Turquia já enviou aos EUA pedido formal de extradição do clérigo Gulen

BrookingsInst / Flickr

Recep Tayyip Erdogan, Primeiro-ministro turco e candidato à Presidência

A Turquia já enviou um pedido formal ao Estados Unidos a pedir a extradição do clérigo Fethullah Gulen, acusado de estar ligado à tentativa de golpe de Estado da última sexta-feira.

O pedido foi divulgado pelo primeiro-ministro Binali Yildirim, num discurso feito esta terça-feira no Parlamento.

“Enviámos quatro dossiers aos Estados Unidos a pedir a extradição do líder terrorista”, disse o governante, citado pela agência noticiosa Anadolu.

Em causa está a extradição do clérigo Fethullah Gulen, a quem o Governo turco responsabiliza pelo tentativa de golpe de Estado da última sexta-feira.

O imã muçulmano, antigo aliado do presidente Recep Erdogan, está exilado nos EUA desde 1999 e nega qualquer envolvimento no golpe.

Gulen chegou mesmo a sugerir que poderá ter sido o próprio presidente turco a instigar o golpe, que fez mais de 300 mortos e que levou à detenção de cerca de oito mil pessoas.

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro declarou que Ancara poderá “reconsiderar” as suas relações com os EUA, caso Washington se recuse a extraditar o clérigo muçulmano.

“Os Estados Unidos são nossos amigos, parceiros estratégicos e com quem temos estreitas relações”, afirmou Yildirim.

“No entanto, existe uma ameaça global, uma tentativa de derrubar um governo legítimo e, por isso, não há nenhuma religião ou valores religiosos pelo meio”, acrescentou.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Vénus é um "planeta russo", diz o diretor da Roscosmos

O diretor da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitry Rogozin, disse na semana passada que Vénus é um "planeta russo", aludindo às expedições bem sucedida do seu país no planeta em meados dos anos 60, 70 …

Entrevista a Bruno Cunha, que quase morreu 7 vezes numa jogada

Postura descontraída, sorriso permanente, adora o voleibol e não procura maior reconhecimento. Bruno Cunha, 23 anos, internacional português. Reforçou a Fonte do Bastardo para a nova época e já foi uma das figuras no «jogo grande» …

Inventor português e Huawei chegam a acordo

O jornal Público avança esta sexta-feira que a produtora de telemóveis inteligentes Huawei chegou a acordo com Rui Pedro Oliveira, o empresário português que a acusava de lhe ter roubado uma ideia. Em causa estava …

OLX regista queda na procura de casas, mas oferta de imóveis subiu 228% em relação a 2019

A pandemia afetou várias áreas da economia e o setor imobiliário não fugiu à regra. De acordo com o Público, a procura de casas para alugar na plataforma OLX teve uma queda abrupta entre os …

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …