Caça F-16 turco abate helicóptero com líderes rebeldes. População na rua contra golpe de estado

Sedat Suna / EPA

Golpe de estado militar em curso na Turquia - população protesta contra o Golpe

Golpe de estado militar em curso na Turquia – população protesta contra o Golpe

Um caça F-16 turco abateu esta noite um helicóptero que transportava os líderes rebeldes. A população está nas ruas em protesto contra o golpe.

De acordo com a cadeia de televisão Al Jazeera, um caça F-16 da Força Aérea da Turquia derrubou um helicóptero que transportava os líderes do golpe de estado em curso no país.

Após uma primeira fase em que uma facção militar lançou um golpe de estado na Turquia e anunciou ter tomado controle total do país, a tentativa revoltosa parece estar a perder força.

Segundo informações da agência AFP, soldados rebeldes teriam disparado contra a população na cidade de Istambul, que saiu à rua “em defesa do governo democraticamente eleito”.

Imagens divulgadas pela televisão turca mostraram momentos de tensão após os militares terem disparado sobre civis.

Mais de uma dezena de pessoas terão ficado feridas em Ancara e haverá pelo menos 2 mortos civis em sequência de disparos dos militares revoltosos.

A televisão CNNTurk mostrou imagens de feridos a serem transportados por outras pessoas na capital.

Também se ouviram disparos em várias cidades, nomeadamente em Istambul, onde se registaram feridos quando soldados terão disparado sobre pessoas que se manifestavam contra o golpe de Estado, informaram as rádios turcas.

Sedat Suna / EPA

A população de Istambul saiu à rua em protesto contra o Golpe de Estado na Turquia

A população de Istambul saiu à rua em protesto contra o Golpe de Estado na Turquia

Veículos blindados cortaram a principal avenida de Istambul, onde muitas pessoas saíram à rua para protestar contra a sublevação.

Notícias não confirmadas dão conta de que um grupo de civis não armados terá tomado a sede da televisão estatal turca TRT, que se encontrava sob controlo de militares revoltosos.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um agente da polícia civil a prender um militar da facção golpista.

Fontes governamentais confirmaram que 17 agentes das forças especiais da Polícia morreram na sequência de um bombardeamento de uma aeronave golpista.

Os agentes das forças de segurança terão sido vítimas de um ataque contra uma esquadra na capital Ancara, avança a agência de notícias oficial Anadolu.

Erdogan no Irão

O presidente Erdogan terá sido transportado para o Irão, onde se encontra em segurança.

Em declaração oficial, Erdogan, afirmou que está a regressar a Ancara e pediu ajuda à população do país para responder à tentativa de golpe militar.

Segundo o chefe de Estado, “os golpistas não terão sucesso” e os inimigos do seu governo irão lamentar profundamente as suas acções.

Vários envolvidos na tentativa de tomar o poder terão sido detidos, de acordo com fontes governamentais, que garantem que “o golpe de estado foi repelido“.

ZAP / SN / RT / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …