General russo afastado da chefia na frente de batalha por “mau desempenho”

1

mil.ru / Wikipedia

Coronel-general Alexander Lapin (esq), ex-comandante das forças de Divisão Central do Exército russo

O General russo Alexander Lapin foi destituído das suas funções de chefia e afastado por alegado mau desempenho na frente de batalha na Guerra da Ucrânia.

O Coronel-General Alexander Lapin, comandante de uma das cinco divisões militares da Rússia, duramente criticado nos últimos dias pela performance das suas tropas na Ucrânia, foi destituído e afastado da frente de batalha.

Esta semana, a agência Reuters, citando o Gabinete de Imprensa do Distrito Militar Central da Rússia, tinha já adiantado que Lapin iria tirar “três semanas de férias“.

Segundo o The Guardian, o Coronel-General (a segunda mais alta patente de General no Exército da Rússia, numa hierarquia de 4 estrelas) foi mesmo afastado e irá ser substituído na frente de batalha pelo Major-General Alexander Linkov.

Alexander Lapin comandava as forças de Divisão Central do Exército russo na invasão da Ucrânia.

O desempenho do General Lapin na Guerra da Ucrânia foi nos últimos dias fortemente criticado quer pelo presidente da Tchetchénia, Ramzam Kadyrov, quer por Yevgeny Prighozin, líder do Grupo Wagner, empresa militar privada com fortes ligações ao governo russo.

Segundo uma nota do gabinete de intelligence do Ministério da Defesa do Reino Unido publicada no seu perfil do Twitter, esta é a mais recente de uma série de destituições nas altas chefias das Forças Armadas da Rússia desde o início da invasão da Ucrânia.

Esta será, diz a nota, uma forma de isolar a responsabilidade da liderança militar em Moscovo pelo falhanço da operação na Ucrânia, desviando as culpas para as chefias militares no terreno.

Desde o início da invasão da Ucrânia, o Kremlin perdeu vários generais. Alguns foram mortos na frente de batalha, outros foram demitidos ou substituídos por incompetência.

Em outubro, poucas horas após a destruição parcial da ponte da Crimeia, o general Sergey Surovikin foi nomeado comandante do Grupo Conjunto de Tropas na operação militar especial da Rússia na Ucrânia.

Mas a Guerra da Ucrânia não fez rolar cabeças (em sentido figurado) apenas entre as altas chefias militares a Rússia.

Em maio, o presidente Volodymyr Zelenskyy demitiu o comandante das Forças de Defesa Territorial da Ucrânia, Yurii Halushkin. Não foram revelados motivos para esta alteração.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.