Cientistas encontram “gene dentro de um gene” no SARS-CoV-2

Alissa Eckert / CDC

SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a Covid-19

Uma equipa de cientistas descobriu um misterioso gene no código genético do SARS-CoV-2, que incita uma resposta poderosa de anticorpos em pacientes com covid-19.

Chama-se ORF3d e é um exemplo do fenómeno gene sobreposto: uma espécie de “gene dentro de um gene”, oculto numa sequência de nucleotídeos, devido à maneira como se sobrepõe às sequências codificadas de outros genes.

“Em termos de tamanho do genoma, o SARS-CoV-2 e os seus parentes estão entre os vírus de ARN mais longos que existem”, explicou o bioinformático Chase Nelson, do Museu Americano de História Natural, citado pelo Science Alert. “São, portanto, mais propensos a ‘truques genómicos’ do que outros vírus de ARN.”

Os vírus são bastante propensos a hospedar genes sobrepostos. Segundo os cientistas, os vírus de ARN registam um elevado índice de mutação, e, por isso, tendem a manter a sua quantidade baixa de modo a prevenir um grande número de mutações. Consequentemente, os vírus criaram um tipo de sistema de compressão de dados em que uma letra no seu genoma pode contribuir para dois ou três genes distintos.

A função específica deste gene sobreposto ainda tem de ser investigada, mas os cientistas acreditam que a descoberta deste tipo de genes “pode ​​revelar novas vias de controlo, como medicamentos antivirais”.

Segundo o artigo científico, publicado recentemente no eLife, o ORF3d estimula uma forte resposta de anticorpos nos doentes covid-19. Esta descoberta prova que a sua proteína é produzida durante a infeção.

“Ainda não sabemos a sua função ou se há significado clínico, mas prevemos que é relativamente improvável que esse material seja detetado por uma resposta de células T, em contraste com a resposta de anticorpos. E talvez isso tenha algo a ver com o surgimento do gene”, disse Nelson. As células T são células do sistema imunológico cujo objetivo principal é identificar e matar patógenos invasores ou células infetadas.

Num vírus com apenas cerca de 15 genes conhecidos, a descoberta de outro – ainda que sobreposto – é uma descoberta significativa. Quão significativa é, os cientistas vão agora tentar descobrir.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

TAP. Bruxelas reconhece importância de salvar companhia mas sem distorcer concorrência

A Comissão Europeia reconhece a importância de o Estado português salvar a TAP, mas receia que o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação viole as regras de concorrência e duvida que o mesmo garanta de …

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …