de lei que visa conter dissidentes

As autoridades turcas multaram o Twitter, o Facebook, o Instagram, o Periscope e o TikTok por não cumprirem uma nova lei que visa reprimir dissidentes.

Cada uma das empresas foi multada em 10 milhões de liras turcas (cerca de um milhão de euros), por não terem nomeado, até ao dia 02 de novembro, um representante permanente para o país, disse na quarta-feira o vice-ministro dos Transportes e da Infraestrutura da Turquia, Omer Fatih Sayan, citado pelo Wall Street Journal.

A nova lei, aprovada no verão e em vigor desde outubro, dá ao governo mais poder para monitorizar o conteúdo nas redes. Além de ter representantes permanentes na Turquia, a lei exige que as empresas de media social tomem medidas para armazenar os dados dos utilizadores turcos no país e executem ordens judiciais de remoção de conteúdo.

Segundo o Wall Street Journal, o não cumprimento destas normas expõe as operadoras a um regime de sanções em cinco etapas, que vão desde multas até à perda da receita em publicidade e a restrições de acesso.

Estas regras alarmaram a oposição e os defensores da liberdade de expressão, que defendem que as redes sociais são dos últimos espaços onde os dissidentes se podem expressar, após magnatas leais ao Presidente Recep Tayyip Erdogan terem adquirido canais de televisão e jornais nacionais. Dezenas de outros foram encerrados.

Yaman Akdeniz, professor da Universidade Bilgi e especialista em direitos da Internet, espera que o Twitter, o Facebook e outras empresas de media social resistam em nomear representantes permanentes e ponderem se querem continuar a operar na Turquia.

“Estar num país com um histórico mau de direitos humanos (…) é um teste para esse tipo de empresa. É um ambiente hostil”, referiu.

Omer Fatih Sayan, cujo ministério supervisiona a agência de Internet do país, disse estar confiante de que todas as empresas cumprirão a nova regra. “O nosso objetivo não é entrar em conflito com esses fornecedores, que atendem biliões de pessoas no mundo”, acrescentou o vice-ministro dos Transportes e da Infraestrutura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …