Turquia nega que Golpe de Estado de 2016 tenha sido orquestrado por Erdogan

Sedat Suna / EPA

Golpe de estado militar em curso na Turquia - população protesta contra o Golpe

Golpe de estado militar em curso na Turquia – população protesta contra o Golpe

O vice-primeiro-ministro da Turquia, Numan Kurtulmus, negou as alegações crescentes de que o golpe de Estado frustrado de 2016 no país tenha sido controlada por Ancara, e elogiou o povo turco por refutar usurpadores do poder.

A capital turca, Ancara, viveu momentos de agitação em 2016, quando um grupo de militares alegadamente a mando do clérigo islâmico Fethullah Gulen terá tentado tomar o poder, através de um golpe de estado falhado.

Dada a escalada autoritária do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que após o episódio se sustentou na mobilização popular para garantir a concentração de funções nas suas mãos e ordenou a prisão de mais de 50 mil pessoas, a teoria conspiratória que atribui ao próprio presidente a autoria do golpe tem ganho cada vez mais defensores.

A tentativa de golpe de Estado é como um presente de Deus, que permitirá limpar o Exército”, disse mesmo na altura Erdogan.

Mas diversos analistas internacionais manifestaram na altura estranheza pela “falta de profissionalismo e coordenação” dos militares revoltosos, e alguns dos oficiais detidos quando marchavam para Ancara reagiram então com surpresa, porque “julgavam estar a realizar um exercício militar”.

Diversas organizações defensoras dos direitos humanos sustentam também que Erdogan se tem aproveitado da alegada “escalada golpista” para prender opositores ao regime e manietar ainda mais a já controlada imprensa do país.

O vice-primeiro-ministro da Turquia, Numan Kurtulmus, rejeitou hoje no entanto estas acusações. Em conferência de imprensa para assinalar o primeiro aniversário do golpe, Kurtulmus considera que “esta não foi uma tentativa de golpe controlada, mas sim uma tentativa de defender o povo turco”.

O vice-primeiro ministro realçou que as autoridades turcas estão ainda a tentar encontrar apoiantes do movimento de Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos.

“O nosso objectivo é encontrar todos aqueles que têm ligações a essa organização e a apoiam. Estamos a tentar purgá-los da sociedade“, acrescentou Kurtulmus.

PARTILHAR

RESPONDER

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …

150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais. Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram …

Holanda. Mudanças na legislação fiscal sobre empresas para corrigir imagem de paraíso fiscal

O governo holandês deve apresentar esta terça-feira, no reinício dos trabalhos parlamentares, uma modificação da lei sobre a taxação dos lucros das multinacionais, com o intuito de corrigir a imagem de paraíso fiscal para os …

ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai, a partir desta segunda-feira, “acabar com a venda de garrafas de água de plástico de 33 centilitros” no campus, uma vez que, anualmente, são consumidas quase …

Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova …

Políticos de PS e PSD envolvidos no negócio milionário da canábis

Os ex-ministros Jaime Gama, do PS, e Ângelo Correia, do PSD, têm ligações a empresas que obtiveram licença para a produção em Portugal de canábis para fins medicinais. Um negócio milionário que já é conhecido …

Diretor da PJ vai ganhar mais com o fim do teto máximo dos juízes

O salário de diretor da Polícia Judiciária, equiparado ao dos juízes dos Tribunais da Relação com cinco anos de serviço, vai beneficiar do fim do teto salarial que impedia os magistrados de receberem mais do …

Tribunal Constitucional perdeu caixa com assinaturas do RIR de Tino de Rans

Vitorino Silva ou Tino de Rans, como é mais conhecido, apanhou um valente susto quando descobriu que o Tribunal Constitucional perdeu uma caixa com assinaturas para a legalização do seu partido, o RIR. Depois de …

Administrador nomeado pelo Estado demitiu-se da Fundação Coleção Berardo. Já há substituto

João Neves apresentou à tutela a sua demissão de administrador da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo (FAMC) na passada quinta-feira, devido ao processo de guarda do arresto das cerca das mil …