Erdogan prometeu. E está mesmo a fazer “a grande limpeza”

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

O Presidente turco, Recep Erdogan, prometeu este domingo eliminar “os vírus” facciosos no Estado, ao dirigir-se a uma multidão de simpatizantes depois da tentativa fracassada de golpe de Estado de sexta-feira. E já há 6.000 detidos.

Tayyip Erdogan veio este domingo assegurar que vai continuar a “limpar o vírus” responsável pela tentativa de golpe de Estado, numa referência a Fethullah Gulen.

“Vamos continuar a eliminar os vírus de todas as instituições do Estado. É um vírus, como um cancro, que se propaga a todo o Estado”, afirmou Erdogan numa cerimónia na mesquita de Fatih, em Istambul, em memória das vítimas dos militares rebeldes.

De microfone na mão, o Presidente turco apelou também aos seus partidários para continuarem nas ruas a manifestar o apoio ao regime.

Erdogan admitiu já a reintrodução da pena de morte, para ser aplicada a quem desencadeou a tentativa de golpe de Estado.

Este golpe de Estado foi uma dádiva de Deus”, afirmou Erdogan na noite do golpe de estado.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite.

O último balanço aponta para 161 mortos entre civis e forças leais ao presidente Recep Erdogan, 1.440 feridos e 2.839 militares revoltosos detidos.

Yildirim adiantou que 20 militares revoltosos morreram no decurso da tentativa de golpe de Estado, números que contrariam o balanço inicialmente avançado pelas Forças Armadas, que apontavam para 104 mortes entre os militares, abatidos pelas forças leais ao presidente Erdogan.

Detenções não param de aumentar

Além dos quase 3.000 militares rebeldes que se renderam ou que foram detidos, não param de aumentar as detenções entra a hierarquia do estado turco.

Este sábado, a polícia turca prendeu 10 juízes do Danistay, um dos órgãos supremos da Judicatura da Turquia e a autoridade máxima para contenciosos administrativos.

As detenções foram efectuadas no quadro de um mandado de captura emanado das autoridades presidenciais contra 140 juízes do Supremo Tribunal, também conhecido por Yargitay.

Segundo o ministro turco da justiça, Bekir Bozdag, até este domingo de manhã já tinham sido feitas 6.000 detenções.

A grande limpeza continua”, diz o ministro.

Gulen nega envolvimento e suspeita de Erdogan

O imã muçulmano oposicionista Fethullah Gulen, acusado por Erdogan de ter fomentado o golpe de Estado, negou este domingo qualquer envolvimento no golpe.

Gulen sugere mesmo que poderá ter sido o próprio presidente turco, Recep Erdogan, a instigá-lo.

Em entrevista publicada este domingo no The New York Times,  o clérigo muçulmano, que vive em exílio voluntário nos Estados Unidos desde 1999, disse “ignorar” se os autores da tentativa de golpe de estado são ou não seus simpatizantes.

“A minha mensagem aos turcos é que nunca vejam com bons olhos um golpe militar no país”, disse Culen.

“A democracia nunca pode ser atingida através de uma intervenção militar”, concluiu.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Creio bem que quem acabará por ser limpo será essa “amigo” do Daesh chamado Erdogan. A Turquia quer histórica quer actualmente está a precisar de uma boa lição. Já cometeu crimes a mais e ainda não pagou a factura. Talvez não esteja longe de o vir a fazer e talvez um regime militar não fosse má ideia… por algum tempo, pelo menos até asfixiar o EI, coisa que o Erdogan não parece muito interessado, sempre lhe chega algum do apoio que dá, “travestido”, a esse grupo de assassinos em massa.

  2. Esse “califa” Erdogan, com a sua popularidade a cair com os seus “engenheiros” cria um pseudo gole de estado para:
    1 – Testar a eficácia da sua máquina e controlo;
    2 – Passar por coitadinho e assim reforçar a sua popularidade perante os burros, conseguindo o apoio de um povo manipulado, enganado por essa falsa, satânica ideologia politica chamada islamismo, passando de besta a bestial;
    3 – Ter o pretexto para assim impor medidas cruéis e desumanas como a pena de morte, o sequestro da democracia, leis marciais, mudar a constituição e aniquilar a democracia (o verdadeiro objectivo do islamismo);
    4 – Fazer uma limpeza judicial, militar e policial (Chefias militares e policiais de topo, bem como juízes e procuradores destituídos), livrando-se assim dos críticos;
    5 – Sequestrar a democracia e impor o pesadelo islâmico com a infame Sharia;
    Mustafá Kemal Ataturk estará dando voltas ao ver os islamistas a tomar o poder por meios muito baixos e a tentarem impor a sharia.
    Mas esperem, a coisa não vai ficar por aqui, nem os militares, penso que muito em breve assistiremos a um verdadeiro golpe de estado, com a deposição desse nojento Erdogan e seus sequazes; a ver vamos

RESPONDER

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …