Golpe de estado na Turquia: militares dizem ter tomado o poder

Tolga Bozoglu / EPA

Golpe de estado militar em curso na Turquia

Golpe de estado militar em curso na Turquia

O Exército turco afirmou, em nota de imprensa, que tomou o poder em todo o país. O presidente Erdogan garante que se trata de uma pequena facção militar e que os responsáveis pelo golpe serão punidos.

Forças de segurança turcas encerraram as duas pontes sobre o estreito do Bósforo, em Istambul, e foram ouvidos jatos militares voando baixo sobre Ancara, tendo o primeiro-ministro admitido que esteja em curso um golpe militar.

Os militares turcos declararam entretanto lei marcial e o recolher obrigatório, depois de terem anunciado que tinham tomado o poder no país.

O canal público de televisão divulgou um comunicado das “Forças Armadas turcas” a dar conta da proclamação da lei marcial e de o recolher obrigatório em todo o país.

Não vamos permitir que se degrade a ordem pública na Turquia. Um recolher obrigatório é imposto no país até nova ordem”, especifica o comunicado, assinado pelo “Conselho da paz do país”, que diz que tomou o poder.

“O Exército assumiu totalmente o poder para restaurar a democracia. Todos os nossos acordos internacionais estão em vigor. Esperamos manter as boas relações com todos os países”, refere, no comunicado, o Estado-Maior do Exército.

Todos os nossos acordos internacionais estão em vigor. Esperamos manter as boas relações com todos os países”, afirma o comunicado dos militares.

Segundo a agência Anadolu, o chefe de Estado-Maior, general Hulusi Akar, foi feito refém por um grupo de soldados.

Segundo a rede estatal de televisão TRT, “uma nova Constituição será preparada em breve”. A agência AFP noticia por sua vez ter havido “uma grande explosão” junto à sede da televisão turca.

Ainda segundo a TRT, tanques foram enviados para as proximidades do aeroporto internacional de Istambul, bloqueando a entrada para o terminal.

Erdogan já reagiu

O presidente turco, Recep Erdogan, disse esta noite que é “uma minoria dentro do exército” que está a protagonizar a tentativa de golpe de Estado e pediu aos turcos que resistam nas ruas.

O presidente, que falou por telefone para o canal de notícias CNN-Turk, disse estar absolutamente convencido de que o golpe fracassaria.

Segundo o canal televisivo, o presidente estaria de férias na cidade de Bodrum e encontra-se em segurança.

O primeiro-ministro Binali Yildirim disse por sua vez que “apenas um grupo de militares estaria por trás da tentativa de golpe”.

Segundo o governante turco, o governo estava a tomar controlo da situação, e “os responsáveis pela tentativa de golpe de estado serão punidos”.

Yildirim garante que o governo eleito ainda tem o poder do país.

Reacções internacionais

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, apelou a que se evitem “confrontos mortais” na Turquia, onde está em curso uma tentativa de golpe de Estado.

“Os problemas da Turquia devem ser resolvidos no respeito pela Constituição”, afirmou o responsável numa conferência de imprensa conjunta com o homologo norte-americano, John Kerry.

John Kerry disse esperar que na Turquia prevaleça a paz, a estabilidade e a “continuidade” do poder no Turquia.

O Governo português aconselhou hoje os cidadãos portugueses que se encontram na Turquia a permanecer nas suas residências ou hotéis, disse fonte da Secretaria de Estado das Comunidades.

Segundo a mesma fonte, encontram-se actualmente na Turquia cerca de 350 cidadãos portugueses, 270 dos quais em Istambul.

Os militares turcos anunciaram esta noite que tomaram o poder no país e declararam a lei marcial e o recolher obrigatório.

O português Ricardo Nunes, que chegou quinta-feira a Istambul, Turquia, disse à Lusa que na zona onde se encontra “não há nenhuma agitação militar” e que não foi ouvido um único tiro.

Aqui não há nenhuma agitação militar. Dizem que o aeroporto de Istambul está encerrado”, afirmou Ricardo Nunes, que se encontra em Istambul com a namorada para participar no casamento de um amigo turco.

Ricardo Nunes disse estar em segurança na “casa de uma amiga”, depois de não ter conseguido passar a ponte de Istambul para se dirigir para o local do seu alojamento.

ZAP / Lusa / DW / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …