Erdogan prometeu. E está mesmo a fazer “a grande limpeza”

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

O Presidente turco, Recep Erdogan, prometeu este domingo eliminar “os vírus” facciosos no Estado, ao dirigir-se a uma multidão de simpatizantes depois da tentativa fracassada de golpe de Estado de sexta-feira. E já há 6.000 detidos.

Tayyip Erdogan veio este domingo assegurar que vai continuar a “limpar o vírus” responsável pela tentativa de golpe de Estado, numa referência a Fethullah Gulen.

“Vamos continuar a eliminar os vírus de todas as instituições do Estado. É um vírus, como um cancro, que se propaga a todo o Estado”, afirmou Erdogan numa cerimónia na mesquita de Fatih, em Istambul, em memória das vítimas dos militares rebeldes.

De microfone na mão, o Presidente turco apelou também aos seus partidários para continuarem nas ruas a manifestar o apoio ao regime.

Erdogan admitiu já a reintrodução da pena de morte, para ser aplicada a quem desencadeou a tentativa de golpe de Estado.

Este golpe de Estado foi uma dádiva de Deus”, afirmou Erdogan na noite do golpe de estado.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite.

O último balanço aponta para 161 mortos entre civis e forças leais ao presidente Recep Erdogan, 1.440 feridos e 2.839 militares revoltosos detidos.

Yildirim adiantou que 20 militares revoltosos morreram no decurso da tentativa de golpe de Estado, números que contrariam o balanço inicialmente avançado pelas Forças Armadas, que apontavam para 104 mortes entre os militares, abatidos pelas forças leais ao presidente Erdogan.

Detenções não param de aumentar

Além dos quase 3.000 militares rebeldes que se renderam ou que foram detidos, não param de aumentar as detenções entra a hierarquia do estado turco.

Este sábado, a polícia turca prendeu 10 juízes do Danistay, um dos órgãos supremos da Judicatura da Turquia e a autoridade máxima para contenciosos administrativos.

As detenções foram efectuadas no quadro de um mandado de captura emanado das autoridades presidenciais contra 140 juízes do Supremo Tribunal, também conhecido por Yargitay.

Segundo o ministro turco da justiça, Bekir Bozdag, até este domingo de manhã já tinham sido feitas 6.000 detenções.

A grande limpeza continua”, diz o ministro.

Gulen nega envolvimento e suspeita de Erdogan

O imã muçulmano oposicionista Fethullah Gulen, acusado por Erdogan de ter fomentado o golpe de Estado, negou este domingo qualquer envolvimento no golpe.

Gulen sugere mesmo que poderá ter sido o próprio presidente turco, Recep Erdogan, a instigá-lo.

Em entrevista publicada este domingo no The New York Times,  o clérigo muçulmano, que vive em exílio voluntário nos Estados Unidos desde 1999, disse “ignorar” se os autores da tentativa de golpe de estado são ou não seus simpatizantes.

“A minha mensagem aos turcos é que nunca vejam com bons olhos um golpe militar no país”, disse Culen.

“A democracia nunca pode ser atingida através de uma intervenção militar”, concluiu.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Creio bem que quem acabará por ser limpo será essa “amigo” do Daesh chamado Erdogan. A Turquia quer histórica quer actualmente está a precisar de uma boa lição. Já cometeu crimes a mais e ainda não pagou a factura. Talvez não esteja longe de o vir a fazer e talvez um regime militar não fosse má ideia… por algum tempo, pelo menos até asfixiar o EI, coisa que o Erdogan não parece muito interessado, sempre lhe chega algum do apoio que dá, “travestido”, a esse grupo de assassinos em massa.

  2. Esse “califa” Erdogan, com a sua popularidade a cair com os seus “engenheiros” cria um pseudo gole de estado para:
    1 – Testar a eficácia da sua máquina e controlo;
    2 – Passar por coitadinho e assim reforçar a sua popularidade perante os burros, conseguindo o apoio de um povo manipulado, enganado por essa falsa, satânica ideologia politica chamada islamismo, passando de besta a bestial;
    3 – Ter o pretexto para assim impor medidas cruéis e desumanas como a pena de morte, o sequestro da democracia, leis marciais, mudar a constituição e aniquilar a democracia (o verdadeiro objectivo do islamismo);
    4 – Fazer uma limpeza judicial, militar e policial (Chefias militares e policiais de topo, bem como juízes e procuradores destituídos), livrando-se assim dos críticos;
    5 – Sequestrar a democracia e impor o pesadelo islâmico com a infame Sharia;
    Mustafá Kemal Ataturk estará dando voltas ao ver os islamistas a tomar o poder por meios muito baixos e a tentarem impor a sharia.
    Mas esperem, a coisa não vai ficar por aqui, nem os militares, penso que muito em breve assistiremos a um verdadeiro golpe de estado, com a deposição desse nojento Erdogan e seus sequazes; a ver vamos

RESPONDER

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …

Esqueletos revelam que fosso entre ricos e pobres começou a abrir-se há 6.600 anos

A análise a ossos encontrados numa sepultura na Polónia mostram que o fosse entre ricos e pobres na Europa começou a abrir-se muito antes daquilo que se pensava. O desaparecimento da classe média é um problema …

Super-Terras quentes podem ter atmosferas metálicas brilhantes

Os cientistas querem perceber porque é que as super-Terras quentes possuem um brilho tão chamativo - e já há uma hipótese em cima da mesa. Os exoplanetas, chamados de super-Terras quentes, podem ser particularmente brilhantes e …

As larvas de peixe-sol são adoráveis (mas crescem e tornam-se gigantescos "nadadores")

Uma equipa de cientistas australianos e neozelandeses descobriram as fases iniciais da larva gigante de peixe-sol. Pela primeira vez, o sequenciamento de ADN identificou as larvas do peixe-sol (Mola alexandrini). O peixe-sol, conhecido cientificamente como Mola …

Telescópio Webb vai estudar Júpiter, os seus anéis e duas intrigantes luas

Júpiter, que tem o nome do rei dos antigos deuses romanos, comanda a sua própria miniversão do nosso Sistema Solar de satélites circundantes; os seus movimentos convenceram Galileu Galileu de que a Terra não era …

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …