Caça F-16 turco abate helicóptero com líderes rebeldes. População na rua contra golpe de estado

Sedat Suna / EPA

Golpe de estado militar em curso na Turquia - população protesta contra o Golpe

Golpe de estado militar em curso na Turquia – população protesta contra o Golpe

Um caça F-16 turco abateu esta noite um helicóptero que transportava os líderes rebeldes. A população está nas ruas em protesto contra o golpe.

De acordo com a cadeia de televisão Al Jazeera, um caça F-16 da Força Aérea da Turquia derrubou um helicóptero que transportava os líderes do golpe de estado em curso no país.

Após uma primeira fase em que uma facção militar lançou um golpe de estado na Turquia e anunciou ter tomado controle total do país, a tentativa revoltosa parece estar a perder força.

Segundo informações da agência AFP, soldados rebeldes teriam disparado contra a população na cidade de Istambul, que saiu à rua “em defesa do governo democraticamente eleito”.

Imagens divulgadas pela televisão turca mostraram momentos de tensão após os militares terem disparado sobre civis.

Mais de uma dezena de pessoas terão ficado feridas em Ancara e haverá pelo menos 2 mortos civis em sequência de disparos dos militares revoltosos.

A televisão CNNTurk mostrou imagens de feridos a serem transportados por outras pessoas na capital.

Também se ouviram disparos em várias cidades, nomeadamente em Istambul, onde se registaram feridos quando soldados terão disparado sobre pessoas que se manifestavam contra o golpe de Estado, informaram as rádios turcas.

Sedat Suna / EPA

A população de Istambul saiu à rua em protesto contra o Golpe de Estado na Turquia

A população de Istambul saiu à rua em protesto contra o Golpe de Estado na Turquia

Veículos blindados cortaram a principal avenida de Istambul, onde muitas pessoas saíram à rua para protestar contra a sublevação.

Notícias não confirmadas dão conta de que um grupo de civis não armados terá tomado a sede da televisão estatal turca TRT, que se encontrava sob controlo de militares revoltosos.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um agente da polícia civil a prender um militar da facção golpista.

Fontes governamentais confirmaram que 17 agentes das forças especiais da Polícia morreram na sequência de um bombardeamento de uma aeronave golpista.

Os agentes das forças de segurança terão sido vítimas de um ataque contra uma esquadra na capital Ancara, avança a agência de notícias oficial Anadolu.

Erdogan no Irão

O presidente Erdogan terá sido transportado para o Irão, onde se encontra em segurança.

Em declaração oficial, Erdogan, afirmou que está a regressar a Ancara e pediu ajuda à população do país para responder à tentativa de golpe militar.

Segundo o chefe de Estado, “os golpistas não terão sucesso” e os inimigos do seu governo irão lamentar profundamente as suas acções.

Vários envolvidos na tentativa de tomar o poder terão sido detidos, de acordo com fontes governamentais, que garantem que “o golpe de estado foi repelido“.

ZAP / SN / RT / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …