Turquia nega que Golpe de Estado de 2016 tenha sido orquestrado por Erdogan

Sedat Suna / EPA

Golpe de estado militar em curso na Turquia - população protesta contra o Golpe

Golpe de estado militar em curso na Turquia – população protesta contra o Golpe

O vice-primeiro-ministro da Turquia, Numan Kurtulmus, negou as alegações crescentes de que o golpe de Estado frustrado de 2016 no país tenha sido controlada por Ancara, e elogiou o povo turco por refutar usurpadores do poder.

A capital turca, Ancara, viveu momentos de agitação em 2016, quando um grupo de militares alegadamente a mando do clérigo islâmico Fethullah Gulen terá tentado tomar o poder, através de um golpe de estado falhado.

Dada a escalada autoritária do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que após o episódio se sustentou na mobilização popular para garantir a concentração de funções nas suas mãos e ordenou a prisão de mais de 50 mil pessoas, a teoria conspiratória que atribui ao próprio presidente a autoria do golpe tem ganho cada vez mais defensores.

A tentativa de golpe de Estado é como um presente de Deus, que permitirá limpar o Exército”, disse mesmo na altura Erdogan.

Mas diversos analistas internacionais manifestaram na altura estranheza pela “falta de profissionalismo e coordenação” dos militares revoltosos, e alguns dos oficiais detidos quando marchavam para Ancara reagiram então com surpresa, porque “julgavam estar a realizar um exercício militar”.

Diversas organizações defensoras dos direitos humanos sustentam também que Erdogan se tem aproveitado da alegada “escalada golpista” para prender opositores ao regime e manietar ainda mais a já controlada imprensa do país.

O vice-primeiro-ministro da Turquia, Numan Kurtulmus, rejeitou hoje no entanto estas acusações. Em conferência de imprensa para assinalar o primeiro aniversário do golpe, Kurtulmus considera que “esta não foi uma tentativa de golpe controlada, mas sim uma tentativa de defender o povo turco”.

O vice-primeiro ministro realçou que as autoridades turcas estão ainda a tentar encontrar apoiantes do movimento de Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos.

“O nosso objectivo é encontrar todos aqueles que têm ligações a essa organização e a apoiam. Estamos a tentar purgá-los da sociedade“, acrescentou Kurtulmus.

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …