Cientistas encontram “gene dentro de um gene” no SARS-CoV-2

Alissa Eckert / CDC

SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a Covid-19

Uma equipa de cientistas descobriu um misterioso gene no código genético do SARS-CoV-2, que incita uma resposta poderosa de anticorpos em pacientes com covid-19.

Chama-se ORF3d e é um exemplo do fenómeno gene sobreposto: uma espécie de “gene dentro de um gene”, oculto numa sequência de nucleotídeos, devido à maneira como se sobrepõe às sequências codificadas de outros genes.

“Em termos de tamanho do genoma, o SARS-CoV-2 e os seus parentes estão entre os vírus de ARN mais longos que existem”, explicou o bioinformático Chase Nelson, do Museu Americano de História Natural, citado pelo Science Alert. “São, portanto, mais propensos a ‘truques genómicos’ do que outros vírus de ARN.”

Os vírus são bastante propensos a hospedar genes sobrepostos. Segundo os cientistas, os vírus de ARN registam um elevado índice de mutação, e, por isso, tendem a manter a sua quantidade baixa de modo a prevenir um grande número de mutações. Consequentemente, os vírus criaram um tipo de sistema de compressão de dados em que uma letra no seu genoma pode contribuir para dois ou três genes distintos.

A função específica deste gene sobreposto ainda tem de ser investigada, mas os cientistas acreditam que a descoberta deste tipo de genes “pode ​​revelar novas vias de controlo, como medicamentos antivirais”.

Segundo o artigo científico, publicado recentemente no eLife, o ORF3d estimula uma forte resposta de anticorpos nos doentes covid-19. Esta descoberta prova que a sua proteína é produzida durante a infeção.

“Ainda não sabemos a sua função ou se há significado clínico, mas prevemos que é relativamente improvável que esse material seja detetado por uma resposta de células T, em contraste com a resposta de anticorpos. E talvez isso tenha algo a ver com o surgimento do gene”, disse Nelson. As células T são células do sistema imunológico cujo objetivo principal é identificar e matar patógenos invasores ou células infetadas.

Num vírus com apenas cerca de 15 genes conhecidos, a descoberta de outro – ainda que sobreposto – é uma descoberta significativa. Quão significativa é, os cientistas vão agora tentar descobrir.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro-ministro israelita garante que o país usará "força crescente" contra Hamas

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, avisou na quarta-feira que Israel vai continuar a intensificar a força dos ataques retaliatórios contra as milícias palestinianas em Gaza e que vai visar vários comandantes da liderança militar do …

Melhorias nos edifícios e uma nova plataforma. PRR tem 45 milhões para ajudar pessoas com deficiência

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem 45 milhões de euros para acelerar as acessibilidades físicas para pessoas com deficiência ou incapacidades. Na terceira componente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) disponibilizado pelo Governo, …

Siza Vieira diz que Governo está “disponível para colocar recursos públicos” na transição digital

Pedro Siza Vieira revelou estar "inteiramente disponível para colocar recursos públicos" ao serviço da transição digital e assegurou que o país "está preparado" para aproveitar fundos da UE. O ministro da Economia e da Transição Digital …

Partido de Macron impede candidata de concorrer a eleição por usar hijab

O partido do presidente francês Emmanuel Macron impediu uma mulher muçulmana de concorrer como candidata às eleições locais porque tirou uma fotografia para um panfleto de campanha usando um hijab na cabeça. Sara Zemmahi ficou famosa …

Coroa de D. Maria II arrematada por 1,3 milhões. Não vem para Portugal por falta de dinheiro

A tiara de diamantes e safiras da década de 1840, que pertenceu à rainha D. Maria II e suscitou interesse da direção do Palácio Nacional da Ajuda, foi arrematada em leilão da Christie’s por 1 …

Nova alteração no apoio à retoma. Empresas podem cortar horários em 100% em maio e junho

O Governo voltou a alterar o apoio à retoma e decidiu permitir que as empresas com quebras de, pelo menos, 75% continuem a reduzir os horários dos seus trabalhadores até 100%, no mês de maio …

É oficial. Dragão vai receber final da Champions (e com adeptos nas bancadas)

A UEFA anunciou, esta quinta-feira, que o Estádio do Dragão, na cidade do Porto, vai ser o palco da final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Manchester City, a 29 de maio. "A final da …

Nuno Mendes entra na agenda do Nápoles

Depois de ter chamado a atenção de vários clubes europeus, o clube napolitano é o mais recente interessado no jovem lateral do Sporting. Segundo o jornal Corriere dello Sport, com a qualificação quase garantida para a …

Nova ponte no Douro vai estar pronta em 2025. Vai custar 36,9 milhões de euros

A nova ponte rodoviária sobre o rio Douro custa 36,9 milhões de euros, incluindo acessos, e fica pronta em 2025, indica a proposta de lançamento de concurso que vai esta quinta-feira à reunião camarária de …

Sporting na Champions dá mais força ao regresso de Ronaldo

O internacional português pode ver com bons olhos a entrada direta do Sporting na Liga dos Campeões, numa altura em que a Juventus está cada vez mais em risco de não o conseguir. Segundo avança o …