É o fim das bananas? Fungo devastador chegou à América Latina

Más notícias para os amantes de bananas. O fungo Fusarium oxysporum, que transmite uma doença às bananas conhecida como o “mal do Panamá”, chegou à América Latina, tal como os cientistas tanto receavam.

Recentemente, as autoridades da Colômbia declararam o estado de emergência nacional depois de terem confirmado a presença do fungo Fusarium oxysporum, que transmite uma doença às bananas conhecida como o “mal do Panamá”, avança o Live Science.

As autoridades reportaram que o fungo foi encontrado numa área de 175 hectares em La Guajira, no norte do país. A zona foi colocada em quarentena e foram destruídas as áreas afetadas num esforço para combater o fungo.

A doença do Panamá já afetou várias plantações na Ásia, na Austrália, no Médio Oriente e em África. Esta é a primeira vez que chega a este continente, o que poderá traduzir-se numa verdadeira catástrofe, uma vez que a América Latina é um importante produtor deste fruto, sobretudo a América Central (o Equador é o principal exportador deste fruto).

Embora o F. oxysporum não seja prejudicial aos humanos, é uma “séria ameaça” à produção de banana. O fungo ataca as raízes da planta e bloqueia o seu sistema vascular — a rede usada para transportar água e nutrientes —, matando a planta.

Quando chega ao solo, o fungo não pode ser tratado com fungicidas e é muito difícil de ser removido. Além disso, o F. oxysporum ataca a banana Cavendish, o tipo mais comummente exportado e consumido em todo o mundo.

Este tipo de banana reproduzem-se de forma assexuada, o que significa que as plantas são essencialmente clones dos seus pais, ou seja, as culturas de banana não possuem diversidade genética e as infeções podem espalhar-se rapidamente.

“O que temos neste momento é um cenário quase apocalíptico em que provavelmente vamos perder as bananas Cavendish” explica Sarah Gurr, professora de segurança alimentar da Universidade de Exeter, à revista Wired.

Preocupados com o problema, alguns cientistas começaram já a tentar arranjar uma forma para evitar a extinção do fruto. A solução passa por criar uma nova planta resistente à infeção causada pela doença do Panamá.

Há ainda uma banana selvagem, que só existe em Madagáscar, que pode ser crucial para a proteção das plantações de banana, no entanto, a má notícia é que está na lista de espécies ameaçadas de extinção.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …