É o fim das bananas? Fungo devastador chegou à América Latina

Más notícias para os amantes de bananas. O fungo Fusarium oxysporum, que transmite uma doença às bananas conhecida como o “mal do Panamá”, chegou à América Latina, tal como os cientistas tanto receavam.

Recentemente, as autoridades da Colômbia declararam o estado de emergência nacional depois de terem confirmado a presença do fungo Fusarium oxysporum, que transmite uma doença às bananas conhecida como o “mal do Panamá”, avança o Live Science.

As autoridades reportaram que o fungo foi encontrado numa área de 175 hectares em La Guajira, no norte do país. A zona foi colocada em quarentena e foram destruídas as áreas afetadas num esforço para combater o fungo.

A doença do Panamá já afetou várias plantações na Ásia, na Austrália, no Médio Oriente e em África. Esta é a primeira vez que chega a este continente, o que poderá traduzir-se numa verdadeira catástrofe, uma vez que a América Latina é um importante produtor deste fruto, sobretudo a América Central (o Equador é o principal exportador deste fruto).

Embora o F. oxysporum não seja prejudicial aos humanos, é uma “séria ameaça” à produção de banana. O fungo ataca as raízes da planta e bloqueia o seu sistema vascular — a rede usada para transportar água e nutrientes —, matando a planta.

Quando chega ao solo, o fungo não pode ser tratado com fungicidas e é muito difícil de ser removido. Além disso, o F. oxysporum ataca a banana Cavendish, o tipo mais comummente exportado e consumido em todo o mundo.

Este tipo de banana reproduzem-se de forma assexuada, o que significa que as plantas são essencialmente clones dos seus pais, ou seja, as culturas de banana não possuem diversidade genética e as infeções podem espalhar-se rapidamente.

“O que temos neste momento é um cenário quase apocalíptico em que provavelmente vamos perder as bananas Cavendish” explica Sarah Gurr, professora de segurança alimentar da Universidade de Exeter, à revista Wired.

Preocupados com o problema, alguns cientistas começaram já a tentar arranjar uma forma para evitar a extinção do fruto. A solução passa por criar uma nova planta resistente à infeção causada pela doença do Panamá.

Há ainda uma banana selvagem, que só existe em Madagáscar, que pode ser crucial para a proteção das plantações de banana, no entanto, a má notícia é que está na lista de espécies ameaçadas de extinção.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …