Fundos Apax e Bain Capital oferecem 7.075 milhões pela PT Portugal

Vitor Antunes / Flickr

-

A operadora brasileira Oi anunciou esta quarta-feira que o fundo Apax Partners, juntamente com a Bain Capital, propôs a compra dos ativos da PT Portugal no valor 7,075 mil milhões de euros.

Em comunicado enviado hoje ao mercado brasileiro, a Oi adianta que a proposta exclui o negócio de África e a dívida da Rioforte.

Na nota, a Oi informa que recebeu a 11 de novembro “uma proposta feita pela Apax Partners, em conjunto com a Bain Capital Funds, para a compra de ativos da PT Portugal SGPS com base em um valor da empresa (enterprise value) de 7,075 bilhões de euros [mil milhões de euros], excluindo caixa e dívida”.

Esta oferta é sobre a PT Portugal, que é detida pela Oi, e é a segunda sobre os mesmos ativos, depois do grupo francês Altice, que fez uma proposta no valor de 7.025 milhões de euros.

No comunicado, a Oi adianta que “o enterprise value da proposta considera um earn-out (pagamento diferido) de 400 milhões de euros sujeito a geração futura de receitas, além de um outro earn-out de 400 milhões de euros sujeito a geração de EBITDA [resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações]”.

O preço final “estará sujeito a ajustes comuns em operações de compra e venda de empresas”, adianta.

“Não fazem parte do alvo objeto da proposta os investimentos da PT Portugal em África, o endividamento da PT Portugal e os investimentos na Rioforte Investments” (os quais são objeto de permuta com a Portugal Telecom SGPS, sujeita à aprovação pela Comissão de Valores Mobiliários), acrescenta a operadora de telecomunicações brasileira.

A proposta final, adianta, “está sujeita à aprovação final pelo comité de investimentos da Apax e da Bain Capital, bem como da conclusão pela Apax e Bain Capital de alguns pontos de diligência legal”.

A operadora adianta que a proposta já foi enviada ao Conselho de Administração da Oi, “que analisará e decidirá sobre os seus termos”.

A operadora brasileira salienta que “manterá os seus acionistas e o mercado informados sobre eventos relevantes relacionados à proposta” dos fundos.

Altice, fundos de investimento ou Isabel dos Santos

Entretanto, a Terra Peregrin – Participações SGPS, da empresária angolana Isabel dos Santos, tinha anunciado na noite de domingo passado o lançamento de uma oferta pública geral e voluntária de aquisição sobre a PT SGPS, oferecendo mais de 1,21 mil milhões de euros pela totalidade das ações da empresa portuguesa, ao preço de 1,35 euros por ação.

A PT SGPS, que está cotada na bolsa de Lisboa, detém 25% da Oi e a dívida de quase 900 milhões de euros da Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES).

A luta pela Portugal Telecom intensificou-se esta semana e está dividida em duas frentes: a Altice, dona da Cabovisão e da Oni, e os fundos Apax e Capital Bain estão interessados nos ativos da PT Portugal, que incluem o Meo e o Sapo, entre outros, que estão nas mãos da Oi, enquanto a PT SGPS é alvo de uma oferta pública de aquisição por parte de Isabel dos Santos.

Sobre a proposta da Terra Peregrin, a Oi informou que considera a oferta “inoportuna” e com condições “inaceitáveis”, embora Isabel dos Santos já tenha afirmado estar disponível para rever as mesmas.

Já a PT SGPS, cujo Conselho de Administração reúne-se na próxima sexta-feira, informou o mercado que só irá pronunciar-se sobre a proposta da Terra Peregrin “se e quando os projetos de prospeto e de anúncio de lançamento” lhe forem submetidos.

A PT Portugal também já informou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) portuguesa a proposta da Apax Partners e da Bain Capital que lhe foi comunicada pela Oi.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O "telescópio que comeu a astronomia" vai olhar para a Idade das Trevas do Universo

Astrónomos da NASA vão usar o Telescópio Espacial James Webb para olhar para trás no tempo até à Idade das Trevas do Universo. Alguns chamaram o Telescópio Espacial James Webb da NASA de "telescópio que comeu …

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …