A “grande limpeza” de Erdogan já apanhou 50 mil pessoas

Sedat Suna / EPA

Golpe de estado militar em curso na Turquia - população protesta contra o Golpe

Governo turco já deteve, despediu ou suspendeu cerca de 50 mil pessoas desde a tentativa do golpe de Estado. Wikileaks também já foi bloqueado do país.

Cerca de 50 mil pessoas na Turquia já foram detidas, despedidas ou suspensas, na sequência do golpe de Estado falhado, escreve a BBC.

Deste número, 21 mil são professores e 15 mil são pessoas em funções no Ministério da Educação que entretanto foram suspensas, a par de outros ministérios.

Anteriormente, já tinham sido suspensos cerca de oito mil polícias e três mil juízes e, pelo menos, seis mil militares foram detidos por suspeitas de ligação ao golpe.

Segundo a emissora britânica, o Governo turco está a solicitar aos académicos fora do país que regressem ao país “o mais rápido possível”.

Além do setor da Educação, os media turcos também estão a ser passados a pente fino. 24 canais de televisão e estações de rádio viram as suas licenças revogadas.

O presidente Recep Erdogan já tinha prometido que ia pôr em marcha “uma grande limpeza”, tendo considerado esta tentativa de golpe “uma dádiva de Deus”.

Entretanto, o Governo decidiu bloquear a Wikileaks da Turquia, depois do site ter divulgado cerca de 300 mil e-mails enviados pelo AKP, o partido de  Erdogan.

Esta terça-feira, o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, anunciou ter enviado um pedido formal aos Estados Unidos para a extradição do clérigo Fethullah Gulen.

O imã muçulmano, considerado pelo presidente turco o principal responsável pela tentativa de golpe de Estado de sexta-feira, está exilado nos EUA desde 1999.

Gulen nega qualquer envolvimento no golpe e chegou mesmo a sugerir que poderá ter sido o próprio presidente a instigar o golpe, que fez mais de 300 mortos.

Segundo a BBC, Erdogan já falou ao telefone com o presidente Barack Obama sobre este pedido de extradição.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …