As bananas estão em perigo de extinção

Uma banana selvagem, que só existe em Madagáscar, pode ser crucial para a proteção das plantações de banana comestível. A má notícia é que foi colocada na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Cerca de 40% das bananas consumidas em todo o mundo são de um tipo conhecido como Cavendish, um tipo vulnerável a uma doença conhecida como o “mal do Panamá”, causada pelo fungo F. oxysporum.

Esta doença está confinada à Ásia, pelo menos para já. No entanto, se chegar ao continente americano poderá ser uma verdadeira catástrofe, principalmente à América Centro, dado que o Equador é o principal exportador deste fruto e, se esta doença lá chegar, poderá colocar em causa o abastecimento dos mercados.

Mas há uma espécie que cresceu completamente isolada,longe da ilha principal de Madagáscar. Esta espécie pode ter propriedades distintas dos demais tipos de fruta, defende um especialista dos Royal Botanic Gardens, em Kew, no Reino Unido. Por este motivo, o cientistas referem que é essencial conservar esta “espécie solitária”.

“Esta espécie não tem ‘mal do Panamá’, portanto talvez tenha traços genéticos que lutem contra a doença. Não saberemos até analisarmos mesmo a banana, mas não o podemos fazer até ela ser salva”, afirmou Richard Allen à BBC.

No entanto, esta espécie foi colocada na lista de espécies ameaçadas de extinção. Mas há ainda uma réstia de esperança, já que os cientistas esperam que a inclusão deste tipo de banana numa lista de alerta da Organização Internacional para a Conservação da Natureza acelere o processo de proteção.

Hélène Ralimanana, do jardim botânico londrino diz que é muito importante conservar esta banana “porque tem grandes sementes que podem oferecer a oportunidade de encontrar um gene para melhorar a banana cultivada”.

Este tipo de banana produz sementes dentro da fruta, ou seja, não é comestível. Mas um cruzamento de espécies podem levar à criação de um novo tipo de banana que, além de comestível, pode ser também resistente.

A espécie mais plantada na América do Sul, até aos anos 50 do século passado, era a Gros Michel, mas foi devastada por uma epidemia deste mesmo fungo. O facto de as bananas não terem sementes torna-as bastante vulneráveis.

Nos últimos tempos, têm existido vários estudos que têm como principal objetivo analisar um possível trabalho genético para tornar as bananas mais resistentes, como revela um estudo publicado na Nature. Esta pode ser a estratégia certa para que continuemos a desfrutar do agradável sabor desta fruta.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …