Putin falou, russos tentam fugir (mas já não há voos)

5

EPA/ILYA PITALEV/SPUTNIK/KREMLIN POOL

Vladimir Putin

Mais de uma centena de pessoas detidas logo nas horas seguintes às palavras do presidente. Mobilização militar assusta russos.

Vladimir Putin voltou a falar ao país para anunciar “mobilização militar parcial” na Rússia. Cerca de 300 mil militares na reserva serão convocados para combater.

A ideia (geral) que existe sobre o que pensa a população russa é que muitos recusam combater na Ucrânia.

Por isso, não foram surpreendentes os protestos que se multiplicaram nas horas seguintes às palavras do presidente da Rússia.

As imagens mostram dezenas ou centenas de pessoas em alguns protestos, com mais de 100 pessoas detidas ainda pela manhã desta quarta-feira. Cada detido pode ficar na prisão durante 15 anos.

Entre os cartazes divulgados, alguns mostram frases como “se também tens medo, junta-te a nós”.

Os russos protestam e fogem: os voos para sair da Rússia esgotaram em poucas horas, indica a agência Reuters.

As pesquisas no Google por sites de compras de bilhetes de avião subiram como nunca. As viagens para Turquia e Arménia (que deixam entrar russos) esgotaram ainda de manhã.

Destinos que ainda estão disponíveis, como Emirados Árabes Unidos, viram o preço do bilhete multiplicar por cinco em relação ao valor normal.

E não se sabe se o Governo de Putin vai fechar as fronteiras.

A níven económico, o preço do petróleo subiu mais de 2% no início da manhã desta quarta-feira, depois do discurso do presidente da Rússia.

Joe Biden reagiu às palavras de Vladimir Putin. O presidente russo disse que vão ser utilizados “todos os meios” que têm à disposição, reforçando a hipótese de guerra nuclear.

O presidente dos EUA disse na ONU que estas são “ameaças nucleares irresponsáveis. Uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca pode ser travada”, criticou.

ZAP //

5 Comments

  1. Em qualquer guerra há gente que prefere fugir a combater. Ou porque não concordam com os motivos da guerra, ou porque têm medo. Durante a guerra no Vietename vimos milhares de americanos fugirem para o Canadá. A guerra na Ucrânia está apenas a revelar um fenómeno semlhante. E normalmente as autoridades não se importam porque aqueles que fogem dariam péssimos soldados.

  2. Aqui fica uma Demonstração que o Povo não tem culpa de quem os Lidera, quando Bloqueiam (Ordens dos EUA) as equipas de futebol e outros Desportistas Russos esquecem-se que são Russos mas podem até ser contra o seu Lider, eu Por Exemplo Não votei nem em Costa nem em Marcelo e se estes dois fizerem uma Guerra terão de ser os Portugueses a ser os Culpados?
    Mais de 60% dos Russos de Certeza não gosta do PUTIN mas estão a Pagar por causa dele.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.