Fundos Apax e Bain Capital oferecem 7.075 milhões pela PT Portugal

Vitor Antunes / Flickr

-

A operadora brasileira Oi anunciou esta quarta-feira que o fundo Apax Partners, juntamente com a Bain Capital, propôs a compra dos ativos da PT Portugal no valor 7,075 mil milhões de euros.

Em comunicado enviado hoje ao mercado brasileiro, a Oi adianta que a proposta exclui o negócio de África e a dívida da Rioforte.

Na nota, a Oi informa que recebeu a 11 de novembro “uma proposta feita pela Apax Partners, em conjunto com a Bain Capital Funds, para a compra de ativos da PT Portugal SGPS com base em um valor da empresa (enterprise value) de 7,075 bilhões de euros [mil milhões de euros], excluindo caixa e dívida”.

Esta oferta é sobre a PT Portugal, que é detida pela Oi, e é a segunda sobre os mesmos ativos, depois do grupo francês Altice, que fez uma proposta no valor de 7.025 milhões de euros.

No comunicado, a Oi adianta que “o enterprise value da proposta considera um earn-out (pagamento diferido) de 400 milhões de euros sujeito a geração futura de receitas, além de um outro earn-out de 400 milhões de euros sujeito a geração de EBITDA [resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações]”.

O preço final “estará sujeito a ajustes comuns em operações de compra e venda de empresas”, adianta.

“Não fazem parte do alvo objeto da proposta os investimentos da PT Portugal em África, o endividamento da PT Portugal e os investimentos na Rioforte Investments” (os quais são objeto de permuta com a Portugal Telecom SGPS, sujeita à aprovação pela Comissão de Valores Mobiliários), acrescenta a operadora de telecomunicações brasileira.

A proposta final, adianta, “está sujeita à aprovação final pelo comité de investimentos da Apax e da Bain Capital, bem como da conclusão pela Apax e Bain Capital de alguns pontos de diligência legal”.

A operadora adianta que a proposta já foi enviada ao Conselho de Administração da Oi, “que analisará e decidirá sobre os seus termos”.

A operadora brasileira salienta que “manterá os seus acionistas e o mercado informados sobre eventos relevantes relacionados à proposta” dos fundos.

Altice, fundos de investimento ou Isabel dos Santos

Entretanto, a Terra Peregrin – Participações SGPS, da empresária angolana Isabel dos Santos, tinha anunciado na noite de domingo passado o lançamento de uma oferta pública geral e voluntária de aquisição sobre a PT SGPS, oferecendo mais de 1,21 mil milhões de euros pela totalidade das ações da empresa portuguesa, ao preço de 1,35 euros por ação.

A PT SGPS, que está cotada na bolsa de Lisboa, detém 25% da Oi e a dívida de quase 900 milhões de euros da Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES).

A luta pela Portugal Telecom intensificou-se esta semana e está dividida em duas frentes: a Altice, dona da Cabovisão e da Oni, e os fundos Apax e Capital Bain estão interessados nos ativos da PT Portugal, que incluem o Meo e o Sapo, entre outros, que estão nas mãos da Oi, enquanto a PT SGPS é alvo de uma oferta pública de aquisição por parte de Isabel dos Santos.

Sobre a proposta da Terra Peregrin, a Oi informou que considera a oferta “inoportuna” e com condições “inaceitáveis”, embora Isabel dos Santos já tenha afirmado estar disponível para rever as mesmas.

Já a PT SGPS, cujo Conselho de Administração reúne-se na próxima sexta-feira, informou o mercado que só irá pronunciar-se sobre a proposta da Terra Peregrin “se e quando os projetos de prospeto e de anúncio de lançamento” lhe forem submetidos.

A PT Portugal também já informou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) portuguesa a proposta da Apax Partners e da Bain Capital que lhe foi comunicada pela Oi.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …