Turquia já enviou aos EUA pedido formal de extradição do clérigo Gulen

BrookingsInst / Flickr

Recep Tayyip Erdogan, Primeiro-ministro turco e candidato à Presidência

A Turquia já enviou um pedido formal ao Estados Unidos a pedir a extradição do clérigo Fethullah Gulen, acusado de estar ligado à tentativa de golpe de Estado da última sexta-feira.

O pedido foi divulgado pelo primeiro-ministro Binali Yildirim, num discurso feito esta terça-feira no Parlamento.

“Enviámos quatro dossiers aos Estados Unidos a pedir a extradição do líder terrorista”, disse o governante, citado pela agência noticiosa Anadolu.

Em causa está a extradição do clérigo Fethullah Gulen, a quem o Governo turco responsabiliza pelo tentativa de golpe de Estado da última sexta-feira.

O imã muçulmano, antigo aliado do presidente Recep Erdogan, está exilado nos EUA desde 1999 e nega qualquer envolvimento no golpe.

Gulen chegou mesmo a sugerir que poderá ter sido o próprio presidente turco a instigar o golpe, que fez mais de 300 mortos e que levou à detenção de cerca de oito mil pessoas.

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro declarou que Ancara poderá “reconsiderar” as suas relações com os EUA, caso Washington se recuse a extraditar o clérigo muçulmano.

“Os Estados Unidos são nossos amigos, parceiros estratégicos e com quem temos estreitas relações”, afirmou Yildirim.

“No entanto, existe uma ameaça global, uma tentativa de derrubar um governo legítimo e, por isso, não há nenhuma religião ou valores religiosos pelo meio”, acrescentou.

ZAP / Sputnik News

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.