Erdogan prometeu. E está mesmo a fazer “a grande limpeza”

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

O Presidente turco, Recep Erdogan, prometeu este domingo eliminar “os vírus” facciosos no Estado, ao dirigir-se a uma multidão de simpatizantes depois da tentativa fracassada de golpe de Estado de sexta-feira. E já há 6.000 detidos.

Tayyip Erdogan veio este domingo assegurar que vai continuar a “limpar o vírus” responsável pela tentativa de golpe de Estado, numa referência a Fethullah Gulen.

“Vamos continuar a eliminar os vírus de todas as instituições do Estado. É um vírus, como um cancro, que se propaga a todo o Estado”, afirmou Erdogan numa cerimónia na mesquita de Fatih, em Istambul, em memória das vítimas dos militares rebeldes.

De microfone na mão, o Presidente turco apelou também aos seus partidários para continuarem nas ruas a manifestar o apoio ao regime.

Erdogan admitiu já a reintrodução da pena de morte, para ser aplicada a quem desencadeou a tentativa de golpe de Estado.

Este golpe de Estado foi uma dádiva de Deus”, afirmou Erdogan na noite do golpe de estado.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite.

O último balanço aponta para 161 mortos entre civis e forças leais ao presidente Recep Erdogan, 1.440 feridos e 2.839 militares revoltosos detidos.

Yildirim adiantou que 20 militares revoltosos morreram no decurso da tentativa de golpe de Estado, números que contrariam o balanço inicialmente avançado pelas Forças Armadas, que apontavam para 104 mortes entre os militares, abatidos pelas forças leais ao presidente Erdogan.

Detenções não param de aumentar

Além dos quase 3.000 militares rebeldes que se renderam ou que foram detidos, não param de aumentar as detenções entra a hierarquia do estado turco.

Este sábado, a polícia turca prendeu 10 juízes do Danistay, um dos órgãos supremos da Judicatura da Turquia e a autoridade máxima para contenciosos administrativos.

As detenções foram efectuadas no quadro de um mandado de captura emanado das autoridades presidenciais contra 140 juízes do Supremo Tribunal, também conhecido por Yargitay.

Segundo o ministro turco da justiça, Bekir Bozdag, até este domingo de manhã já tinham sido feitas 6.000 detenções.

A grande limpeza continua”, diz o ministro.

Gulen nega envolvimento e suspeita de Erdogan

O imã muçulmano oposicionista Fethullah Gulen, acusado por Erdogan de ter fomentado o golpe de Estado, negou este domingo qualquer envolvimento no golpe.

Gulen sugere mesmo que poderá ter sido o próprio presidente turco, Recep Erdogan, a instigá-lo.

Em entrevista publicada este domingo no The New York Times,  o clérigo muçulmano, que vive em exílio voluntário nos Estados Unidos desde 1999, disse “ignorar” se os autores da tentativa de golpe de estado são ou não seus simpatizantes.

“A minha mensagem aos turcos é que nunca vejam com bons olhos um golpe militar no país”, disse Culen.

“A democracia nunca pode ser atingida através de uma intervenção militar”, concluiu.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Creio bem que quem acabará por ser limpo será essa “amigo” do Daesh chamado Erdogan. A Turquia quer histórica quer actualmente está a precisar de uma boa lição. Já cometeu crimes a mais e ainda não pagou a factura. Talvez não esteja longe de o vir a fazer e talvez um regime militar não fosse má ideia… por algum tempo, pelo menos até asfixiar o EI, coisa que o Erdogan não parece muito interessado, sempre lhe chega algum do apoio que dá, “travestido”, a esse grupo de assassinos em massa.

  2. Esse “califa” Erdogan, com a sua popularidade a cair com os seus “engenheiros” cria um pseudo gole de estado para:
    1 – Testar a eficácia da sua máquina e controlo;
    2 – Passar por coitadinho e assim reforçar a sua popularidade perante os burros, conseguindo o apoio de um povo manipulado, enganado por essa falsa, satânica ideologia politica chamada islamismo, passando de besta a bestial;
    3 – Ter o pretexto para assim impor medidas cruéis e desumanas como a pena de morte, o sequestro da democracia, leis marciais, mudar a constituição e aniquilar a democracia (o verdadeiro objectivo do islamismo);
    4 – Fazer uma limpeza judicial, militar e policial (Chefias militares e policiais de topo, bem como juízes e procuradores destituídos), livrando-se assim dos críticos;
    5 – Sequestrar a democracia e impor o pesadelo islâmico com a infame Sharia;
    Mustafá Kemal Ataturk estará dando voltas ao ver os islamistas a tomar o poder por meios muito baixos e a tentarem impor a sharia.
    Mas esperem, a coisa não vai ficar por aqui, nem os militares, penso que muito em breve assistiremos a um verdadeiro golpe de estado, com a deposição desse nojento Erdogan e seus sequazes; a ver vamos

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …