Turquia nega que Golpe de Estado de 2016 tenha sido orquestrado por Erdogan

Sedat Suna / EPA

Golpe de estado militar em curso na Turquia - população protesta contra o Golpe

Golpe de estado militar em curso na Turquia – população protesta contra o Golpe

O vice-primeiro-ministro da Turquia, Numan Kurtulmus, negou as alegações crescentes de que o golpe de Estado frustrado de 2016 no país tenha sido controlada por Ancara, e elogiou o povo turco por refutar usurpadores do poder.

A capital turca, Ancara, viveu momentos de agitação em 2016, quando um grupo de militares alegadamente a mando do clérigo islâmico Fethullah Gulen terá tentado tomar o poder, através de um golpe de estado falhado.

Dada a escalada autoritária do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que após o episódio se sustentou na mobilização popular para garantir a concentração de funções nas suas mãos e ordenou a prisão de mais de 50 mil pessoas, a teoria conspiratória que atribui ao próprio presidente a autoria do golpe tem ganho cada vez mais defensores.

A tentativa de golpe de Estado é como um presente de Deus, que permitirá limpar o Exército”, disse mesmo na altura Erdogan.

Mas diversos analistas internacionais manifestaram na altura estranheza pela “falta de profissionalismo e coordenação” dos militares revoltosos, e alguns dos oficiais detidos quando marchavam para Ancara reagiram então com surpresa, porque “julgavam estar a realizar um exercício militar”.

Diversas organizações defensoras dos direitos humanos sustentam também que Erdogan se tem aproveitado da alegada “escalada golpista” para prender opositores ao regime e manietar ainda mais a já controlada imprensa do país.

O vice-primeiro-ministro da Turquia, Numan Kurtulmus, rejeitou hoje no entanto estas acusações. Em conferência de imprensa para assinalar o primeiro aniversário do golpe, Kurtulmus considera que “esta não foi uma tentativa de golpe controlada, mas sim uma tentativa de defender o povo turco”.

O vice-primeiro ministro realçou que as autoridades turcas estão ainda a tentar encontrar apoiantes do movimento de Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos.

“O nosso objectivo é encontrar todos aqueles que têm ligações a essa organização e a apoiam. Estamos a tentar purgá-los da sociedade“, acrescentou Kurtulmus.

PARTILHAR

RESPONDER

Estado de Emergência. Oito detidos e 63 estabelecimentos encerrados

Oito pessoas foram detidas por violarem a obrigação de confinamento e outros crimes de desobediência pelas forças de segurança, até às 17h de sábado, no âmbito do estado de emergência, anunciou este sábado o Ministério …

Justiça impede Isabel dos Santos de receber dividendo da NOS. Mas não é a única afetada

A Sonaecom anunciou este sábado que o tribunal decidiu proceder ao arresto preventivo de 26,075% do capital social da NOS, na sequência da publicação de notícias sobre esquemas alegadamente fraudulentos que envolvem a empresária angolana …

Há animais marinhos capazes de matar vírus na água

Há animais marinhos que conseguem absorver partículas virais ao filtrar a água do mar em busca de oxigénio e alimentos. As esponjas do mar e os caranguejos são particularmente eficientes. Apesar de a humanidade já ter …

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …