É o fim das bananas? Fungo devastador chegou à América Latina

Más notícias para os amantes de bananas. O fungo Fusarium oxysporum, que transmite uma doença às bananas conhecida como o “mal do Panamá”, chegou à América Latina, tal como os cientistas tanto receavam.

Recentemente, as autoridades da Colômbia declararam o estado de emergência nacional depois de terem confirmado a presença do fungo Fusarium oxysporum, que transmite uma doença às bananas conhecida como o “mal do Panamá”, avança o Live Science.

As autoridades reportaram que o fungo foi encontrado numa área de 175 hectares em La Guajira, no norte do país. A zona foi colocada em quarentena e foram destruídas as áreas afetadas num esforço para combater o fungo.

A doença do Panamá já afetou várias plantações na Ásia, na Austrália, no Médio Oriente e em África. Esta é a primeira vez que chega a este continente, o que poderá traduzir-se numa verdadeira catástrofe, uma vez que a América Latina é um importante produtor deste fruto, sobretudo a América Central (o Equador é o principal exportador deste fruto).

Embora o F. oxysporum não seja prejudicial aos humanos, é uma “séria ameaça” à produção de banana. O fungo ataca as raízes da planta e bloqueia o seu sistema vascular — a rede usada para transportar água e nutrientes —, matando a planta.

Quando chega ao solo, o fungo não pode ser tratado com fungicidas e é muito difícil de ser removido. Além disso, o F. oxysporum ataca a banana Cavendish, o tipo mais comummente exportado e consumido em todo o mundo.

Este tipo de banana reproduzem-se de forma assexuada, o que significa que as plantas são essencialmente clones dos seus pais, ou seja, as culturas de banana não possuem diversidade genética e as infeções podem espalhar-se rapidamente.

“O que temos neste momento é um cenário quase apocalíptico em que provavelmente vamos perder as bananas Cavendish” explica Sarah Gurr, professora de segurança alimentar da Universidade de Exeter, à revista Wired.

Preocupados com o problema, alguns cientistas começaram já a tentar arranjar uma forma para evitar a extinção do fruto. A solução passa por criar uma nova planta resistente à infeção causada pela doença do Panamá.

Há ainda uma banana selvagem, que só existe em Madagáscar, que pode ser crucial para a proteção das plantações de banana, no entanto, a má notícia é que está na lista de espécies ameaçadas de extinção.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tribunal de Contas arrasa modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …