Gerhard Schröder culpa UE por crise na Ucrânia

FotoDB.de / Flickr

Gerhard Schröder

Gerhard Schröder

O antigo chanceler alemão Gerhard Schröder considerou hoje numa entrevista que a União Europeia (UE) é a principal responsável da crise ucraniana por ter obrigado Kiev a escolher entre um futuro com a UE ou com a Rússia.

Numa entrevista ao jornal alemão Welt am Sonntag, Schröder, amigo de longa data do presidente russo, Vladimir Putin, defendeu que “o erro fundamental resulta da política da UE a favor de um tratado de associação” que Bruxelas queria assinar com a Ucrânia.

“A UE ignorou o facto de a Ucrânia ser um país profundamente dividido culturalmente. Desde sempre, as pessoas do sul e do leste do país estão mais viradas para a Rússia e as do ocidente mais para a UE”, recordou.

“Podia-se falar de um tratado de associação, mas era preciso fazê-lo com a Rússia ao mesmo tempo. O erro de partida foi dizer que seria um tratado de associação com a UE ou uma união aduaneira com a Rússia”, adiantou.

Assegurando, por outro lado, que “erros foram cometidos por todas as partes”, Schröder não condena a anexação da Crimeia à Rússia, na sequência do referendo considerado ilegal pela comunidade internacional.

“A anexação da Crimeia é contestada no plano do direito internacional, mas agora é uma realidade. A Crimeia decidiu em referendo que queria ser uma região russa. E isso foi aplicado”. sublinhou.

Schröder também relativizou a influência de Moscovo sobre os separatistas pró-russos ucranianos.

Mais de sete milhões de ucranianos do leste são chamados a pronunciar-se hoje sobre a “independência” das “repúblicas populares” autoproclamadas de Donetsk e de Lugansk, duas regiões fronteiriças da Rússia, onde os separatistas controlam as principais cidades.

Durante a entrevista ao Welt am Sonntag, Schröder também falou sobre a festa organizada para celebrar os seus 70 anos em São Petersburgo e na qual esteve presente o presidente russo, Vladimir Putin, razão pela qual foi vivamente criticado na Alemanha.

“Desde que conheço Vladimir Putin, há mais de 14 anos, cumprimentamo-nos assim. Não vou mudar isso, mesmo nos períodos difíceis”, precisou Schröder.

Schröder também rejeitou as críticas daqueles que o acusam de tomar partido por ser presidente do grupo de acionistas da Nord Stream.

A Nord Stream, fundada para construir um gasoduto para transportar gás russo para a Europa via Báltico e, portanto, evitando a Ucrânia, é detida pela Gazprom, controlada pelo estado russo, com uma participação de 51%.

“A Nord Stream é uma empresa europeia, cuja sede é na Suíça”, e tem como acionistas os grupos alemães Eon e BASF, bem como a Gaz de France, recordou ainda o ex-chanceler alemão.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …

Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Estados Unidos testaram míssil balístico intercontinental

Os Estados Unidos anunciaram que testaram hoje com sucesso um míssil balístico intercontinental, para demonstrar a eficácia da dissuasão nuclear norte-americana e tranquilizar os aliados de Washington. O míssil, apelidado de Minuteman III, estava equipado com …

Portugal entre os cinco países europeus onde menos se consegue poupar durante pandemia

Portugal está entre os cinco países europeus em que a população está a poupar menos do que antes da pandemia de covid-19, com uma percentagem de 48%, superior à média europeia, de 39%. Segundo o estudo …

Nicarágua aprova lei que criminaliza o que o Governo considerar "fake news"

O Congresso da Nicarágua votou, esta terça-feira, a favor de uma nova lei para regular o que pode ser publicado nas redes sociais e na comunicação social. De acordo com a agência Reuters, a chamada lei …