Caça F-16 turco abate helicóptero com líderes rebeldes. População na rua contra golpe de estado

Sedat Suna / EPA

Golpe de estado militar em curso na Turquia - população protesta contra o Golpe

Golpe de estado militar em curso na Turquia – população protesta contra o Golpe

Um caça F-16 turco abateu esta noite um helicóptero que transportava os líderes rebeldes. A população está nas ruas em protesto contra o golpe.

De acordo com a cadeia de televisão Al Jazeera, um caça F-16 da Força Aérea da Turquia derrubou um helicóptero que transportava os líderes do golpe de estado em curso no país.

Após uma primeira fase em que uma facção militar lançou um golpe de estado na Turquia e anunciou ter tomado controle total do país, a tentativa revoltosa parece estar a perder força.

Segundo informações da agência AFP, soldados rebeldes teriam disparado contra a população na cidade de Istambul, que saiu à rua “em defesa do governo democraticamente eleito”.

Imagens divulgadas pela televisão turca mostraram momentos de tensão após os militares terem disparado sobre civis.

Mais de uma dezena de pessoas terão ficado feridas em Ancara e haverá pelo menos 2 mortos civis em sequência de disparos dos militares revoltosos.

A televisão CNNTurk mostrou imagens de feridos a serem transportados por outras pessoas na capital.

Também se ouviram disparos em várias cidades, nomeadamente em Istambul, onde se registaram feridos quando soldados terão disparado sobre pessoas que se manifestavam contra o golpe de Estado, informaram as rádios turcas.

Sedat Suna / EPA

A população de Istambul saiu à rua em protesto contra o Golpe de Estado na Turquia

A população de Istambul saiu à rua em protesto contra o Golpe de Estado na Turquia

Veículos blindados cortaram a principal avenida de Istambul, onde muitas pessoas saíram à rua para protestar contra a sublevação.

Notícias não confirmadas dão conta de que um grupo de civis não armados terá tomado a sede da televisão estatal turca TRT, que se encontrava sob controlo de militares revoltosos.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um agente da polícia civil a prender um militar da facção golpista.

Fontes governamentais confirmaram que 17 agentes das forças especiais da Polícia morreram na sequência de um bombardeamento de uma aeronave golpista.

Os agentes das forças de segurança terão sido vítimas de um ataque contra uma esquadra na capital Ancara, avança a agência de notícias oficial Anadolu.

Erdogan no Irão

O presidente Erdogan terá sido transportado para o Irão, onde se encontra em segurança.

Em declaração oficial, Erdogan, afirmou que está a regressar a Ancara e pediu ajuda à população do país para responder à tentativa de golpe militar.

Segundo o chefe de Estado, “os golpistas não terão sucesso” e os inimigos do seu governo irão lamentar profundamente as suas acções.

Vários envolvidos na tentativa de tomar o poder terão sido detidos, de acordo com fontes governamentais, que garantem que “o golpe de estado foi repelido“.

ZAP / SN / RT / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …